Empréstimo para pagar dívidas: o que você deve fazer

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

calculadora e caneta preta em cima de papel com números e a frase "can we do this" escrito no rodapé da folha

Continua depois da publicidade

banner-zen

Essa modalidade de crédito pode ser a forma mais prática, rápida e econômica de quitar dívidas

Dívida é sinônimo de preocupação e, no Brasil, tem muita gente preocupada. Um estudo recente realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que junho de 2021 registrou o maior nível de endividamento de brasileiros em onze anos.

Os números mostram que uma grande quantidade de pessoas no Brasil está em busca de soluções para sair do vermelho, e uma delas pode ser contratar um empréstimo para pagar dívidas.

De acordo com o levantamento citado, 69,7% das famílias brasileiras encerraram o primeiro semestre do ano com dívidas. O número é 2,5% maior quando comparado com o mesmo período de 2020. 

Apesar de não ser sempre visto com bons olhos, um empréstimo pode ser um grande aliado de quem busca quitar suas dívidas. Vale lembrar que esta fórmula não funciona em todos os casos e que depende muito da disciplina de quem busca por este tipo de solução.

Veja também:Faltou dinheiro no fim do mês? Confira o que pagar primeiro e erros que te impedem de sair do vermelho

Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre o que são empréstimos, quais são suas vantagens e em que tipo de situação você deve optar por um empréstimo para pagar dívidas.

Tipos de empréstimo

Existem alguns tipos de empréstimos que são mais comuns no Brasil por diversos fatores. Selecionamos os mais populares para este artigo.

Empréstimo pessoal

Também encontrado como crédito pessoal, é um tipo de empréstimo oferecido por bancos, financeiras ou cooperativas de crédito. Nesta modalidade, o solicitante contrata diretamente a instituição financeira. Tem como diferencial a agilidade na liberação do crédito após análise.

Empréstimo pessoal com garantia

Parecido com o empréstimo pessoal, mas com o diferencial da empresa credora exigir algum bem do contratante como garantia para pagamento do empréstimo, como um carro ou um imóvel. Isso faz com que os juros e as parcelas sejam menores.

Empréstimo consignado 

Também pode ser encontrado como crédito consignado. Nesta categoria, o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento do solicitante, seja do salário ou da aposentadoria. É bastante direcionado a aposentados, pensionistas, servidores públicos ou pessoas com registro em carteira de trabalho.

Financiamento

Também é um tipo de empréstimo, mas destinado a um fim específico, como a compra de um imóvel ou de um carro. Desta forma, o dinheiro emprestado pela instituição financeira só pode ser utilizado para  aquilo que foi acordado, e o bem financiado serve como garantia.

Cheque especial

É o limite pré-aprovado disponível automaticamente na conta corrente de um indivíduo em uma instituição bancária. Ou seja, se você está com saldo negativo no banco, significa que está utilizando seu limite do cheque especial, que também inclui o pagamento de juros.

Vantagens do empréstimo para pagar dívidas

Pode parecer estranho contratar um empréstimo para pagar dívidas, mas essa é uma prática bastante comum. O importante é garantir que o empréstimo não se torne um problema para a pessoa que está analisando esta opção.

Dependendo do tipo de dívida que você tem, um empréstimo pode ajudar a solucionar este problema de maneira pontual. Veja algumas vantagens do empréstimo como solução para quitar dívidas.

Juros

Muitas vezes, a taxa de juros de um empréstimo pode ser menor do que a da dívida que você possui. 

Um cartão de crédito, por exemplo, pode chegar a mais de 300% de juros ao ano com o crédito rotativo, enquanto empréstimos pessoais têm uma taxa de juros média de 6,10% ao mês. 

Ou seja, se sua dívida tiver juros mais altos do que os oferecidos pelos empréstimos, pode ser que este tipo de serviço seja uma opção interessante para quitar as suas dívidas.

Descontos ao quitar as dívidas

Algumas empresas ou instituições financeiras oferecem a opção de descontos ou abatimentos no valor total da dívida caso ela seja paga integralmente.

Leia agora: Você sabe como limpar nome? Descubra como se livrar das dívidas.

Avalie se, em sua situação, compensaria contratar um empréstimo para pagar o valor total da sua dívida com os descontos negociados. Neste caso, é importante que os juros do empréstimo não sejam mais altos que o desconto, senão eles anulam a vantagem oferecida pelo seu credor inicial.

Urgência

Quem já tem algum comprometimento maior que pode ser prejudicado por conta da falta de pagamento pode considerar um empréstimo para pagar as dívidas.

Isso pode acontecer quando um bem maior está em risco, como um carro ou um imóvel financiado. Quando a agilidade é um ponto fundamental para evitar a perda de um bem, a contratação de um empréstimo pode solucionar o problema.

Limpar o nome

Ficar negativado é uma desvantagem para qualquer pessoa, pois impede o acesso ao crédito ou a financiamentos na maioria das instituições financeiras. Isso pode atrasar a vida das pessoas.

Se uma dívida que pode ser resolvida com um empréstimo é o que está deixando o seu nome sujo na praça, avalie a contratação deste serviço. 

Isso pode te dar mais autonomia caso pense em buscar uma linha de crédito para financiar um imóvel, um carro ou até mesmo para começar um novo negócio.

Atenção! Empréstimo não substitui um bom planejamento financeiro

Sem os cuidados necessários, um empréstimo pode se tornar mais uma dor de cabeça entre todas as outras dívidas que você já tem. Por isso, não se esqueça da importância de manter um planejamento do seu orçamento financeiro antes de contratar este serviço.

Um bom começo é conhecer todas as condições de pagamento do empréstimo contratado e garantir que as parcelas mensais do serviço possam ser pagas com tranquilidade.

Vale a pena contratar um empréstimo para pagar dívidas?

Agora que você conhece um pouco mais sobre os tipos de empréstimos disponíveis e como eles podem ajudar, estude esta alternativa para pagar as suas dívidas. Apenas você conhece a sua realidade e saberá se um empréstimo será um aliado ou um inimigo das suas finanças.

Como solicitar um empréstimo

Se você chegou a conclusão que um empréstimo é a melhor solução para você neste momento, existem diversas maneiras de contratar um empréstimo. Um dos caminhos é por meio de uma empresa qualificada a fazer a intermediação de maneira simples. 

O Bom Pra Crédito oferece soluções de crédito de mais de 30 instituições financeiras parceiras. Com mais de R$1 bilhão em créditos concedidos, nosso objetivo é facilitar a vida financeira dos brasileiros para que eles possam realizar seus sonhos. 

Para solicitar um empréstimo no Bom Pra Crédito, basta se cadastrar no site para fazer a simulação de crédito. Em apenas 5 minutos, você receberá as ofertas das mais de 30 instituições financeiras parceiras!

Os parceiros farão a análise do seu perfil e do empréstimo solicitado. Caso seja aprovado, a liberação acontece rapidamente e o dinheiro cai na sua conta 48 horas após a aprovação! Tudo 100% online e sem burocracia.

Acompanhe nosso blog e saiba tudo sobre as principais novidades do universo financeiro!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *