Se uma pessoa quer começar a operar na Bolsa de Valores, é importante fazer um apanhado geral de termos, siglas, significado e implicação de cada coisa no mercado financeiro, a começar pelo Ibovespa.
Afinal, o que é Ibovespa? Por que as pessoas referem-se tanto aos termos “caiu ou subiu tantos pontos” no dia a dia da bolsa? Será um termômetro? De certa forma, podemos dizer que sim, já que ele mede o mercado acionário brasileiro.
Neste post vamos trazer detalhes para quem ainda tem dúvidas sobre isso, proporcionando assim maior segurança ao operar ações.
O que é Ibovespa?
O significado da sigla Ibovespa é: Índice da Bolsa de Valores de São Paulo. Sendo assim, por meio de uma carteira teórica com as ações mais representativas da Bolsa, o índice mede o desempenho médio delas por um sistema de pontos reais, considerando as variações nos preços dos ativos.
Os pontos nada mais são do que o estado de ânimo do mercado, que envolve a expectativa dos investidores no cenário interno e externo e em relação aos ativos.
No índice, cada ponto vale 1 real. Esse sistema foi desenvolvido pela Bolsa de Valores (B3) para compor a carteira teórica, que se baseia na liquidez dos ativos existentes na bolsa.
A formação do índice é realizada pela multiplicação da ação pela cotação. Assim, é possível encontrar a contribuição do ativo.
Qual a diferença entre B3 e Bovespa?
O que todo investidor precisa saber é que B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a antiga Bovespa, conhecida atualmente como a Bolsa de Valores do Brasil. Como passou por diversas mudanças e fusões desde seu surgimento, em 1935, pode causar confusão.
Atualmente, o índice de desempenho da B3 é conhecido como Ibovespa, e é acompanhado diariamente pelos investidores de todo o país.
Apesar de possuir endereços físicos, as negociações entre investidores são realizadas online, por meio de um sistema chamado Home Broker.
Como acompanhar o índice e saber quantos pontos a Ibovespa está
Basicamente, um investidor usa o índice diariamente como indicador para medir o desempenho de uma aplicação. Esse indicador no mercado financeiro é chamado de benchmark.
Ou seja, toda decisão é baseada em números positivos ou negativos, e o Ibovespa serve de parâmetro para os investidores saberem o resultado da performance do investimento. Sendo assim, pode acontecer dos investidores compararem suas carteiras de investimentos com o desempenho do índice.
O acompanhamento do índice deve ser feito durante o pregão, ou seja, período diário em que acontecem as negociações de ativos na B3, onde as ordens de compra e venda, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, são enviadas. O funcionamento é em um horário determinado do dia.
Em tempo, o investidor acompanha o próprio desempenho ao vivo e a cada 30 segundos. Para isso, é preciso abrir uma conta numa corretora de valores, e acompanhar o índice pelo Home Broker.
Como encontrar ações das empresas desejadas?
Todas as ações podem ser identificadas por siglas. A AMBEV, por exemplo, tem a sigla ABEV3.
Dessa forma, depois de pesquisar a sigla na internet, é só entrar no Home Broker e digitá-la.
Como saber meu perfil investidor?
Antes de tomar qualquer decisão de investimento, é preciso avaliar o perfil do investidor.
Alguns pontos precisam ser levados em conta na hora de decidir o melhor cenário, como seus objetivos e prazo de investimento.
No caso da renda variável, apesar de oferecer oportunidades de rendimentos mais atrativos, apresenta riscos maiores. Como falamos no post, não é possível prever com exatidão como cada ativo vai se comportar. Porém, é possível fazer análises e traçar estratégias focadas na redução de risco. Para isso, conhecer a dinâmica do mercado é importante!
Além disso, entender quais os ativos disponíveis, quais são as melhores estratégias, e como cada um funciona.
Já o investimento em renda fixa apresenta o cálculo da remuneração previamente definido. Ou seja, o investidor conhece esse número desde o momento da aplicação e sabe o que esperar. Vale lembrar que esse tipo de investimento pode sofrer variações, porém, as condições de transação são acertadas desde o início, como prazos, taxas, negociação de papéis e índices de referência.
Tendo essas informações na mão, com certeza você poderá decidir o melhor tipo de investimento para você, e lembrar que caso decida pela renda variável, o Ibovespa será um grande aliado!
Seja o primeiro a comentar