Como substituir um veículo financiado por outro

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

imagem de um carro ao fundo e duas mãos à frente firmando um acordo

Continua depois da publicidade

banner-zen

Se você deseja trocar o carro financiado antes de terminar o pagamento das parcelas, temos todas as informações que precisa!

De acordo com a FENAUTO (Federação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores) no início de 2021 houve aumento de 2,4% na venda de carros novos e seminovos em relação ao mesmo período do ano anterior. Os brasileiros continuam comprando carros, mas procuram melhores condições.

Uma alternativa para quem já comprou um carro mas deseja trocar por outro antes de concluir o pagamento é a substituição. Se você quer saber como substituir um veículo financiado por outro, fique atento às nossas dicas!

Motivos que podem levar à necessidade de trocar um carro financiado por outro

O momento da compra de um veículo geralmente exige pesquisa e consideração das melhores opções de marca, modelo, ano, se vai ser novo ou usado e as condições de pagamento. Mas nem sempre esse bem vai permanecer com a pessoa por muito tempo.

Normalmente, quando alguém compra um carro, tem a intenção de permanecer com aquele veículo por alguns anos. E quando a compra é financiada, o tempo de pagamento pode durar até 60 meses, então a posse tende a acompanhar esse período. 

Mas pode acontecer do comprador desejar trocar de carro antes de concluir o financiamento e as  razões podem variar. Alguns dos motivos mais comuns para a troca podem incluir:

– Quando o modelo escolhido não atende às suas necessidades: precisa que o carro seja maior, com melhor desempenho, etc.

– Quando deseja trocar por um modelo mais recente, com maior funcionalidade e funções mais completas.

– Quando deseja trocar por um carro mais barato; pois sua situação financeira mudou e é preciso reduzir gastos.

Se você precisa saber como substituir um veículo financiado por outro de forma segura e sem dores de cabeça, nós temos 5 dicas que vão te ajudar.

5 dicas para que a substituição do veículo financiado por outro seja tranquila

Para  saber como trocar de carro financiado de maneira segura, fique atento a essas informações para que você não tenha problemas.

  1. Esteja ciente das condições do carro

Antes de fechar negócio tenha certeza sobre as condições do carro. Verifique se a documentação está correta – inclusive os documentos do proprietário -, se não há dívidas a serem pagas e se as parcelas do financiamento estão em dia. 

Caso haja algum problema na documentação será preciso ajustar antes de solicitar a troca, ou o processo não pode acontecer. Isso serve tanto para o caso de você repassar quanto o de receber um carro financiado. 

  1. Se certifique que essa opção é oferecida pela credora

Quando é feito o contrato de financiamento existem as condições para o pagamento que podem variar de uma instituição para outra. Antes de passar o carro financiado adiante, é preciso verificar se existe essa possibilidade no contrato.

Em casos onde o banco, instituição de crédito ou a loja oferece essa possibilidade, veja quais exigências para que ocorra essa troca. Pode ser em relação ao valor do novo veículo, ao tipo de financiamento ou outras informações, então tudo precisa estar dentro dessas condições.

  1. Considere quitar o veículo

Uma das formas mais seguras de como substituir um veículo financiado por outro é através da quitação da dívida, principalmente nos casos onde a troca não pode ser feita de outro modo. A antecipação do pagamento ainda pode trazer a vantagem da redução do valor total.

Caso você queira saldar o financiamento mas não tenha o valor completo, uma opção é fazer um empréstimo. Ao fazer isso o veículo ficará livre para ser negociado. Mas lembre que para conseguir o empréstimo também será feita uma avaliação antes da aprovação pelo banco.

  1. Transferir a dívida para outra pessoa

Caso esteja liberado no contrato, você pode repassar o carro para o nome de outra pessoa, que vai assumir as parcelas restantes. Essa opção pode ser usada quando não há interesse em pagar o valor de uma só vez.

Para que essa opção seja efetivada, o novo comprador também precisa passar por uma avaliação de crédito, verificando toda a documentação e condições de renda, para que seja considerado apto a assumir a dívida. A aprovação está sujeita aos critérios da financiadora.

Veja agora: Como transferir financiamento

  1. Trocar direto na concessionária

Caso a loja ou concessionária ofereça essa opção, você também pode oferecer o veículo financiado em troca de outro e, dessa forma, ele funcionaria como entrada para o novo carro. A aceitação pode depender de condições variadas, incluindo o valor dos dois carros. 

Nesta modalidade, a dívida continuaria no nome do mesmo comprador, mudando apenas o automóvel e o valor ou tempo de pagamento das parcelas. 

Saber como trocar um carro financiado por outro é fundamental para que você escolha a melhor opção e não caia em armadilhas. Com todas essas informações você estará pronto para substituir seu carro sem dores de cabeça no futuro.

Acompanhe as dicas do blog do Bom Pra Crédito, que traz tudo que você precisa saber para manter suas finanças em dia!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *