Como gerar extratos bancários para a comprovação de renda?

Larissa Carvalho

| 5 minutos para ler

Mesa com extratos bancários impressos, sob caneta e mouse de notebook.

Continua depois da publicidade

Saiba como obter comprovante de renda a partir do extrato do seu banco

Se você já tentou fazer um empréstimo, alugar um imóvel ou comprar um carro, você já deve ter se deparado com um pedido de comprovação de renda. Este tipo de documento é indispensável na hora de fazer algum cadastro para diversos fins diferentes.

Por isso, é muito importante saber onde você pode conseguir esses comprovantes atualizados para garantir que a sua documentação esteja sempre em dia. Confira a seguir como gerar extratos bancários para a comprovação de renda.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que é esse documento, sua importância, onde você consegue encontrá-lo. Com nossas dicas, você conseguirá realizar seus sonhos ou quitar dívidas com mais facilidade.

O que é um comprovante de renda?

Diversos documentos podem ser usados para identificar a comprovação de renda, e uma das formas mais práticas de obtê-lo é por meio dos extratos gerados pelo seu banco. Hoje em dia, essa tarefa é 100% online e você nem precisa sair de casa para conseguir o documento!

O comprovante de renda é uma documentação que permite que instituições financeiras e outros estabelecimentos possam verificar quais são os rendimentos mensais do consumidor, independentemente de serem fixos ou variáveis.

É por meio deste tipo de declaração que um banco consegue definir o limite de crédito que poderá ser oferecido a um indivíduo, por exemplo. Além disso, é possível definir quais são os serviços mais adequados para oferecer a cada cliente de acordo com a sua renda.

Em resumo, o comprovante de renda é uma maneira que bancos ou outras instituições financeiras têm para garantir que aquele consumidor será capaz de arcar com o pagamento de uma determinada dívida antes de concluir a contratação de um serviço.

Leia também: Como aumentar o limite do cartão de crédito

Onde podem me pedir um comprovante de renda?

mão retirando extrato bancário em papel liberado pelo caixa eletrônico.

A solicitação de uma comprovação de renda pode vir de diversas maneiras. São as instituições financeiras que podem pedir a um cliente que apresentem um comprovante de renda.

As instituições financeiras mais comuns são bancos (públicos ou privados), cooperativas  de crédito, bancos de investimento, corretoras de títulos e valores imobiliários, financeiras, sociedades de créditos imobiliários, entre outras.

Normalmente, uma instituição financeira precisa de um comprovante de renda para qualquer tipo de operação de crédito, confirmando que o cliente possui a renda necessária para arcar com aquela futura dívida, reduzindo o risco de inadimplência.

Entre as situações mais comuns em que um comprovante de renda é necessário são para obter empréstimos pessoais, consórcios ou financiamentos; compra de carros ou imóveis; aluguel de imóveis; e até mesmo aumento do limite da conta bancária ou do cartão de crédito.

Por que é importante ter um comprovante de renda?

Ter um comprovante de renda atualizado é muito importante se você precisa de um empréstimo ou quer assumir um compromisso como financiar a compra de uma casa ou de um carro.

Este documento garante para o banco ou para a instituição financeira que você será capaz de arcar com aquela dívida, pois o comprovante de renda mostra seu histórico de recebimentos.

O mais comum é que as instituições financeiras liberem até 30% da renda do consumidor para comprometimento em um empréstimo. O comprovante de renda serve como base para afirmar que a pessoa tem condições de honrar com os pagamentos.

Como posso obter meu comprovante de renda?

Diversos documentos podem ser utilizados para comprovação de renda: holerite, declaração do Imposto de Renda e até mesmo a carteira de trabalho.

Porém, uma das maneiras mais rápidas e práticas é usar dados bancários. Como gerar extratos bancários para a comprovação de renda é cada vez mais comum, a maioria das instituições bancárias e financeiras aceitam esses documentos.

Verifique o que o seu credor de crédito solicita como comprovante de renda para ir atrás da documentação atualizada correta.

Como gerar extratos bancários para a comprovação de renda?

Ilustração de uma mulher em um caixa eletrônico.

Gerar um extrato bancário para comprovação de renda é muito simples! O mais interessante desta opção é que ele serve  também para profissionais liberais e autônomos, que possuem renda exclusivamente variável e não têm registro em carteira de trabalho.

Leia agora: Empréstimo para autônomo é possível. Veja como conseguir

Lembre-se que os extratos são dos últimos três meses completos. Ou seja, se você iniciar o levantamento dos comprovantes em julho, eles devem ser referentes ao período de abril, maio e junho. Confirme os requisitos com a instituição onde você está pedindo empréstimo ou financiamento.

O ponto positivo é que, atualmente, você consegue fazer o levantamento dos extratos bancários de maneira 100% virtual sem precisar ir até a agência! Confira como é o processo de gerar extratos bancários para a comprovação de renda pelo internet banking dos principais bancos do Brasil:

Banco do Brasil

  1. Acesse o Internet Banking do BB com os dados da sua conta.
  2. Clique em “Conta Corrente” no menu localizado à esquerda.
  3. Clique novamente em “Conta Corrente” no item “Extrato”.
  4. Selecione o mês de preferência e, no canto superior direito, clique no ícone de download.
  5. Para gerar o extrato, selecione a opção PDF (.pdf) e clique em “Salvar”.

CAIXA

  1. Acesse o Internet Banking da CAIXA com os dados da sua conta.
  2. Na tela inicial, vá em “Minha Conta”.
  3. Selecione a opção “Extrato por período” disponível no item “Conta”.
  4. Escolha o mês desejado em “Outro mês” e clique em “Continuar”
  5. Quando visualizar seu extrato, clique em “Imprimir” e, na sequência, selecione “Salvar como PDF”.
  6. Salve o arquivo clicando em “Salvar”.

Bradesco

  1. Acesso o Internet Banking do Bradesco com os dados da sua conta.
  2. Clique em “Saldos e Extratos” no menu superior.
  3. No menu “Conta Fácil”, clique em “Extrato mensal/Por período”.
  4. Selecione o mês ou o período desejado e clique em “Buscar”.
  5. Após isso, selecione o ícone de disquete para salvar o arquivo.
  6. Em “Outros”, selecione a opção “Salvar como PDF”. Salve o arquivo no destino desejado no seu computador.

Itaú

  1. Acesse o Internet Banking do Itaú com os dados da sua conta.
  2. No menu à direita, clique em “Documentos” e selecione “Extrato mensal consolidado”.
  3. Selecione o ano e os meses que deseja gerar os extratos.
  4. Clique em “OK”. Após isso, selecione “Visualizar” para acessar os meses selecionados.
  5. Clique no ícone de impressão e selecione “Salvar como PDF”. Salve o arquivo no destino desejado no seu computador.


Santander

  1. Acesse o Internet Banking do Santander com os dados da sua conta.
  2. Selecione a opção “Conta Corrente”.
  3. Vá em “Extrato Consolidado Mensal”.
  4. Acesse a opção em linha referente ao mês desejado. Depois, clique em “Visualizar”.
  5. Agora, é só salvar o arquivo selecionando a opção “Salvar como PDF”.

Caso você não consiga gerar a documentação pelo internet banking do seu banco, entre em contato com o atendimento telefônico ou vá até a agência mais próxima.


Viu como é simples gerar extratos bancários para a comprovação de renda? Acompanhe o blog do Bom Pra Crédito para ter mais dicas importantes para a sua financeira!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *