Ganhar dinheiro investindo pouco é possível e com essas dicas você vai começar hoje mesmo

Lu do BPC

| 5 minutos para ler

empresário tocando ponta de um gráfico de barras

Continua depois da publicidade

banner-zen

Você percebe que é importante trabalhar para a sua independência financeira. Então, começa a estudar sobre finanças pessoais e se organizar financeiramente.

Conhece alguns bons blogs, lê alguns livros sobre o assunto e, consequentemente, decide que começará a investir aquela grana – que não é muita – que juntou.

Mas por onde começar? Você sabe que não pode investir um valor alto todo mês, no entanto, já quer começar a investir. 

Neste guia vamos mostrar em sete passos como começar a ganhar dinheiro investindo pouco. Acompanhe!

  1. Livre-se das dívidas

Querer investir estando endividado é algo bem contraintuitivo. Porém, a realidade é que muitos querem começar a investir estando endividados.

São muitas as pessoas que se desorganizam em meio a tantas contas para pagar e acabam entrando em cheque especial, como se o cheque especial fosse, de fato, uma renda extra no mês.

O cheque especial é figura constante na vida dos brasileiros, especialmente na daqueles que não conseguem economizar dinheiro.

O problema é que estas mesmas pessoas que estão no cheque especial às vezes mantém dinheiro aplicado em renda fixa na corretora ou na poupança.

Ou seja: elas possuem mais dinheiro para investir todo mês (o dinheiro usado para pagar os juros do cheque especial) e não usam para pagar as dívidas.

Se você possui dívidas, está no cheque especial ou com a conta do cartão de crédito atrasada, comece se livrando dessa dívida.

Daí sim, passe para o passo número 2 deste guia.

2. Constitua uma reserva financeira

A reserva financeira, reserva de emergência ou colchão de liquidez é um assunto recorrente.

O importante a saber, aqui, é que você precisa constituir esta reserva antes de pensar em qualquer investimento com prazo mais longo.

Ela é muito importante para que você tenha paz de espírito para lidar com despesas imprevisíveis no seu dia-a-dia, como:

– perda de emprego,

– conserto da casa ou

– conserto do carro.

Esta reserva deve ser investida em produtos de investimento de renda fixa, pós-fixados e com liquidez diária. E o tamanho da reserva deve ser de 3 a 12 vezes as suas despesas médias mensais.

Se você ainda não sabe qual é o valor que gasta, em média, por mês, está na hora de descobrir fazendo sua organização financeira pessoal.

Calculadora, papel com dados monetários e caneta em uma mesa branca.

3. Entenda o valor do dinheiro para você

Este passo vai parecer um clichê, mas não é. Antes de definir qualquer tipo de objetivo financeiro, você precisa entender por que o dinheiro é importante para você.

Como fazer isso? Simples, faça a você mesmo a seguinte pergunta: “Por que o dinheiro é importante para mim?”

Talvez você pense em algo mais genérico e abstrato, como “liberdade” ou “segurança”. Neste caso, repita a pergunta: “Por que liberdade é importante para mim?”

E assim sucessivamente. Entender o seu porquê de investir é essencial para que você entenda quais são seus principais valores, desejos e medos. E reconhecer seus valores, desejos e medos é necessário para que você determine seus objetivos financeiros.

4. Documente seus objetivos financeiros

Você está quase pronto para investir. Já usou seu dinheiro para quitar dívidas de curto prazo, já montou sua reserva de emergência e já tem uma boa ideia da importância do dinheiro em sua vida.

Chegou a hora, então, de escrever todos seus objetivos de vida num papel ou planilha. Não apenas documente seus objetivos, como também tente estimar um valor financeiro e um prazo para a conquista de cada um. 

Aqui, você não precisa ser o mais exato possível em relação a valores e prazos. O que importa é ter uma boa ideia de onde você quer chegar, quando e quanto isso custará, financeiramente.

5. Para investimentos de curto prazo, invista em ativos de renda fixa pós-fixada e com liquidez diária

Com objetivos bem claros definidos, fica muito mais fácil decidir onde investir. Então, pegue tudo que você estima conquistar no curto prazo (e por curto prazo, leia-se entre 1 dia e 1 ano) e invista o valor necessário em renda fixa. Mais do que apenas renda fixa, escolha um título pós-fixado.

