Atualizar o cpf na receita federal é essencial para qualquer brasileiro.
Você sabe se o seu CPF está regular? De acordo com a Receita Federal, o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) pode estar em uma das cincos situações cadastrais: regular, pendente de regularização, suspensa, cancelada ou nula.
O Cadastro de Pessoas Físicas é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal, que armazena informações cadastrais de seus contribuintes no Imposto de Renda (IRPF).
O Cadastro não é obrigatório, mas sua importância tornou-se crescente nas últimas décadas que até mesmo os recém-nascidos já podem ter o documento. Quem está com problemas no Cadastro de Pessoas Físicas, deve regularizar a situação o quanto antes. Saiba como consultar e atualizar a situação cadastral do seu CPF com as dicas do Bom Pra Crédito:
Como consultar a situação cadastral do CPF
Pensando em facilitar a vida dos brasileiros, a Receita Federal tem um mecanismo simples para que todos possam consultar a situação do seu Cadastro de Pessoas Físicas de maneira rápida, por meio da internet.
Para consultar a situação cadastral, basta informar o número dele e a sua data de nascimento no site da Receita Federal, em Comprovante de Situação Cadastral no CPF.
- Digite apenas números nos campos “CPF” e “Data de Nascimento”;
- Os pontos, traço e barras são incluídos automaticamente depois;
- Clique na caixa “Não sou um robô”;
- Espere o símbolo √ aparecer no lugar da caixa;
- Depois, clique em consultar”.
A própria Receita Federal esclarece que o comprovante gerado não fornece informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do titular.
Situação cadastral do CPF não regular
Consultou o seu cadastro e não está regular? Veja o que fazer para regularizar a situação do seu Cadastro de Pessoas Físicas, de acordo com a situação atual:
- Situação cadastral pendente de regularização: pode ocorrer quando o contribuinte deixou de entregar alguma declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. A situação é regularizada com a entrega das declarações atrasadas. Caso não esteja com pendências, o pedido de regularização pode ser feito nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios. O valor do serviço é R$ 7,00.
- Situação cadastral suspensa: cadastro incompleto ou incorreto. O pedido de regularização da situação cadastral suspensa é online e gratuito. Na página da Receita Federal, você deverá preencher os campos com informações pessoais (número do CPF, nome, nascimento, sexo, naturalidade, UF, título de eleitor e nome da mãe), endereço e telefone.
- Situação cadastral cancelada: de acordo com a Receita Federal, o cancelamento do CPF pode ocorrer pelos seguintes motivos: decisão administrativa ou judicial ou por falecimento. O cancelamento do Cadastro de Pessoas Físicas pode ser solicitado em uma unidade de atendimento da Receita Federal. No caso de óbito, a situação cadastral será “Titular Falecido”.
- Situação cadastral nula: foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado. Compareça em uma unidade da Receita Federal.
Pedido de regularização do CPF: documentos necessários
- Número de inscrição do CPF;
- Documento de identificação (RG);
- Para maior de 18 anos e até 69 anos: título de eleitor ou protocolo de inscrição;
- Para menor de 16 anos: documento de identificação (RG) do menor e dos pais (ou responsável pela guarda) e número de inscrição do CPF.
Situação do pedido de regularização do CPF: andamento
Você receberá um código de atendimento para acompanhar, via internet, a situação do pedido de regularização do CPF.
O andamento do pedido de regularização do seu Cadastro de Pessoas Físicas pode ser consultado nesta página de Consulta Andamento do Pedido do CPF.
Informe o local de atendimento (Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica do Brasil), código de atendimento, data de nascimento e data de atendimento.
Como fazer a inscrição do CPF (1ª via)?
A inscrição no CPF pode ser feita online (para pessoas com 16 a 25 anos que possuam título de eleitor) ou por meio de entidades conveniadas com a Receita Federal.
Consulte a lista de entidades que prestam serviços gratuitos de CPF aqui.
Como solicitar a 2ª via do CPF pela internet?
Para quem não declara Imposto de Renda, basta acessar o site da Receita Federal e ir em Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF.
Para quem declara Imposto de Renda, a solicitação da 2ª via de CPF deve ser feita no Atendimento Virtual (e-CAC):
O código de acesso é necessário para utilizar os serviços no site e-CAC da Receita Federal. Clique aqui para acessar a página.
- Preencha as informações em Código de Acesso – Pessoa Física: CPF e data de nascimento (usando apenas números):
- Para prosseguir, é necessário informar o número recibo do Imposto de Renda do ano indicado pela Receita Federal.
- Crie uma senha de 8 a 15 caracteres, contendo números, letras maiúsculas e minúsculas.
- Para gerar o código de acesso, clique em “Gerar Código”.
Gerador de código de acesso: informe o número do recibo IRPF solicitado e crie uma senha.
- Depois de gerar o código de acesso, acesse novamente a página do Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC) e informe os dados necessários: CPF, código de acesso gerado e senha que foi criada
4.Na página de serviços, escolha a opção “Cadastros”:
- Escolha a opção “Comprovante de Inscrição no CPF”:
6.O comprovante de inscrição no CPF é gerado automaticamente:
» Leia também: