Como cadastrar o PIX

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

Continua depois da publicidade

banner-zen

Saiba como cadastrar o novo sistema de pagamentos instantâneo para começar a aproveitar as novidades

Estamos constantemente lidando com dinheiro, seja para pagar um boleto, fazer uma transferência bancária, pagar contas e fazer compras. Mas substituir as cédulas de papel traz mais vantagem e segurança. 

As transações digitais vieram para facilitar a vida de todo mundo. A novidade da vez é o PIX, que já foi usado por mais de 46 milhões de brasileiros desde que foi lançado em novembro de 2020. Se você quer aprender como cadastrar o PIX, está no lugar certo.

O que é PIX?

Para facilitar ainda mais as transferências bancárias, pagamento de boletos e outras formas de envio e recebimento de dinheiro, o Banco Central criou o PIX. Este é um sistema de pagamento instantâneo que está disponível desde o final de 2020.

Através dele você pode enviar e receber praticamente qualquer valor, com segurança e praticidade. O dinheiro chega em apenas alguns segundos na conta de destino, inclusive em finais de semana e feriados.

Como cadastrar o PIX?

Se você ficou interessado em aproveitar essas novidades, precisa entender como fazer o cadastro no PIX. É muito simples. Você precisa, antes de tudo, ter uma conta corrente, poupança ou pré-paga em um banco ou instituição financeira. 

No aplicativo do seu banco, procure a opção PIX. Ele já está disponível para várias instituições cadastradas pelo Banco Central. Depois disso você pode autorizar o aplicativo para fazer esse tipo de transação.

Como cadastrar a chave PIX?

Para que você comece a utilizar esse recurso, também é preciso cadastrar uma chave PIX. Esse é um código que você fornece para sua conta ser encontrada, sem a necessidade de informar todos os seus dados.

Depois de seguir o passo a passo de como cadastrar o PIX, você vai encontrar uma opção para cadastrar suas chaves. Nessa etapa você pode escolher mais do que uma opção entre as que estão disponíveis. 

Então, como decidir qual chave cadastrar no PIX? Bom, isso pode variar de acordo com as suas preferências. Vamos ver quais são as opções de chaves e quais as diferenças entre elas para que você saiba qual a melhor para o que você precisa.

– Chave de e-mail: é o endereço de e-mail cadastrado na sua conta. Use com pessoas que tem o seu e-mail;

– Chave de celular: é o seu número de telefone cadastrado na conta.  Use com pessoas que tem o seu número de celular;

– Chave de CPF/CNPJ: é o seu número de CPF se sua conta for para pessoa física, ou número de CNPJ, no caso de pessoa jurídica. Use para situações mais formais;

– Chave aleatória: um código gerado pelo aplicativo que pode ser de uso único ou fixo. Use quando quiser mais privacidade, sem informar dados pessoais.

Passo a passo de como cadastrar o PIX pelo celular

Vamos falar agora qual a melhor forma de cadastrar o PIX. Você vai ver que é tão simples fazer o cadastro quanto é usar esse recurso para pagar suas contas. Siga os passos seguintes para começar a aproveitar:

– Se você não tem o aplicativo do seu banco ainda, você precisa instalar no seu celular. Procure o app oficial na Google Play store (se você usa Android) ou na App Store (se você usa iPhone) e faça o download;

– Depois de instalado, faça o seu login na conta, com número da conta e senha. Se o seu banco não é digital, pode ter uma forma específica de autorização para usar o app;

– Encontre a opção no aplicativo e autorize o PIX;

– Escolha a chave que você deseja cadastrar (você pode escolher mais do que uma opção);

– Pronto! O PIX já está pronto e você já pode começar a usar imediatamente.

Se você já usa um banco digital, vai ser muito mais fácil pois você já deve conhecer bem o aplicativo do seu banco, mas se você tem conta em um banco físico e não sabe como usar o aplicativo, não se preocupe. É tão fácil que você não vai querer sair do digital!

Caso você seja correntista da CAIXA Econômica, você pode fazer o cadastro pelos terminais de atendimento nas agências ou pelo site. Se você quer saber como cadastrar o PIX na CAIXA pelo celular, escolha qual a opção que você já utiliza:

No aplicativo CAIXA Tem:

– Acesse o aplicativo da CAIXA Tem que você já instalou;

– Clique na opção PIX e depois em “Vamos lá”;

– Escolha as chaves PIX que você quer e clique em “cadastrar chaves selecionadas”;

– Digite sua senha do CAIXA Tem

– Com as chaves cadastradas, clique em “Ok, entendi” para concluir

No aplicativo CAIXA:

– Acesse o aplicativo da CAIXA que você já instalou;

– Clique na opção PIX;

– Selecione a opção “cadastrar chave”;

– Escolha uma opção de chave e clique em “continuar’;

– Se for solicitado, digite o código recebido por SMS ou e-mail;

– Confira os dados e clique na confirmação de leitura;

– Digite a senha da conta, que é a mesma do cartão de débito e aguarde confirmação.

Agora você já sabe como cadastrar o PIX e pode aproveitar as facilidades deste novo recurso que veio para ficar. Fique de olho no blog do Bom Pra Crédito para não perder as novidades!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *