O que é lavagem de dinheiro, entenda esse termo

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

imagem aproximada de homem tirando dinheiro do bolso do terno

Continua depois da publicidade

banner-zen

Entenda de que forma esse tipo de crime pode afetar nosso bolso e a economia do país

Nos últimos anos, saber o que é lavagem de dinheiro passou a ser algo essencial para empresas, instituições financeiras e também para nós, consumidores. Esse crime gera grande preocupação, pois causa muitos prejuízos econômicos e sociais.

Você sabe o que ele significa e como pode interferir na nossa vida financeira? Continue a leitura para ficar por dentro desse assunto.

pessoa perto de uma mesa segurando uma caneta e mexendo na calculadora

Saiba mais: Golpe do empréstimo pela internet: conheça os principais e como não cair neles

O que é lavagem de dinheiro

A lavagem de dinheiro é esconder a origem ilegal de algum recurso financeiro. É transformar o dinheiro “sujo”, conseguido de forma ilegal em dinheiro “limpo”, vindo de tarefas e serviços legalizados.

Esse crime acontece porque o dinheiro não pode simplesmente ser usado, já que pode levantar suspeitas. Todo o processo é feito para impedir que sua origem seja rastreada pelas autoridades, como a Receita Federal.

Como funciona

A gente já disse que lavar dinheiro é um processo para que o dinheiro “sujo” seja reconhecido como dinheiro “limpo”, certo? Para isso, são usados vários meios para emitir declarações falsas e parecer que o valor vem de serviços ou atividades legais.

Uma das maneiras mais usadas é a criação de falsas empresas. Por esse meio, o dinheiro é administrado como se fosse parte das operações do comércio ou empresa e notas fiscais falsas podem ser feitas facilmente.

dois dedos caminhando em cima de uma pilha crescente de moedas

Veja também: Phishing, o que é e como se livrar para não perder dinheiro

Etapas da lavagem de dinheiro

Existem três etapas da lavagem de dinheiro. São elas:

  • Colocação: O dinheiro “sujo” é inserido na economia, para ocultar a sua origem ilegal. A colocação pode ser feita por movimentações bancárias ou investimento em ativos financeiros, por exemplo.
  • Ocultação: O foco dessa parte é dificultar o rastreamento da verdadeira origem do dinheiro para esconder as evidências de crime. A ocultação pode ser feita transferindo o dinheiro para outras contas nacionais ou internacionais.
  • Integração: Na última etapa, o dinheiro volta “limpo” para o verdadeiro dono. Na integração, o valor é movimentado por “laranjas”, que são terceiros ou empresas falsas, para dar a aparência de operação legal e dinheiro lícito.

Todas essas etapas são feitas para que o dinheiro pareça “limpo” às autoridades. Inclusive o que é lavagem de dinheiro senão esconder um crime e dar a aparência de que o dinheiro é lícito?

Como isso interfere na nossa vida financeira

A lavagem de dinheiro interfere na nossa vida financeira e na economia de todo o país. Essa prática diminui os recursos para investimentos públicos como saúde, segurança, educação, entre outros.

Além disso, ela virou uma fonte de financiamento do crime organizado e possibilita que novos delitos aconteçam. Por isso, é preciso ter cuidado para não sofrer danos e não ser envolvido nessa prática criminosa!

Mão segurando malhete em cima de desenho de uma pilha de moedas

Confira: Juros Abusivos: O que é, como calcular e não cair nesta prática

Penalidade para quem faz lavagem de dinheiro

A lavagem de dinheiro é considerada crime em todo o mundo. No Brasil, esse delito é detalhado na Lei nº12.683 criada em 2012 para tornar mais eficiente a penalização dessas atividades ilegais.

De acordo com a lei, a pena para quem faz lavagem de dinheiro é de 3 a 10 anos de prisão e multa. Caso for um crime costumeiro para a pessoa ou estiver relacionado com organizações criminosas, a penalização é mais severa.

Como evitar

O primeiro passo para evitar é saber como funciona a lavagem de dinheiro. Depois disso, as empresas e pessoas devem criar formas de prevenção e proteção contra esse crime.

Já sabemos que a lavagem de dinheiro acontece por meio da movimentação do recurso. Então, você precisa verificar a identidade da empresa ou da pessoa para saber se há relação com atividades ilegais e evitar qualquer problema.

Para mais detalhes, vale consultar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele conta com estratégias e treinamentos desenvolvidos para combater a lavagem de dinheiro.

Se informe para se proteger

Agora que você já sabe o que é lavagem de dinheiro já pode se proteger desse crime. Verifique se as instituições são legais, proteja seu bolso!

E para te ajudar a cuidar melhor da sua vida financeira, com informações de qualidade, consulte o Blog da Bom Pra Crédito. Estamos sempre prontos para te apoiar no seu crescimento!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *