Golpe do empréstimo pela internet: conheça os principais e como não cair neles

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

cartões de crédito em cima de um teclado com um cadeado por cima

Resumo da matéria

  • Como funciona o golpe do empréstimo
  • Como saber se estou caindo em um golpe
  • Como saber se empréstimo online é seguro
  • Dicas para se livrar de um possível golpe

Continua depois da publicidade

banner-zen

Você sabe quais são os golpes do empréstimo mais comuns da internet? É preciso conhecê-los para não cair nessas armadilhas e perder dinheiro

Certamente você conhece alguém, escutou relatos de outras pessoas ou foi vítima do golpe do empréstimo pela internet..

O avanço da internet, apesar de inúmeros benefícios, acaba facilitando práticas como essa, que utilizam das ferramentas disponíveis na esfera digital para promover ações criminosas e enganar pessoas honestas que estão passando por dificuldades financeiras. 

Por mais cuidados que se tenha, o consumidor tem dificuldades de reconhecer esses golpes, pois são muito bem planejados por aqueles que estão do outro lado da tela.

Então, elaboramos esse artigo para te ajudar a não cair em fraudes como essa. Acompanhe a leitura até o fim e descubra como evitar esse tipo de situação!

Como funciona o golpe do empréstimo 

Os golpistas, para se aproveitarem desse cenário de crise, têm utilizado a internet como uma grande aliada. 

Sendo assim, eles entram em contato, por meio de anúncios espalhados pelas redes sociais, sites e, principalmente, WhatsApp, onde o diálogo é direto e instantâneo.

Alguns chegam a se apresentar como funcionários de grandes financeiras. 

Dentre as artimanhas utilizadas para atrair a atenção das vítimas estão as ofertas de benefícios como:

  • Altos valores de empréstimo;
  • Sem consulta aos órgãos de proteção;
  • Parcelamento do valor sem juros;
  • Carência de 30 dias ou mais para o pagamento da primeira parcela.

Essas e outras comodidades que tornam o negócio irrecusável. Depois de ter a vítima interessada, os criminosos dizem que a operação pode ser ainda mais rápida se houver um valor de entrada. 

Exemplificando, seria como se o valor ofertado fosse de R$ 10.000,00 e, para que o dinheiro fique disponível nas primeiras 24h, a vítima paga R$ 400,00 de imediato.

Os valores variam de acordo com as propostas, mas seguem esse estilo na maioria dos golpes. 

Com isso, a pessoa acaba efetuando o pagamento solicitado e a rede de criminosos nunca mais aparecem.

Como saber se estou caindo em um golpe

Pudemos ver no exemplo acima que os estelionatários sempre vão procurar por uma fragilidade para te convencer a contratar o crédito oferecido.

Isso dificulta a identificação de quando se trata de uma proposta idônea e quando é golpe. 

Então, para não cair nessas armadilhas que se multiplicam diariamente na internet, o melhor a se fazer é não acreditar em tudo o que dizem, principalmente, se envolve antecipação de valores.

Dificilmente uma financeira condiciona o empréstimo a um valor a ser pago inicialmente, o que torna essa iniciativa o primeiro sinal de alerta para golpes do empréstimo. 

A regra é: nunca faça transferências ou pagamentos de boletos antes de ter o dinheiro na sua conta.

Outra dica importante é entrar em contato com os canais oficiais de atendimento do banco e confirmar o contato, assim saberá que está tratando diretamente com a empresa e não com criminosos.

em um local escuro duas mãos teclando em um laptop

Confira também: Golpe do boleto causa prejuízos; veja como reconhecer

Como saber se empréstimo online é seguro

Não é difícil saber se a oferta é segura e realmente válida. Mas, como esses contatos são treinados para te pressionar e convencer de que é uma oportunidade real e, muitas das vezes, “exclusiva” e limitando o tempo de resposta, isso acelera os pensamentos, levando a decisões precipitadas. 

Então, para ter certeza de que o empréstimo oferecido é seguro, desconfie de facilidades excessivas, pois por mais que o banco trabalhe com esse tipo de negociação, ele também precisa se resguardar.

Por isso, é mais do que normal pesquisar o histórico de pagamento e solicitar comprovantes de renda, por exemplo. 

Em casos de golpe, como o único objetivo é que você faça o depósito ou transferência com antecedência, eles focam em fazer a vítima se sentir segura para fechar o negócio rapidamente.

Então, reforçando: não envie qualquer valor antecipadamente, mesmo que seja baixo, pois as chances de que a empresa seja falsa, são muito maiores.

O Reclame Aqui também é uma alternativa interessante, pois lá há relatos de pessoas que tiveram problemas com os bancos, e como os criminosos utilizam o nome de bancos conhecidos, as pessoas que caíram na fraude vão até a plataforma e registram suas queixas.

Dicas para se livrar de um possível golpe

Para se livrar do golpe, o primeiro passo é duvidar de qualquer oferta que venha a surgir para você. Pense para não agir impulso e realizar uma breve pesquisa antes de fechar negócio.

Leia a mensagem, não responda antes de pesquisar pela página oficial da empresa, ou de entrar em contato.

Normalmente, quando tem alguma promoção ou oferta vigente, as empresas divulgam por meio de suas redes sociais.

Atente-se a esses detalhes e, na dúvida, bloqueie o contato e o mais importante: não forneça nenhum dado pessoal e nem bancário, como senhas e número da conta.

Se você está realmente passando por uma situação difícil e precisa de um empréstimo, procure empresas conhecidas no mercado.

Você pode fazer sua simulação de crédito online e escolher a melhor oferta disponível sem correr riscos de cair em golpes. 

O Bom Pra Crédito trabalha com transparência e seriedade para que nossos clientes tenham segurança em suas transações.

banner-zen

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Igor

    Seguro prestamista paga antes do empréstimo?

    Responder

    • Bianca Lima

      Bom dia, Igor. Tudo bem?
      Não estamos atuando com o seguro prestamista neste momento. Entretanto, a prática mais comum do mercado é diluir o seguro prestamista nas parcelas do empréstimo que você contrata.

      Responder