Como ganhar um dinheiro extra aos fins de semana

Lu do BPC

| 10 minutos para ler

imagem ampliada de bolso em calça masculina com diversas cédulas de cem e de vinte reais

Resumo da matéria

  • A crise do coronavírus
  • Alternativas para complementar a renda
  • 9 dicas para ganhar um dinheiro extra aos fins de semana

Continua depois da publicidade

banner-zen

Está com orçamento reduzido ou procura formas de um ganho extra aos fins de semana e não sabe como? Confira nossas dicas para você superar esse novo momento de quarentena e garantir uma renda extra aos fins de semana.

Para muitos, nem sempre é fácil conseguir se manter apenas com suas ocupações principais, ainda mais no Brasil. Por isso, saber como ganhar dinheiro extra aos fins de semana, pode ajudar, e muito, na hora de fechar as contas do mês.

A história da evolução econômica do Brasil é marcada por choques econômicos de diversas naturezas, sejam eles em decorrência das Grandes Guerras, seja pela crise da dívida externa vivida no Brasil nos anos de 1980, ou nos anos de 2001 com a escassez de energia elétrica ou em 2008, ano que o país enfrentou a desestruturação do sistema financeiro internacional. 

Assim, para cada um desses anos surgiram oportunidades novas como meios de injetar dinheiro na economia e superar a escassez de dinheiro, o que não seria diferente no cenário atual do novo covid-19.

A crise do covid-19 instaurou-se em meio a uma tentativa de retomada econômica arquitetada pelo governo federal vigente. Desde o final de 2019, o país via sinais positivos para a superação econômica e um estímulo considerável no setor fiscal. 

A grande aposta do governo seria então na criação de um ambiente favorável à recuperação econômica mediante às reformas de grande porte, com efeitos de médio e longo prazos. 

A crise do coronavírus

Com a chegada no novo coronavírus, o governo passou a enfraquecer setores que dariam suporte de apoio aos setores mais fragilizados, como a educação, corte de verbas no SUS, de programas sociais, como o Bolsa Família, atenuando cada vez mais as desigualdades sociais e econômicas vivenciadas até então na sociedade brasileira.

Nesse período a grande instabilidade financeira atingiu quase todas as camadas da população, atingindo principalmente os mais pobres. 

Diante às novas medidas de controle ao contágio do novo coronavírus, empresários tiveram que fechar suas portas, diminuindo seus lucros e com isso houve aumento do desemprego.

Muitos sentiram fortemente o impacto dos cortes salariais previstos na Medida Provisória 936, que garante aos empregadores o direito de suspensão temporária dos contratos de trabalho de seus funcionários por um período de até 2 meses e a redução da jornada de trabalho e salarial em 25%, 50% e 70%, em um período de até 3 meses.

Com isso, os brasileiros, em sua maioria de baixa renda, encontram dificuldades financeiras em meio à instabilidade causada pela nova pandemia que abrangeu o mundo todo. 

Alternativas para complementar a renda

Como forma de complementar renda e adaptação às medidas impostas pelas autoridades locais para evitar o contato físico, as pessoas buscam novas oportunidades de empregos e formas de ganhar uma renda extra.

Junto disso, se faz interessante uma reformulação de sua estratégia financeira a fim de preservar sua estabilidade em meio à crise. 

Algumas formas de economia e ganho de dinheiro extra aos fins de semana podem ser tidas como a busca por trabalhos temporários:

  • Freelancers em diferentes setores, tais como serviços de mesa, cozinheiro, faxineiro, bartender, redator etc.;
  • Entregadores de aplicativos; 
  • Motoristas de aplicativos de mobilidade urbana;
  • Cuidador de animais domésticos;
  • Professor de aulas particulares;
  • Criação e venda de artesanatos;
  • Participação em programas de filiação.

Nesse artigo vamos dar para você 9 dicas de como ganhar dinheiro extra aos fins de semana e te ajudar a sair das dívidas causadas por esse novo cenário econômico.

O salário não está sendo suficiente? As contas estão aumentando e você não encontra alguma forma de ganhar dinheiro? Fique ligado nessas dicas.

homem com cabelo e barba loira de óculos levando a mão ao queixo com semblante pensativo de costas para uma parede azul bebê

Confira: Como ganhar dinheiro em casa: profissões que você nem precisa sair do sofá

9 dicas para ganhar um dinheiro extra aos fins de semana

Em meio a tantas incertezas nos deparamos com a seguinte questão: “Será possível encontrar meios para aumentar meu ganho mensal que me ajudem a superar essa fase?”, a resposta é SIM! 

