Como financiar um carro, passo a passo

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

imagem ampliada de uma pessoa com papéis na mão recebendo uma chave de carro de outra pessoa

Continua depois da publicidade

banner-zen

Na hora de comprar um veículo, o financiamento pode ser uma boa opção para quem não pode pagar o valor à vista

Comprar um veículo é o sonho de muitos brasileiros, mas com os efeitos da pandemia na vida financeira, vários deixaram esse desejo um pouco de lado. Porém, desde o início do ano a procura de automóveis para compra tem aumentado.

Segundo a FENAUTO, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, as vendas têm crescido graças às boas condições de financiamento.  Para tirar suas dúvidas sobre como financiar um carro, preparamos o guia a seguir.

Quem pode financiar um carro

Se você tem entre 18 e 70 anos, possui renda e sua documentação está regularizada pode solicitar o financiamento de um carro. Cada instituição financeira ainda pode adicionar critérios específicos, como a necessidade de ser pessoa física, por exemplo. 

Ao avaliar se você pode ou não fazer o financiamento, o banco vai pesquisar se existe algo que atrapalhe a aprovação, então é preciso estar com o nome limpo. Você pode consultar o site do SERASA para saber a sua situação e score.

Que tipos de carros podem ser financiados

Na hora de escolher qual carro você deseja financiar, é preciso estar atento para saber se ele se encaixa nos critérios, que podem variar de acordo com a instituição. De modo geral, alguns tipos são:

  • Carros novos;
  • Carros seminovos ou usados, (com até 10 anos de fabricação, podendo variar de acordo com as exigências de cada instituição);
  • Carros leves de passeio e, dependendo da instituição, alguns utilitários; 
  • Carros nacionais ou importados.

Como vimos, algumas exigências mudam de acordo com a instituição bancária que vai fazer o financiamento. Por isso, você deve confirmar antes com seu banco como funciona o financiamento de veículo para ele. 

Tipos de financiamento de carro

O financiamento de veículos pode ser feito de duas formas: Leasing ou CDC. Elas têm características diferentes e nós vamos te explicar cada uma delas.

  • Leasing (Arrendamento Mercantil): o carro permanece como posse da instituição financeira até que o valor total seja quitado, mas o cliente pode fazer uso dele enquanto paga;
  • CDC (Crédito Direto ao Consumidor): o carro fica no nome do comprador, podendo ser repassado a terceiros antes do fim do pagamento das parcelas.

Como o Leasing funciona como um tipo de aluguel do veículo, ao final do contrato será necessário que o cliente solicite a transferência de titularidade. Isso deve estar claro no contrato de que há possibilidade de compra.

mulher sorrindo deitada em cima de um carro

Qual é a melhor forma de financiar um veículo

Sabendo como financiar um carro, você pode escolher qual das opções combina mais com o seu perfil. Existem vantagens e desvantagens nos dois modos que mencionamos, então como decidir qual é o melhor para você?

No caso do Leasing, o custo total geralmente é menor que do CDC, pois não é necessário pagar taxas como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Por outro lado, não é possível comercializar o carro, pois este não pertence a você e sim ao banco.

A partir dos prós e dos contras, você pode saber o que tem mais a ver com o seu perfil e que cabe no seu bolso. Antes de bater o martelo da decisão você pode simular financiamento de veículo .

Documentos necessários

Para solicitar o financiamento, você precisa de alguns documentos, pessoais e do veículo, para apresentar junto à instituição financiadora. São eles:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovantes de renda
  • Comprovante de residência; 
  • DUT, CRV ou nota fiscal do veículo;
  • Formulário do DETRAN que comprove que não há pendências a ser pagas daquele veículo (IPVA, multas e seguro, por exemplo), no caso de veículo usado.

Essas informações vão servir para que a instituição avalie se quem solicita o financiamento terá condições de pagar as parcelas. Também serve para saber se o carro se encaixa nas exigências dela para que o financiamento aconteça.

O que é necessário para aprovar um financiamento de veículo

O banco só vai aprovar o seu financiamento após fazer uma análise. Por isso,  é importante que a documentação esteja regularizada, que o carro se enquadre nos critérios e que você vai poder pagar sem comprometer grande parte da sua renda.

Em relação ao veículo, redobre os cuidados para garantir que você tem uma boa opção. Caso você não escolha um carro novo e não saiba como financiar um carro usado, fique de olho para não cair em golpes.

O que é necessário para financiar um veículo 100%

Por se tratar de uma transação de risco, geralmente os bancos pedem que você pague uma entrada referente a aproximadamente 30% do valor total do veículo. Mas algumas instituições já oferecem um financiamento no valor integral, mas com algumas condições.

Nesses casos, além de verificar se seu banco oferece essa opção, saiba que a análise será mais rígida, para garantir que o cliente será capaz de fazer o pagamento. Os juros normalmente são maiores e o tempo do financiamento será menor.

Agora que você sabe como financiar um carro e todas as condições necessárias, já pode escolher a opção que mais combina com você. Nosso blog sempre está recheado de dicas para você que quer saber mais sobre o assunto!

banner-zen

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 7 motivos para pedir empréstimo pessoal. Conheça aqui! – Blog xMoney

    […] essas compras são de bens com maior valor agregado como um carro novo ou um imóvel. Isso porque existem no mercado diversas modalidades de empréstimo com juros […]

    Responder