Saiba tudo sobre empréstimo para pequenas empresas

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

empréstimo para pequenas empresas

Continua depois da publicidade

banner-zen

Se você tem um pequeno negócio e pensa em expandir, está precisando de capital de giro, ou necessita de qualquer outro tipo de crédito, pode ser que seja uma boa ideia fazer um empréstimo para pequenas empresas.

Muitas são as necessidades e os desafios do micro e pequeno empreendedor. Por conta disso, a falta de dinheiro não deve ser um deles!

Se você pensa em pegar um empréstimo para sua empresa mas está na dúvida se vale a pena, vamos te explicar quais são as suas opções e como escolhê-las da melhor forma!

Quer saber mais sobre empréstimo para pequenas empresas? Acompanhe!

Leia também: Recuperar empresa: 07 dicas essenciais para salvar seu negócio pós pandemia

Por que pedir um empréstimo para pequenas empresas?

Como mencionamos, são diversos os desafios quando se trata de uma micro ou pequena empresa. Muitos deles não conseguem ser atravessados se não há saúde financeira dentro da organização.

Foram muitas as empresas que sofreram com a pandemia da Covid-19 e que hoje ainda precisam de um empurrãozinho para saírem do lugar. Outras até conseguiram sobreviver mas tiveram suas finanças prejudicadas. Isso tudo porque o orçamento desse tipo de empresa já não é dos mais folgados, ainda mais em tempos difíceis.

Agora que a vida está, aos poucos, voltando ao normal, as pessoas voltaram a sair de casa e aumentaram seu consumo, é a hora de colocar sua empresa em destaque e fazê-la crescer cada vez mais.

Sendo assim, um empréstimo pode ser uma ótima solução para colocar a vida da empresa nos eixos. Sempre muito bem calculados e estudados para que eles sirvam para o bem, para alcançar metas, ter poder de negociação ou cobrir despesas necessárias, sem prejudicar a saúde financeira da empresa.

Como fazer empréstimo para pequenas empresas?

Escolha uma instituição financeira que ofereça crédito para pequenas e médias empresas, verifique o que ela oferece como prazos, valores, taxas e encargos e junte os documentos necessários.

Existem algumas opções online e outras instituições que você precisa ir até o local. Escolha qual a melhor opção.

E confira aqui no Bom Pra Crédito se podemos te ajudar!

Documentos necessários para empréstimo de pequenas empresas

Os principais documentos que as instituições podem solicitar no empréstimo de pequenas empresas são:

  • Balanço patrimonial;
  • Contrato social;
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (DIRPJ);
  • Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE);

Quais as linhas de crédito para empresas?

Empresas costumam ter uma grande variedade de opções quando se trata de empréstimo. Vamos te mostrar algumas opções:

Cheque especial

Esse tipo de empréstimo é feito normalmente sem muito planejamento. Isso porque, por mais que ele seja fácil de adquirir, costuma ter altas taxas de juros, uma das mais altas, inclusive, o que pode comprometer o orçamento.

É um empréstimo que já está disponível para os micro e pequenos empresários na própria conta bancária, se assim for solicitado. Isso faz com que muitos utilizem o valor como se ele já fizesse parte da conta, e assim, acabam até perdendo o controle do que é realmente dinheiro seu e o que é do banco.

Por conta dessas características, o ideal é utilizar o cheque especial somente para despesas urgentes e inesperadas, deixando outras necessidades como, capital de giro, por exemplo, para um tipo de empréstimo mais bem planejado.

Conta garantida

Sendo um tipo bem comum de crédito rotativo, a conta garantida é bem parecida com o cheque especial. Ela também fica disponível em conta, mas necessita que a empresa forneça uma garantia em forma de duplicatas.

A principal diferença entre a conta garantida e o cheque especial são as taxas de juros que costumam ser bem mais baixas.

Empréstimo com garantia

Também oferecido para pessoas físicas, o empréstimo com garantia é uma modalidade onde você oferece uma garantia, como um veículo ou imóvel, por exemplo, em troca do valor emprestado.

É um tipo de empréstimo que tem menos chances de inadimplência. Por conta disso, acaba sendo uma opção mais acessível para os pequenos empresários. Muitas vezes também são opções com menores taxas de juros e prazo de pagamento um pouco mais maleável.

Microcrédito

Esse tipo de empréstimo é destinado para pequenas empresas que estão começando ou investindo e costumam ter taxas de juros mais baixas.

O microcrédito é exclusivo para empréstimo de pequenos valores, ou seja, até R$ 20 mil. Além disso, é uma modalidade gerida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento, o BNDES, ou seja, existem algumas regras que as instituições financeiras precisam cumprir.

Como escolher o melhor empréstimo para sua empresa?

Para saber qual o melhor empréstimo para sua empresa você precisa primeiro saber para que você vai usar esse dinheiro e qual a maneira que você pretende (ou pode) pagar.

Existem instituições financeiras que oferecem linhas de crédito específicas para algumas atividades, como compra de equipamentos ou obtenção de capital de giro, por exemplo. Fique de olho nesses casos.

Avalie as taxas de juros, é claro! Elas são fundamentais na hora de escolher o melhor produto. Assim como o número e o valor das parcelas.

Observe se há período de carência e também se pode ser renegociado, já pensando em uma possível necessidade seja de antecipar parcelas ou atrasá-las.

Leia também: Gestão financeira para pequenas empresas

Cuidados na hora de escolher um empréstimo para pequenas empresas

A gente sempre bate na tecla de que um empréstimo bem feito é aquele que é muito bem estudado. Saber exatamente quanto você precisa e calcular tudo o que vai incidir no valor, como juros e encargos, é fundamental antes de qualquer tipo de empréstimo, seja para pessoa física ou jurídica.

Existem pequenas empresas que não são tão organizadas, principalmente as familiares que acabam misturando os gastos pessoais com os da firma, então é sempre bom ficar de olho na hora de se comprometer com parcelas que podem influenciar e muito no seu orçamento.

Se você quer saber se pega ou não um empréstimo para sua pequena empresa, vamos te passar algumas perguntas que você deve se fazer antes de tomar essa decisão:

  • Quais são as despesas que a empresa tem hoje?
  • Qual o faturamento?
  • Quanto de dinheiro a empresa precisa?
  • Quanto ela vai poder pagar de parcela?

Respondendo essas questões você consegue fazer uma análise financeira e saber avaliar se consegue fazer ou não um empréstimo.

É fundamental saber qual a capacidade de endividamento da sua empresa e ter certeza que a dívida feita com o empréstimo não vai afetar a qualidade do seu produto ou serviço.

Ainda está na dúvida sobre qual empréstimo é o melhor para sua empresa? Acesse agora o Bom Pra Crédito, veja se temos algo que caiba nos seus planos e faça uma simulação!

E fique aqui no blog para mais dicas financeiras como essa! =)

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *