Controle seu débito e fique em dia com as finanças pessoais

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

Controle seu débito e fique em dia com suas finanças pessoais

Continua depois da publicidade

banner-zen

Que o controle do seu dinheiro está nas suas mãos, você já sabe, não é mesmo? Porém, o dia a dia corrido e a falta de disciplina para acompanhar os gastos são alguns dos desafios que devem ser encarados para não ter descontrole financeiro.

Pensando nisso, o Bom Pra Crédito dá dicas de como controlar o seu débito e ficar em dia com as finanças pessoais.

Para começar, é preciso que você decida mudar ou melhorar os seus hábitos financeiros daqui a diante. Só assim será possível se planejar financeiramente para realizar os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Agora que você já tomou a decisão, vamos lá!

Esclareça suas receitas e despesas

O primeiro passo para controlar o seu débito e ficar em dia com as finanças pessoais é esclarecer quais são as suas receitas (salário e renda extra) e despesas, como aluguel, financiamentos, contas de energia e água, mensalidades, entre outras.

Quem não costuma acompanhar esses valores, pode imprimir o extrato mensal dos últimos três meses e calcular a quantia média gasta.

Feito isso, o segundo passo é anotar os valores para saber quais são as principais entradas e saídas. É indispensável também acompanhar as alterações nos valores, por exemplo, quando a conta de energia começa a subir.

Acompanhe o débito automático

Cadastrar cobranças no débito automático é uma facilidade nos dias de hoje, para não esquecer os pagamentos e, assim evitar ter de pagar multa e juros.

No entanto, o cadastro de cobranças no débito automático merece atenção. Isso porque, por se tratar de um pagamento programado, a cobrança pode passar despercebida na sua conta corrente.

Então, se você utiliza o serviço oferecido pelos bancos para pagar as suas contas com mais tranquilidade, inclua as cobranças no seu orçamento pessoal e controle seu débito. Crie alertas no seu smartphone para acompanhar o seu saldo bancário periodicamente.

Fique de olho nas taxas

Você sabe quais são as taxas cobradas pelo seu banco na sua conta corrente? Os serviços bancários não costumam ser gratuitos, portanto, é importante ficar por dentro dos valores que vem sendo praticados pelo seu banco.

Muitas vezes, valores são cobrados na sua conta mensalmente sem que você perceba, como taxa de manutenção de conta, taxa de saque, taxa de depósito, entre outros serviços.

Os bancos atualizam a tabela de tarifas periodicamente, fique de olho! Para manter a sua vida financeira mais equilibrada, você pode comparar as taxas cobradas e escolher o banco com as tarifas mais baratas.

Se tem dívidas, negocie

Quem está com dívidas e quer ficar em dia com as finanças pessoais, precisa negociar o quanto antes. Não adianta ter dinheiro na conta ou até mesmo uma reserva financeira se está com algum débito em aberto, pois a dívida tende a aumentar rapidamente.

Não pense duas vezes: para ficar em dia com as finanças pessoais, priorize o pagamento da sua dívida. Quanto mais cedo você negociar e pagar a sua dívida, mais chance você tem de recuperar crédito.

Com um empréstimo pessoal, você pode concentrar todas as suas dívidas em uma só, pagar menos juros e ainda organizar a sua vida financeira mais rápido.

Corte ou diminua gastos

Ficar em dia com as finanças pessoais significa ter equilíbrio financeiro, ou seja, nada de sufoco todo mês para pagar as suas contas!

Portanto, se você está cansado de se sentir sufocado com as contas que precisam ser pagas todos os meses, está na hora de reavaliar os seus gastos.

Você não só deve gastar menos que ganha, como também buscar ter um “respiro” na sua conta, então, fuja logo do “aperto”.

Para isso, corte os gastos desnecessários, como serviços que você utiliza pouco. Você também pode tentar diminuir os valores, negociando com os prestadores. É preciso atitude para controlar o seu débito!

Fuja dos juros do cartão de crédito

O cartão de crédito lidera o ranking dos juros mais altos do mercado. Para ficar em dia com as finanças pessoais, pague a fatura do seu cartão de crédito à vista e fuja dos juros altos.

O pagamento mínimo e parcelamento do saldo devedor são opções oferecidas pelas operadoras de cartões de crédito, mas a dívida pode sair muito mais cara, em consequência do acréscimo de juros desses serviços.

Por isso, uma boa solução é um empréstimo pessoal, que possui juros mais baixos. O Bom Pra Crédito pode te ajudar a encontrar o empréstimo pessoal para você se livrar dos juros do cartão de crédito de uma vez por todas!

Economize

Quando o assunto é dinheiro, você está mais para o lado da economia ou não? Quem está buscando  ficar em dia com as finanças pessoais e não passar “perrengue” todo mês, precisa economizar dinheiro e ter muita disciplina com gastos desnecessários.

O mau comportamento prejudica os seus objetivos e pode até mesmo arruinar a sua vida financeira em pouco tempo. Se você nunca se atentou com os gastos diários, está aí uma tarefa que pode ajudá-lo a refletir sobre a necessidade de consumir ou não e que pode facilitar o desafio de controlar o seu débito e economizar. Reflita e mude!

Faça uma reserva

O controle do seu débito depende de você. Se você não quer ficar na mão quando precisar de dinheiro para possíveis situações emergenciais, faça o quanto antes uma reserva financeira.

Agora, se por algum motivo você precisar de dinheiro e não tiver uma reserva para esse momento, fuja do cheque especial, que possui uma das taxas de juros mais altas do mercado.

Prefira um empréstimo pessoal, com juros mais baixos e com parcelas que cabem no seu bolso e que não pesam no seu orçamento mensal. O empréstimo pessoal é uma alternativa para você ficar em dia com as finanças pessoais!

Defina objetivos e metas

Você poupa dinheiro apenas por poupar? Então, está na hora de definir os seus objetivos financeiros. Se você ainda não parou para pensar nos planos com o seu dinheiro, pode fazer isso a qualquer momento. Assim, fica mais fácil você manter uma disciplina financeira, já que existe um ou mais objetivos por trás dessa ação.

Quando você define objetivos, não pode se esquecer das metas para alcançá-los. Por exemplo, se você deseja reformar a sua casa daqui a um ano, deve definir a quantia e o tempo necessários para isso.

E se você precisar de um empréstimo pessoal, conte com o Bom Pra Crédito!

Solicite seu empréstimo pessoal

Acompanhe o nosso blog

Para ficar em dia com as finanças pessoais, acompanhe as dicas do blog Bom Pra Crédito e não se esqueça de compartilhar com seus amigos! 

Sempre publicamos dicas para te ajudar a entender tudo sobre empréstimo, organizar suas contas, sair das dívidas e conquistar os seus sonhos. Conte com a gente!

banner-zen