Nós podemos te ajudar com essas ideias incríveis que te proporcionarão a você o ganho de dinheiro extra aos fins de semana de forma a preservar seu financeiro. 

Abaixo estão assinaladas as melhores opções que achamos para você conseguir aumentar sua renda familiar, além de conseguir investir e lucrar nesse período de adaptação ao novo coronavírus.

Seja um freelancer

O freelancer é um profissional independente, ele vende sua “força” de trabalho sem nenhum vínculo empregatício, ou seja, seu trabalho não é regulamentado na carteira de trabalho. 

Ao optar por ser um freelancer você tem algumas vantagens, como a autonomia na elaboração de seus projetos, ter diferentes serviços em diferentes áreas, como shoppings, cinemas, farmácias, etc., você pode conciliar esses trabalhos a outros que já tenha. 

Ainda, você tem outras vantagens como saber quanto será remunerado por cada trabalho feito e a previsão de pagamento por cada um deles, a organização de tempo com base no tempo gasto para a elaboração de cada trabalho, a estimativa de quanto você consegue produzir por fim de semana, a fim de que você consiga estimular a quantidade de trabalho que você consegue produzir a cada dia, tendo então a certeza de qual será a quantia fixa que ganhará. 

Assim, você consegue se estruturar financeiramente tanto para agregar lucros quanto para o pagamento de dívidas e/ou complementar renda.

Normalmente, os valores dos trabalhos são calculados a partir das horas trabalhadas, assim, cada hora terá um valor que, de acordo com pesquisas da Glassdoor, variam entre R$ 8,00 a R$ 90,00.

Por isso, é necessário que você consiga fazer a relação entre valor/hora trabalhada a contar com a dificuldade de cada trabalho realizado.

Além das plataformas digitais que são seguras e têm bastante oportunidades de trabalho, como Workana, 99Frelas, Upwork e o Freelancer, vale a pena pesquisar se na sua região há empresas de eventos que prestam serviços de divulgação, eventos, recepções, degustações, entre outros. 

Geralmente, essas empresas são chamadas de agências, e oferecem serviços de ações promocionais, recepção de eventos, marketing digital, para outras empresas que precisam ganhar visibilidade ou divulgar seus produtos.

É um mercado que vêm crescendo bastante e pode te ajudar na hora de ganhar aquela graninha no fim do mês, vale a pena conferir.

Entregador de aplicativo

Afinal, você motorista, já pensou em disponibilizar seu veículo para trabalho e ser o seu principal meio de como ganhar dinheiro extra aos fins de semana?

Não?

Então confira essa segunda dica que está em alta e ganha cada dia mais espaço no dia a dia dos brasileiros. Ser um entregador de aplicativos, como os aplicativos de comida iFood e Glovo.

Para ser um motorista da plataforma digital do iFood é necessário que você tenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e documento do veículo que você utilizará para fazer as entregas.

Assim, você só precisa fazer o cadastro no aplicativo disponibilizando as imagens dos documentos necessários, informar o seu CPF e pronto, você poderá começar a aceitar corridas. 

No que diz respeito a valores, não é fácil estimar o ganho de cada entregador por depender de uma série de fatores, sendo número de pedidos dos restaurantes da área que você está atuando, o tempo que você disponibiliza para aceitar as corridas, quantas corridas você faz pela plataforma, o trajeto que você faz, à movimentação do aplicativo. 

Mas, fique atento, quanto maior a movimentação e o número de corridas que fizer, maior será os créditos acumulados.

Bem como o Ifood, para ser motorista do aplicativo Glovo, você deverá baixar o aplicativo e fazer o cadastro na opção “cadastre-se”. 

É necessário que você siga todas as instruções dadas pelo aplicativo, porém, um detalhe importante é que ao fazer o cadastro, diferente da outra plataforma indicada, isso não garante que você torne-se entregador Glovo, o seu cadastro deverá ser aprovado pela empresa, que analisará todas as informações e também se o interessado atende aos requisitos necessários. 

Lembrando que essa opção é válida para maiores de 18 anos, com habilitação válida na categoria do veículo que será dirigido e ter CPF.

 Essas opções de aplicativo são vantajosas, principalmente para quem procura trabalhos aos fins de semana, os aplicativos tendem a ter uma movimentação muito grande nesses dias, demandando mais pessoas para a execução do trabalho, além de você poder conciliá-los a sua rotina de acordo com sua necessidade e horário disponível para o trabalho.

homem de boné que trabalha como motorista de aplicativo sorri enquanto cumprimenta homem de terno que sai de seu carro

Leia mais: Como economizar dinheiro até os 30 anos?

Motorista de aplicativo de mobilidade urbana

Assim como ser entregador de aplicativos é uma boa forma de como ganhar dinheiro extra aos fins de semana, optar por ser um motorista de aplicativo de mobilidade urbana também se torna um bom meio para adquirir uma renda extra.

Os aplicativos como Uber e 99 POP ao longo dos últimos anos têm ganhado bastante destaque e, com isso, aumentado o número de usuários.

Para se cadastrar e ser um motorista da Uber basta você entrar no site e seguir os passos descritos no site, sendo eles: 

  • Cadastrar e enviar foto da sua CNH;
  • Esperar a verificação de segurança da plataforma das informações da sua CNH;
  • Enviar seu documento do carro, o CRLV, e baixar o aplicativo.

Lembrando que se não tiver um veículo próprio, é possível alugar de parceiros da Uber e ganhar desconto na locação do veículo.

Para ser motorista da 99 POP é preciso ter: CNH, carro com 4 portas e ar condicionado e smartphone compatível com o aplicativo, além de ter consigo todas as informações exigidas (CNH com EAR definitiva, documento do carro, foto de rosto, foto de rosto mais CNH). 

Com tudo isso em mãos, para se cadastrar basta baixar o aplicativo 99 POP, preencher todas as informações necessárias, aguardar contato da empresa sobre a análise da documentação e assim que seu cadastro for aprovado você poderá começar a fazer corridas.

De acordo com a empresa Uber, o ganho do motorista é em média R$ 20,00 por hora trabalhada, o que é um bom indicador para você saber quanto você ganhará no tempo estipulado para a realização desse serviço.

Tal como o serviço de entregador de aplicativo, a vantagem dessa opção de trabalho é que você consegue adequá-lo à rotina e aos finais de semanas livres.

Cuidador de animais domésticos

Tem afinidade com animais de estimação? Gosta de lidar com eles e tem paciência? Ser um cuidador de animais domésticos pode ser uma boa opção para você juntar seu dinheiro extra aos fins de semana.

Existem plataformas digitais que disponibilizam esse tipo de trabalho, os donos dos animaizinhos e os colaboradores devem se inscrever em aplicativos como DogHero e Pethub, que são aplicativos de hospedagem de animais domésticos. 

Esses aplicativos, bem como os outros de fornecimento de trabalho, conectam o usuário ao anfitrião, e, caso você queira ser um, deve estar atento aos requisitos estabelecidos, como estar disponível para contato com os donos de pet, manter a rotina de alimentação e passeio dos animais, ter espaço necessário para os cuidados do animal, seguir medidas de segurança de higiene, entre outros. 

Nesse tipo de trabalho você poderá encontrar diárias que custam em média de R$ 20,00 a R$ 80,00, assim, você poderá fazer suas contas e saber qual será o valor total que você conseguirá adquirir de renda extra. Não é uma ótima dica?

Professor de aulas particulares

Se você tiver conhecimento de algum idioma ou algum conteúdo, que tal pensar em dar aulas particulares para quem quer aprender uma nova língua ou melhorar o conhecimento em alguma área específica?

E o melhor, com a crise sanitária do covid-19 e o distanciamento social, você pode dar essas aulas à distância, o conhecido EAD.

As vantagens de ser um professor particular é que você consegue junto ao seu aluno adaptar as aulas de acordo com a rotina de cada um e utilizar das diversas plataformas especializadas nesse tipo de serviço. 

Você pode optar por divulgar seu trabalho por redes sociais como Facebook e Instagram e utilizar plataformas como Zoom para dar suas aulas. 

Ainda, o valor estipulado por cada aula pode variar de R$ 40,00 a R$ 60,00 hora/aula, depende da sua formação e domínio do conteúdo para as aulas.

Criação e venda de artesanatos

Já pensou se aquele seu talento para trabalhos manuais pudesse se tornar uma fonte de renda extra? Se a resposta por “não”, podemos afirmar que você deveria pensar melhor na ideia e começar a vender suas criações artísticas. 

Com as novas tecnologias e as redes sociais, fica fácil criar uma loja virtual, divulgar seu trabalho, conseguir clientes e aumentar cada dia mais seu público. 

Ainda, você pode conciliar suas encomendas e realizá-las aos fins de semana sem sair de casa, basta que você sinalize aos clientes o tempo de demora para cada entrega a partir da realização do pedido.

Participação em programas de filiação

O programa de filiação tem por finalidade a incentivar as vendas e ajudar trabalhadores e empresários no ganho extra de dinheiro, esse tipo de programa foi criado no cenário da pandemia mundial, em que foi visto a queda significativa de vendas em todo território brasileiro.