Como fazer isso com pouco dinheiro? Por meio do tesouro direto. Nesta plataforma, você consegue investir em títulos públicos com R$ 30,00.

O melhor – e único – título público com esta característica é a LFT (também chamada de Tesouro Selic). Não invente de investir o valor separado para objetivos de curto prazo em títulos de renda fixa atrelados à inflação ou prefixados, porque títulos prefixados e atrelados à inflação não possuem rendimentos estáveis e previsíveis em prazos curtos.

Estes títulos são excelentes, mas para o investimento em médio e longo prazo, como veremos a seguir.

6. Para investimentos de médio prazo, crie uma carteira diversificada de renda fixa. 

Vamos compreender médio prazo o período que existe entre dois e cinco anos.

Para objetivos com este prazo, você já pode incrementar melhor a sua carteira de investimentos. Ou seja: você pode investir, também, em títulos públicos atrelados à inflação (NTN-B e NTN-B Principal) e títulos prefixados (como a LTN). Pode incluir aí, também, títulos privados, como CDB, LCI, LCA, entre outros.

Entenda: Investir na poupança pode não ser uma boa alternativa para quem quer mais dinheiro

7. Para investimentos de longo prazo, crie uma carteira que inclua fundo imobiliário e ações

Você deve ter notado que ainda não havíamos recomendado investimento na bolsa para prazos mais curtos. Você até pode incluir um pouco de renda variável em suas carteiras com prazo de 3, 4 anos. Mas o grosso mesmo deste investimento precisa ser para objetivos mais longos.

Isso porque o retorno futuro da bolsa de valores é absolutamente imprevisível, apesar de, em prazos mais longos, ele superar (e muito!) o investimento em renda fixa.

Portanto, você não pode correr o risco de não alcançar objetivos de curto e médio prazo por conta de seus investimentos em renda variável. A meta é alcançar seus objetivos em cada etapa deles.

8. Como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro?

Leia também: Mercado de ações e tudo o que você precisa saber para começar a investir nele.

No caso dos fundos imobiliários, a solução é adquirir um fundo de fundos de investimento imobiliário. Trata-se de FIIs normais, negociados em bolsa, mas cuja carteira é composta de outros fundos imobiliários, também negociados em bolsa.

Falando sobre as ações, vamos apresentar duas maneiras de ganhar dinheiro investindo pouco – e de forma diversificada – nesta classe de ativos.

A primeira delas é investir através de um fundo de investimento.

Um fundo de investimento nada mais é do que um condomínio que reúne o valor investido de todos os investidores e monta uma carteira de ações (que pode ser diversificada ou não), geridas por um gestor profissional. É uma forma rápida e simples de investir de forma diversificada e com pouco dinheiro.

O seu papel, neste caso, seria o dia analisar o gestor do fundo: descobrir sua estratégia, o quanto cobra (lembrando que a cobrança é sempre um percentual, como 1% ou 2% sobre a carteira ao ano) e se ele diversifica a carteira de investimentos.

A outra forma é através de fundos de índice (ou “ETFs”).

Os ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos negociados em bolsa (como se fossem ações) que buscam espelhar determinados índices de referência, como o índice Ibovespa. Assim, se o ETF possui como referência o Ibovespa, por exemplo, sua carteira será praticamente igual à carteira do Ibov.

A opção da ETF pode ser melhor para você já que é uma forma barata, de baixo custo e com alta liquidez de montar uma diversificada carteira de investimentos em bolsa.

Destacamos, aqui, três ETFs:

– BOVA11

– SMAL11

– PIBB11

O primeiro espelha a carteira do índice Bovespa, o segundo espelha a carteira do índice “Small Caps” e o terceiro espelha a carteira do índice IBRX-50.

As taxas de administração destes fundos costumam ser muito inferiores às taxas cobradas pelos gestores de fundos de ações e são, respectivamente, de 0,54%, 0,69% e 0,059% ao ano.

Como você pode notar, é possível ganhar dinheiro investindo pouco; trata-se de ter boa organização financeira e boas fontes de informação. Se você ainda tem dúvidas, mande-as para a gente! E compartilhe também suas dicas para ganhar dinheiro investindo pouco.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *