Black Friday: dicas para aproveitar os descontos e economizar

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

Como aproveitar a Black Friday pra fazer suas compras

Continua depois da publicidade

banner-zen

Como aproveitar a Black Friday pra fazer suas compras

No Brasil, a edição Black Friday – campanha de vendas com descontos de até 80% em produtos de diversas categorias, como: celulares, eletrodomésticos, eletrônicos e informática -, acontece em novembro.

O evento caiu no gosto dos consumidores por ser uma excelente oportunidade de compra, que funciona também como uma antecipação das compras de Natal.

Mas, para você se beneficiar das promoções, é importante fazer um planejamento e pesquisa, especialmente nesta época de crise econômica em que qualquer deslize de consumismo pode ter grande impacto no seu orçamento doméstico. Confira a seguir nossas dicas para aproveitar a Black Friday da melhor forma.

 

Como economizar na Black Friday

1) Crie uma lista de coisas que você precisa e deseja comprar e já comece a pesquisar antes
A pesquisa anterior à promoção lhe ajuda a identificar exatamente se há ou não realmente alguma vantagem no preço oferecido na data do Black Friday Brasil e, qual o tamanho dessa vantagem.

A lista de prioridades é para evitar compras por impulso. Inclusive, na hora que for desenvolver a lista, aproveite para colocar itens que pretende comprar para o Natal, é uma chance de aproveitar bons descontos antes dos preços subirem para as compras de final de ano.

 

2) Você pode pagar parcelado suas compras se pegar um Empréstimo Pessoal
Nesta época do ano, as financeiras costumam fazer promoções nas taxas de juros também para quem pega empréstimo. Mas, lembre-se que é muito importante que você tenha consciência de que deverá ter condições de pagar suas prestações.

Os juros desta modalidade costumam ser variar de 6,99% até 14,99% ao mês (sem o desconto da Black Friday). Procure não comprometer seus gastos mensais em mais de 30% do seu salário. Esta é uma dica importante!

 

3) Pesquise a credibilidade das lojas no site do Procon
O Procon costuma disponibilizar em seus sites uma lista de lojas não recomendadas para a comprar. Outra dica é pesquisar também em sites de reclamação, como o Reclame Aqui. Quanto mais pesquisa fizer, menos é o risco de ter problemas em sua compra.

 

4) Compare produtos e lojas
Antes de comprar, use a internet para comparar o preço do mesmo produto em outra loja, mas também tenha atenção se não é uma oportunidade de comprar um produto de qualidade e durabilidade superiores por um preço bastante acessível.

 

5) Cuidado com fraudes ao efetuar o pagamento
Tomados todos os cuidados e feitas todas as pesquisas acima, escolhido o produto, é hora de escolher a forma de pagamento. Nesse momento é muito importante alguns cuidados, principalmente se a compra é feita pela Internet.

Mantenha seu sistema operacional e programas atualizados; utilize um antivírus atualizado; tenha cuidado com endereços de e-mail e sites falsos que direcionam para outros locais na rede.

 

6) Ah… e você também pode precisar de um cartão de crédito para ir às compras.
Já tem o seu? Ou quer solicitar um novo cheio de vantagens para suas compras?

 

Solicite seu crédito aqui e boas compras!

 

Leia também:

» Dicas para economizar nos presentes de Natal

» Saiba como conseguir empréstimo para viajar

» Aprenda a consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista e mais!

» Guia do PIS e Pasep: aprenda a consultar o saldo e mais!

 

banner-zen