Marcas brasileiras como Lacta e Magazine Luiza já estão estruturadas e oferecem ao trabalhador um “emprego” de vendedor de seus produtos. 

A empresa Lacta dá aos seus colaboradores uma comissão de 10% em cada venda de produto, enquanto o Magazine Luiza, com o seu programa “Parceiro Magalu”, criou uma plataforma de vendas para a divulgação de produtos de microempreendedores em todo o país, sendo que o frete dos envios é pago pela própria empresa.

homem com barba usando camiseta branca e avental escuro sorri enquanto serve uma xícara branca de café à outra pessoa

Veja também: Programa de pontos: dá mesmo para investir e ganhar dinheiro com isso?

Serviço de garçons e garçonetes

Após o período de isolamento muitos restaurantes e bares puderam reabrir suas portas seguidas todas as medidas de segurança sanitária, com isso, uma ótima opção de trabalho seria serviços de mesa.

Geralmente, bares e restaurantes precisam de uma ajuda extra aos finais de semana pelo fluxo de pessoas em seus estabelecimentos.

Para esse tipo de trabalho é necessário que você tenha habilidades de comunicação, seja interativo e lide bem com o público.

É um serviço que pode ser cansativo, mas é uma forma de como ganhar dinheiro extra aos fins de semana, esse tipo de serviço também é considerado um freelancer e para começar a atuar, basta estar atento às mídias sociais dos lugares e às ofertadas de trabalho que eles disponibilizam quando necessário.

Seja um redator

Se você tem bastante conhecimento acerca da língua portuguesa e consegue desenvolver bem sua escrita, que tal ser um redator freelancer?

É uma ótima forma de prestar seus serviços sem sair de casa, ainda, cabe a você fazer seus dias e horários de trabalho de acordo com os prazos estabelecidos, ou por particulares ou pelas plataformas digitais que contam com esse tipo de serviço.

Caso não saiba como achar clientes no mercado, você poderá se inscrever em plataformas digitais especializadas, como a Rock Content, que é uma rede de freelancers.

Para se juntar a eles basta inscrever-se e candidatar-se na área pretendida, a que você se sente mais confiante para atuar, é bem simples.

Viu? Nem tudo está perdido. Com essas dicas agora você não precisará ficar desesperado e poderá tornar seu final de semana produtivo para ganhar uma renda extra nesta pandemia.

Ah, e se você está pensando em abrir ou seu novo negócio, ou precisa de ferramentas para saber como ganhar dinheiro extra aos fins de semana e, quem sabe, precisa de empréstimo com as melhores taxas do mercado, fale com a gente! 

banner-zen

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Priscilla Raro

    Olá! Boa noite, gostei muito do artigo, tenho feito várias pesquisas sobre o assunto para poder ajudar os leitores do meu site http://www.aprendereaprimorar.com , esse ano a busca por uma renda extra cresceu muito, então acho muito relevante artigos voltados para ajudar pessoas a sairem da crise. Parabéns! Um abraço!

    Responder

  2. Rubens

    Olá amigo! Visitando novamente, não lembro se comentei
    da outra vez. Só pra saber que estou aqui

    Responder

  3. Leandro Almeida

    Encontrei esse site por acaso em minhas pesquisas na
    internet, acabou me interessando o assunto. Gostei muito,
    parabéns ao autor.

    Responder

    • Bianca Lima

      Que bacana Leandro, ficamos felizes ?

      Responder

  4. Andrade

    Olá. Gostei muito do seu artigo PARABÉNS, muito
    exclarecedor, me ajudou bastante de ganhar mais um
    seguidor.
    Não sei se meu contaúdo é tão bom quanto o seu mas se
    puder passa lá no meu canal pra me dizer o que acha.
    Abraço.

    Responder

    • Bianca Lima

      Agradecemos seu feedback ?

      Responder

  5. Amaneda manda

    É isso ai gostei.
    Muito bom.
    Obrigaduuuu.

    Responder

    • Bianca Lima

      ??

      Responder

  6. Gabriela Ribeiro

    Sensacional esse Artigo, o encontrei por coincidência em uma
    pesquisa pelo Google.

    Responder

    • Bianca Lima

      Que bacana Gabriela, agradecemos seu feedback ?

      Responder

  7. Dicas Ganhar Dinheiro

    Aqui é a Amanda da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

    Responder

    • Bianca Lima

      ??

      Responder

  8. Dicas Ganhar Dinheiro

    Aqui é a Camila De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

    Responder

    • Bianca Lima

      Agradecemos seu feedback Camila ?

      Responder

  9. Dicas Ganhar Dinheiro

    Aqui é a Bianca Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

    Responder

    • Bianca Lima

      ?

      Responder