Pis/Pasep começou a ser pago em julho, prepare-se para receber essa graninha extra

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

imagem ampliada das mãos de dois homens sentados em uma mesa

Resumo da matéria

  • O que é PIS-Pasep?
  • Quem tem direito a receber o PIS-Pasep?
  • Qual é o valor do PIS-Pasep?
  • Como consultar o valor do PIS-Pasep?
  • Onde posso sacar o PIS-Pasep?
  • Calendário de saques

Continua depois da publicidade

banner-zen

Descubra como e quando receber esse abono salarial

Uma das notícias que estão circulando pela internet nos últimos dias diz respeito ao pagamento do PIS-Pasep 2020-2021, que começou em julho.

Mesmo diante de uma série de informações, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse abono salarial.

Afinal, o que é PIS-Pasep e quem tem direito de receber esse benefício? Confira as principais informações que selecionamos a respeito desse assunto e conheça o calendário para o saque.

O que é PIS-Pasep?

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são contribuições que empresas e órgãos públicos depositam no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Enquanto o PIS é voltado para funcionários de empresas privadas, o PASEP é direcionado para quem trabalha no setor público. O PIS é operado pela Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil.

Parte do dinheiro recolhido pelas empresas e alocado ao FAT é direcionada ao governo. A outra parte é voltada para o trabalhador e pode ser sacada como abono salarial.

imagem de um lápis ao lado de um calendário de 2020

Confira agora: Guia do PIS e Pasep: aprenda a consultar o saldo e mais!

Quem tem direito a receber o PIS-Pasep?

Pode receber o abono salarial quem se enquadra no seguinte perfil:

·         Ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano anterior.;

·         Recebeu, no máximo, 2 salários mínimos por mês;

·          Está cadastrado no PIS-Pasep há pelo menos 5 anos;

·         Ter trabalhado em empresa que informou os dados corretos ao governo.

Qual é o valor do PIS-Pasep?

O valor do abono salarial depende do tempo de trabalho. Se você trabalhou o ano todo, receberá um salário mínimo. Caso tenha trabalhado um mês, ganhará 1/12 do salário mínimo e por aí vai.

O cálculo é feito pela divisão do salário mínimo vigente por 12 e a multiplicação pela quantidade de meses. Dessa forma, o abono salarial de meses de trabalho é calculado da seguinte forma:

1045/12= 87

87 x 3= 261

Quem trabalhou por 3 meses em 2019 receberá, aproximadamente, 261 reais de PIS-Pasep. Em geral, os valores são arredondados para cima. Segundo a Caixa, o período igual ou superior a 15 dias é contado como mês integral.

Como consultar o valor do PIS-Pasep?

Para descobrir quanto você receberá, basta realizar uma consulta em um dos canais de atendimento da Caixa ou Banco do Brasil.

Consulta de PIS (trabalhador de empresa privada): No seu celular, baixe o aplicativo Caixa Trabalhador. Em seguida, clique em “consultar pagamento”. Outra opção é fazer a consulta pelo site do banco. Você também pode ligar para 0800 726 0207.

Consulta de Pasep (servidor público): Instale o aplicativo do Banco do Brasil ou acesse o site do banco e selecione a opção que indica a consulta do abono salarial. Você também poderá ligar para 4004-0001 ou 0800 729 0001.

Onde posso sacar o PIS-Pasep?

Funcionários de empresas privadas poderão sacar o PIS em caixas eletrônicos da Caixa, lotéricas, correspondentes e na própria agência. Quem não tem o Cartão Cidadão poderá sacar somente em uma agência da Caixa com documento de identificação.

Quem tem conta na caixa terá o abono depositado diretamente na conta, desde que o saldo esteja acima de R$ 1.

Quem é servidor público poderá receber o Pasep nas agências do Banco do Brasil, com documento de identificação. Correntistas desse banco recebem o dinheiro diretamente na conta.

Além disso, quem tem conta em outro banco pode fazer a transferência sem custo. Basta procurar uma agência do BB ou realizar a operação pela internet.

Calendário de saques

O calendário de saques do PIS-Pasep começou no dia 16 de julho de 2020 e se estenderá até 30 de junho de 2021. No caso do PIS, o pagamento é feito de acordo com o mês de nascimento. No Pasep usa o critério do número final do benefício.

Essa separação de datas é feita para evitar que o sistema dos bancos fique sobrecarregado. Se você não conseguir sacar no dia estipulado, não se preocupe. O prazo final para o recebimento é 30 de junho de 2021.

Calendário PIS

imagem do calendário de recebimento do PIS

 Calendário Pasep

imagem de calendário do recebimento do PASEP

Dúvidas resolvidas? Não se esqueça de anotar o dia do recebimento do seu abono salarial.

Que tal investir esse dinheiro e fazer ele render? Aqui no blog do Bom Pra Crédito, você encontra uma série de dicas de investimentos. Além disso, ótimas oportunidades para realizar um empréstimo pessoal e quitar todas as suas dívidas

Leia nossos conteúdos sobre educação financeira e aprenda a dar o melhor destino para seus rendimentos. 

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *