O uso mais frequente de tecnologias em nosso dia a dia aumentou a necessidade por rapidez nos procedimentos, principalmente os relacionados a serviços. Antes, só era possível conseguir um empréstimo pessoal se o cliente despendesse de horas do seu dia para ir a uma agência bancária solicitar o crédito, o que muitas vezes desestimulava a prática. Agora, o empréstimo pessoal online veio dinamizar esse serviço e tem se tornado bastante comum entre os brasileiros, isso graças a agilidade e menos burocracia para conseguir o crédito.
Tal prática começou a ser aplicada nos Estados Unidos e vem ganhando o nosso país aos poucos. A cada dia, podemos observar novos sites de empréstimo pessoal online surgindo, o que reforça que essa tendência vem tomando corpo entre os brasileiros. Alguns desses sites são ligados a bancos, além dos independentes que solicitam o empréstimo a um banco parceiro.
Porém, por ser uma transação financeira que é realizada pela internet, ainda existem muitas dúvidas sobre a idoneidade e segurança do dinheiro e dados aplicados nesse ambiente. Por isso, separamos 9 dicas de como fazer um empréstimo online, de maneira segura. Confira!
Solicite empréstimo online com segurança:
Confira a segurança do site
Antes de solicitar e contratar um crédito pessoal online, é preciso verificar se o site, mesmo aqueles pertencentes a bancos, contém certificado de segurança.
Tal detalhe pode ser observado no rodapé da página, além de ser possível saber através de alertas do próprio Google sobre a segurança da página.
Confira o domínio do site
Se o domínio do site for próprio, a terminação do mesmo será: “.com” ou “.com.br”, o que demonstra que o mesmo é mais confiável. Caso a terminação seja: “webnode.com”, as chances de ser uma roubada são grandes.
Confira os dados da empresa
Principalmente em relação aos sites de empréstimo pessoal online independentes, é importante pesquisar o histórico e os dados, como, por exemplo, a situação cadastral do CNPJ da empresa.
Para isso, bastar pegar o CNPJ da mesma, que geralmente está inserido no rodapé do site e pesquisar sua situação no site da Receita Federal.
Caso ele não esteja 100% de acordo, tente saber o motivo, o que já demonstra certa dúvida sobre a empresa. Verifique também se o CNPJ é o mesmo do domínio “www”, já que muitas golpistas se utilizam de nomes fantasia para realizar transações fraudulentas.
Pesquise a reputação da empresa
Procure o nome da empresa no site Reclame Aqui. Nele, é possível ver depoimentos de pessoas que passaram por situações negativas com a empresa, evitando que você caia no mesmo problema. Outra forma é pesquisar se a empresa de fato existe, procurando nas redes sociais ou artigos de blogs, por exemplo.
Não pague valores adiantados ou desnecessários
Caso a empresa solicite um valor adiantado, para que o crédito seja cedido, isso caracteriza um golpe. Todos os pagamentos devem ser feitos após a contratação do empréstimo liberado.
Confirme as parcerias
Para as empresas online independentes, que necessitam ter um banco parceiro para realizar o empréstimo, é preciso verificar junto a esses bancos se elas são mesmo suas representantes. Isso, por sua vez, pode indicar uma falsa informação e fraude no sistema, evitando que você caia em um golpe.
Tenha acesso ao contrato
O contrato do empréstimo deve ser fornecido pela empresa e deve ser lido pelo contratante com bastante atenção. Confira se todas as condições oferecidas e se os valores das parcelas estão certos, a fim de que não passe nenhuma cláusula errônea em branco, após a assinatura o contrato.
Analise o valor da parcela
Caso a mesma seja superior a 30% da renda do contratante, essa condição pode ser um ato de má fé da empresa. Tal porcentagem não é recomendada, uma vez que um empréstimo não pode prejudicar a renda familiar.
Peça o CET – Custo Efetivo Total
Esse é o cálculo total do empréstimo solicitado, somando os valores acordados, os juros e os encargos, e deve ser apresentado com clareza ao contratante. Além disso, o CET mínimo do ano também deve ser informado antes do empréstimo ser fechado.
Benefícios do empréstimo pessoal online
Agilidade
Uma das principais vantagens desse serviço online é a agilidade da solicitação do crédito e também do retorno sobre a aprovação, sem ser necessário sair de casa para nenhuma das etapas.
Assim, é possível pesquisar e avaliar os preços, as condições, a reputação da empresa ou do banco, entre outras informações necessárias para decidir em qual fechar negócio.
Valores
A solicitação em si não é cobrada, sendo necessário apenas pagar a taxa de juros do empréstimo que realmente for fechado pelo solicitante. Muitas vezes, essa taxa, em comparação com bancos tradicionais e presenciais são mais baratas, o que aumenta a facilidade dessa modalidade de crédito, variando entre 3% a 6% em média.
Além disso, é possível pesquisar online o CET – Custo Efetivo Total de cada operadora, não sendo necessário ir de banco em banco para descobrir qual é a melhor oferta de juros. Com isso, economiza-se ao escolher a melhor taxa.
Transparência
Outra facilidade é que todas as informações referentes ao empréstimo e suas condições estão disponíveis antes de contratá-lo, além de estar disponível uma central de atendimento para possíveis dúvidas, o que facilita ainda mais na tomada de decisão sobre o melhor empréstimo.
Empréstimo para negativados
Muitas empresas independentes oferecem a modalidade de empréstimo pessoal online para pessoas negativadas, o que é uma vantagem em comparação com empréstimos diretos de bancos, que geralmente não aprovam o crédito devido a essa condição.
Já conhece o Bom Pra Crédito?
Além dos sites online pertencentes a bancos, alguns independentes também são confiáveis, como o Bom Pra Crédito.
Oferecemos um verdadeiro shopping online, que conecta quem precisa de crédito, com instituições financeiras parceiras que podem emprestar, como bancos, financeiras e fintechs. Já são mais de 30 parceiros de crédito!
Com um só cadastro para que você tenha acesso a todas as propostas de créditos das financeiras, possibilitando avaliar qual delas oferece o melhor custo-benefício.
Que tal aproveitar para conferir os empréstimos disponíveis nesse momento, sem compromisso?
Gostou dessas dicas? Então confira também estes posts sobre crédito pessoal: