Renegociar empréstimo consignado: entenda como fazer

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

renegociar emprestimo

Continua depois da publicidade

banner-zen

Você adquiriu um empréstimo consignado achando que ele resolveria todos os seus problemas mas acabou com mais dor de cabeça ainda? Ou então, achou que as parcelas caberiam no seu orçamento mas estão te deixando em uma situação complicada? Pois saiba que é possível renegociar empréstimo consignado!

O empréstimo consignado costuma ser uma ótima opção para quem é assalariado. Afinal, além de ser um empréstimo normalmente com juros mais acessíveis, ainda conta com um limite de parcela baseado no valor do salário, o que acaba sendo uma garantia de que o tomador não terá tantas dificuldades de pagar.

Só que na prática nem sempre é assim. São diversos os problemas que se pode enfrentar ao tomar um empréstimo não planejado. Por isso, vamos te mostrar que é possível renegociar seu empréstimo e, assim, deixar sua situação financeira mais confortável.

Saiba agora!

Leia também: Suspensão de empréstimo consignado: entenda as regras

O que é empréstimo consignado

Empréstimo consignado é aquele onde a pessoa que é assalariada, funcionária pública, pensionista ou beneficiário do INSS ou militar das forças armadas pode solicitar uma quantia de crédito em instituições financeiras credenciadas e o valor das parcelas é descontado na folha de pagamento ou diretamente do benefício, mensalmente.

Como é um empréstimo que tem, por assim dizer, uma garantia, que é o desconto em folha, costuma ter os juros mais baixos praticados pelo mercado. Assim, acaba sendo uma modalidade muito simples, prática e também popular.

Por mais que seja um tipo de empréstimo que, na teoria é fácil de pagar, não são todas as pessoas que possuem uma consciência da sua situação financeira a ponto de não solicitar um crédito maior do que consegue arcar.

E o que era para ser uma solução para seus problemas, acaba piorando a saúde financeira e se transformando em uma bola de neve de dívidas.

Para essas pessoas, é possível realizar a renegociação do empréstimo.

O que saber na hora de renegociar o empréstimo consignado?

Existem algumas maneiras de renegociar seu empréstimo. Pode ser na redução do valor das parcelas, um prazo maior de pagamento ou ainda diminuir a taxa de juros.

Mas, para isso, você precisa primeiramente estar a par de algumas situações em relação ao seu empréstimo, tais como:

Saiba quanto falta para quitar a dívida

O primeiro passo para tentar renegociar o que você deve, é saber quanto ainda falta para pagar. Só assim você poderá apresentar uma proposta de quitação.

O ideal é entrar em contato com a instituição financeira que você solicitou o crédito e pedir o valor atualizado com todos os encargos e taxas.

Saiba quais são as propostas da instituição financeira

Após saber de quanto é a sua dívida, você pode solicitar para a própria instituição financeira onde fez o empréstimo, o que ela teria para lhe oferecer como negociação da situação atual.

Muitas vezes, elas podem ter propostas de um novo parcelamento, mesmo que as taxas de juros não sejam atrativas. Ainda assim, pode ser a melhor opção para você nesse momento.

Ou ainda, reduzir a taxa de juros para que você possa quitar toda a dívida com um desconto que valha a pena.

O importante é você avaliar muito bem as propostas para que elas não sejam uma solução no curto prazo. Afinal, não adianta nada você melhorar sua situação financeira por um ou dois meses e daqui a pouco ter que solicitar outra proposta.

Faça bem seus cálculos, coloque tudo em uma planilha para que você possa avaliar com cuidado a decisão a ser tomada.

E não esqueça que você sempre pode fazer uma contraproposta! ?

Procure outra instituição para renegociar seu empréstimo

Uma ótima solução na hora de resolver uma dívida que não está cabendo no seu bolso é partir para outra instituição financeira. É a chamada portabilidade de crédito.

Nela você quita a dívida anterior, solicitando um novo empréstimo para outro banco. Assim, pode conseguir um bom desconto com um pagamento que esteja mais de acordo com a sua realidade.

Criada em 2013 pelo Banco Central, a portabilidade de crédito serve para que as instituições financeiras possam oferecer melhores ofertas para os consumidores. Assim como na telefonia, você também pode optar pelo banco que mais lhe traz benefícios.

Inclusive, a portabilidade de crédito é um direito seu e pode ser solicitada a qualquer momento. Além de ser gratuita, ou seja, você não precisa pagar nenhuma taxa por ela.

Porém, por mais que pareça uma transação simples, você precisa observar alguns detalhes! Não vale a pena fazer uma portabilidade por impulso só porque você está insatisfeito com seu banco! ⚠️

Como renegociar empréstimo consignado pela portabilidade

Seguem algumas dicas para fazer uma boa portabilidade:

  • Analise as instituições financeiras que você deseja fazer a portabilidade e tudo o que elas oferecem. bem como os encargos, taxas de juros, entre outros;
  • Procure sempre as melhores taxas de juros e o parcelamento mais adequado à sua situação financeira atual;
  • Saiba qual será o CET – Custo Efetivo Total da nova operação. Essa é a maneira mais fácil de saber se o novo empréstimo será realmente vantajoso;
  • Só escolha canais oficiais dos agentes financeiros. Cuidado com os golpes do empréstimo consignado falso;
  • Tenha em mãos sua documentação como: número do contrato, o saldo devedor, a taxa de juros que você está pagando e o prazo que falta para finalizar a dívida;
  • Não esqueça de optar por uma instituição financeira que tenha convênio com a entidade que você recebe o salário ou benefício. Essa é a única maneira de fazer um empréstimo consignado.

Cuidado para não fazer novas dívidas!

Não é porque você conseguiu renegociar sua dívida e agora está “sobrando” dinheiro no seu orçamento, que você pode fazer outras! Afinal, essa é uma impressão muito comum quando se diminui a parcela de um empréstimo.

Se está realmente sobrando dinheiro no final do mês, aproveite para investi-lo. Nós até já falamos sobre isso aqui no blog! Existem diversas opções de investimento com valores baixos. Confira!

Leia também: Como refinanciar o empréstimo consignado

Aqui no Bom pra Crédito você tem opção de fazer empréstimo consignado ou empréstimo pessoal com ou sem garantia. Conheça todas as opções, faça uma simulação e aproveite para fazer a portabilidade do seu empréstimo consignado com a gente!

E fique por dentro de mais dicas como essa aqui no blog!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *