O refinanciamento de empréstimo consignado é o caminho para quem contratou esse tipo de crédito, não quitou todas as parcelas e está com dificuldade de pagar a dívida em dia ou precisa de mais dinheiro por alguma situação de emergência.
Entenda o que é o refinanciamento de empréstimo consignado e quando utilizar essa opção neste post.
O que é o refinanciamento de empréstimo consignado
O refinanciamento é uma alternativa para quem já contratou uma linha de crédito e agora precisa trocar por outra opção, seja um financiamento ou empréstimo pessoal.
Geralmente, a decisão de financiamento ocorre porque a pessoa esta pagando juros muito altos com a linha de crédito atual e precisa encontrar uma opção com taxas mais baixas.
» Pague suas dívidas caras de uma vez e fuja dos juros abusivos aplicados no cartão de crédito e cheque especial.
Quando fazer um refinanciamento de empréstimo?
Para responder essa perguntar, o Bom pra Crédito separou um exemplo: Você tem um empréstimo consignado e não está conseguindo quitar as parcelas. O que fazer?
Caso esteja com dificuldades para quitar a dívida ou necessite de mais dinheiro, o refinanciamento poderá ser uma ótima saída. Mas não se esqueça, ele é válido apenas para quem quitou parte do consignado e iniciará uma nova uma nova dívida com a quitação do débito atual.
Um empréstimo consignado de 60 meses, com quitação de 32 parcelas pode ser refinanciado, quitando as 28 parcelas restantes e liberando assim, um novo empréstimo de 60 parcelas, porém, o banco descontará o valor que quitou.
» Conheça o empréstimo com garantia Creditas, concentre os débitos em uma parcela e facilite o planejamento da sua vida financeira.
Como fazer um refinanciamento de empréstimo consignado
Você precisa pesquisar quais instituições financeiras oferecem a opção de refinanciamento.
Se a instituição que você tem o empréstimo fizer o refinanciamento, então a transferência deverá ser mais rápida. Senão, a dívida também poderá ser renegociada em outro banco caso o beneficiário prefira.
Este sistema chama-se portabilidade de banco, que consiste em quitar o débito, com liberação de margem e crédito, além de novos prazos de pagamento.
Para solicitar o refinanciamento, você pode utilizar um veículo ou imóvel de sua propriedade e dar entrada no processo. Essa opção é muita utilizada para fazer a portabilidade de crédito porque são oferecidas taxas de juros mais baixas.
» Está pensando em fazer a portabilidade? Antes, não se esqueça de fazer um comparativo das taxas dos bancos e analisar qual a melhor alternativa.
? Não sabe como está sua margem consignável? Veja aqui como realizar o cálculo da margem do empréstimo consignado.