Lista de como economizar dinheiro, 09 dicas para não gastar de forma exagerada

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

criança pequena sentada ao chão colocando uma moeda dentro de um cofre em formato de porco na cor rosa

Resumo da matéria

  • 1. Crie metas
  • 2. Elimine gastos desnecessários
  • 3. Estabeleça prioridades
  • 4. Use o cartão de crédito com moderação
  • 5. Use a regra 50, 30, 20
  • 6. Anote seus gastos
  • 7. Planeje suas atividades da semana
  • 8. Faça uma renda extra
  • 9. Faça seu dinheiro render

Continua depois da publicidade

banner-zen

Se você quer mudar de vida e controlar melhor sua vida financeira, confira a lista de como economizar dinheiro e comece agora mesmo a colocar em prática

É comum que, quando chega o final do ano, a gente faça planos e repense sobre o que deu e o que não deu certo nos últimos 12 meses. A vida financeira é um dos principais temas de reflexão, já que muita gente vive descontente com sua conta bancária.

É por isso que, nessa época, o número de pesquisas sobre lista de como economizar dinheiro aumenta consideravelmente. Para te ajudar a construir a sua, o Bom Pra Crédito separou 09 dicas importantes. Confira a seguir.

1. Crie metas

Criar metas é o primeiro passo para transformar sonhos em realidade. Elas servem para nos ajudar a conquistar o que queremos em curto, médio e longo prazo. Na prática, isso quer dizer que você precisa colocar no papel todos os seus objetivos.

Separe cada um pelo tempo de realização e quantidade de dinheiro que vai precisar. Vamos supor que você queira fazer uma viagem daqui a 12 meses que custará R$10 mil. Será necessário criar meios para atingir. Continue a leitura para saber como.

2. Elimine gastos desnecessários

O mundo do consumo faz com que a gente crie a necessidade de ter coisas que não tem nada a ver com nosso estilo de vida e perfil. Isso acaba fazendo com que o dinheiro vá embora com gastos totalmente desnecessários.

Vale a pena repensar suas atitudes diante desse contexto e evitar comprar aquela calça na liquidação. Antes de gastar com qualquer coisa, se questione se aquilo é realmente necessário e se não vai te atrapalhar atingir suas metas.

3. Estabeleça prioridades

Para fazer uma lista de como economizar dinheiro, é fundamental entender que não se pode ter tudo o tempo todo. Se a prioridade é fazer a viagem que usamos como exemplo e o orçamento estiver apertado, você terá que abrir mão de algumas coisas.

Se for preciso ficar 12 meses sem gastar com roupas, fazer festas ou comprar presentes, vai fundo! Lembre-se de que essas coisas fazem com que a gente se sinta bem por alguns instantes, mas realizar um sonho com o próprio esforço é ainda mais satisfatório.

4. Use o cartão de crédito com moderação

O cartão de crédito não precisa ser o vilão da sua vida financeira. Tudo vai depender, na verdade, da forma como ele é utilizado. Mantenha um limite que não comprometa sua vida financeira e estabeleça um valor máximo para gastar.

Quem não consegue ter esse tipo de controle deve evitar usar cartão de crédito. Nesse caso, a melhor opção é andar só com dinheiro e deixar o cartão para situações de extrema emergência.

5. Use a regra 50, 30, 20

Essa regra serve para gerenciar melhor o salário. 50% da sua renda deve ser utilizada para gastos fixos e essenciais, como conta de energia, água, aluguel, alimentação, transporte e por aí vai. Os 30% estão relacionados ao estilo de vida.

Nesse grupo, entram os gastos com lazer, TV a cabo, lazer e academia, por exemplo. Por fim, os 20% que restam devem ser usados para investir. Sobrou dinheiro nas categorias 50 ou 30? Então invista! Não gaste com coisas desnecessárias.

em uma mesa de madeira uma pessoa está sentada na frente de um computador fazendo calculos com o celular e anotações em um caderno

Veja também: Como economizar dinheiro até os 30 anos?

6. Anote seus gastos

Quando começamos a colocar na ponta do lápis todos os nossos gastos, tomamos consciência do quanto de dinheiro usamos para bobagens. Até aquele café na padaria que você toma ao invés de acordar mais cedo e preparar o seu em casa faz diferença.

Por isso, crie o hábito de anotar tudo, exatamente tudo! Não importa se o valor é 1 real ou 100 reais. Com esse tipo de estratégia, você conseguirá reavaliar suas prioridades, focando naquilo que realmente trará benefícios duradouros.

7. Planeje suas atividades da semana

Grande parte dos gastos desnecessários é causada por falta de planejamento. Não cozinhar, por exemplo, pode gerar um rombo enorme no orçamento. Afinal, na hora da fome, será preciso recorrer a restaurantes ou delivery que não são nada baratos.

Isso também se aplica ao transporte. Por que não acordar mais cedo e ir para o trabalho de ônibus ou metrô? Assim você economiza com gasolina ou aplicativos de carona. Em todos os casos, o planejamento ajuda no consumo consciente.

8. Faça uma renda extra

Ter uma renda extra é sempre bom, independente se você está ou não no vermelho. Use seu talento para fazer dinheiro. Pode ser dando aulas particulares, fazendo doces para vender no trabalho, cuidando de pets, editando vídeos, entre outros exemplos.

Lembre-se de que estamos falando de renda extra. Isso quer dizer que o ideal é que todo dinheiro que vem dela seja investido. Finja que esse dinheiro não existe e deixe ele se multiplicando em uma boa carteira de investimento.

9. Faça seu dinheiro render

Você já deve ter ouvido falar que, no Brasil, não vale a pena deixar dinheiro na poupança, já que a inflação é maior que os juros. Então, ao invés de ganhar, a gente acaba perdendo dinheiro.

A melhor opção é procurar outras formas mais seguras e lucrativas para aplicar seu dinheiro. No mercado financeiro, existem diversas carteiras para investimentos a curto, médio e longo prazo. Estude qual é a melhor para seu perfil para lucrar com segurança.

Tudo certo para colocar agora mesmo a lista de como economizar dinheiro em prática?

Para saber mais sobre educação financeira, empréstimos online com melhor custo-benefício, entre outros assuntos, continue aqui no blog do Bom Pra Crédito.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *