Como realizar um casamento gastando pouco? Dicas para economizar na realização de um sonho

Larissa Carvalho

| 9 minutos para ler

Bolo de casamento simples decorado com noivinhos sentados à beira

Continua depois da publicidade

O dia do casamento não precisa ser um problemão no bolso dos noivos. Por isso, lembre-se de se planejar muito bem

Usando muita criatividade e planejamento, os noivos poderão se organizar e aprender tudo sobre como realizar um casamento gastando pouco, sem deixar de lado o sonho de ter uma cerimônia do jeito que sempre desejaram.

Chegou o tão sonhado momento: depois do namoro, o pedido de casamento! Muitas pessoas idealizam o dia do casamento como um momento perfeito, mas se frustram por pensar que a cerimônia do enlace pode ser um sonho inalcançável.

Não é para menos. De maneira prática, um casamento pode ser muito custoso. O casal deve se atentar a uma série de coisas, como quantidade de convidados, arranjos de mesa e até as lembrancinhas que serão distribuídas ao final da festa.

Mas, mesmo com tantos detalhes, é possível economizar. Veja os pontos essenciais que devem estar na  sua agenda, além de diversas dicas para conseguir fazer um casamento simples e barato, mas ainda assim lindo e cheio de amor!

Mesa decorada em uma festa de casamento na praia.

Quanto custa fazer um casamento?

A resposta para esta pergunta depende de uma série de coisas. Uma das mais importantes é a quantidade de dinheiro que você tem disponível para providenciar, desde os convites, até a escolha do cardápio da festa.

É importante ser muito racional no planejamento do casamento. Por se tratar de algo que mexe com os sentimentos das pessoas, é comum que os noivos se deixem levar e gastem mais que o esperado.

O problema é que isso pode gerar dores de cabeça na hora de pagar as contas.

Para não deixar que o sonho se torne um pesadelo, o casal deve começar respondendo a algumas perguntas básicas: 

  • Qual é a renda dos dois? 
  • Qual é o valor dessa renda que já está comprometido com outras despesas?
  • Quanto cada um está disposto a desembolsar para pagar as despesas do casamento?
  • Existe algum dinheiro guardado para o grande dia?
  • O casal receberá ajuda financeira de parentes ou amigos?

A partir daí, vocês conseguirão visualizar quanto dinheiro terão disponível para investir no planejamento do casamento.

Feitas as contas, vocês conseguirão chegar ao valor disponível para começar o planejamento. Lembrem-se da importância de respeitar o limite estipulado para não ter surpresas no futuro.

Dá para economizar no casamento?

Um ponto para quem quer planejar um casamento simples e barato é saber que, quanto mais detalhes, mais caro será o seu orçamento final. Se você quer saber como realizar um casamento gastando pouco, está na hora de colocar a criatividade em ação!

A boa notícia é que economizar no casamento é uma tarefa difícil, mas possível! O casal terá que ter muito comprometimento com a verba disponível, além de usar recursos variados para não estourar o orçamento.

Leia também:  Lista de como economizar dinheiro, 09 dicas para não gastar de forma exagerada

Com um bom planejamento e dedicação, é possível fazer um casamento simples e barato, que tenha tudo a ver com o casal!

Planejamento é o segredo para economizar no casamento!

Você já deve ter percebido que a palavra “planejamento” foi mencionada algumas vezes ao longo deste texto. É porque ele é a base para quem quer realizar um casamento gastando pouco.

Só assim os noivos poderão organizar todas as despesas com muito mais facilidade.  

Confira agora uma lista de itens fundamentais que devem ser contemplados no planejamento e que ajudará os noivos que querem entender mais sobre economizar com o casamento.

Lista de convidados

O primeiro passo para organizar um casamento é fazer a lista de convidados. Tenha em mente que, quanto mais gente, mais caro será. É a partir do tamanho da lista que o casal decidirá outros detalhes importantes da cerimônia e da comemoração.

Comece fazendo uma lista completa de todas as pessoas que vocês gostariam de convidar. O próximo passo é riscar aquelas que não são tão essenciais, como amigos e parentes distantes, amigos de terceiros, vizinhos e colegas de trabalho. 

Também é importante que os convidados confirmem presença, pois é a partir desta contagem que você conseguirá planejar as próximas etapas do casamento. Isso pode ser feito por e-mail, telefone e até mesmo QR  Code.

Leia também: Ideias para festa de aniversário sem gastar muito e arrasar com os amigos

Uma dica é não fazer a lista final com a quantidade exata, pois sempre há desistências e confirmações de última hora. O indicado é incluir 10% a mais da quantidade programada na lista de convidados.

Não convide ninguém por obrigação. O casamento é, sim, um jogo de contas para caber no orçamento, mas é, antes de tudo, um dos dias mais especiais da vida do casal, e deve ser celebrado apenas com as pessoas que são importantes para eles.

Local 

O aluguel do espaço é um dos itens mais caros da lista de casamento. Muitos lugares fazem um combo que pode ser interessante: locação do espaço + buffet + decoração. Essa pode ser uma boa maneira de economizar no casamento.

A escolha da localização deve ter tudo a ver com o estilo – e o bolso – dos noivos. Fugir dos salões tradicionais pode ser uma opção com bom custo-benefício. Lembre-se: quanto mais formal for o local, mais caro tende a ser seu aluguel.

Hoje em dia, é possível realizar cerimônias de casamento nos mais diversos tipos de espaço, como chácaras, buffets, restaurantes, casas alugadas e até mesmo o espaço de eventos disponibilizado por hotéis.

Na hora de decidir pelo local, faça uma busca detalhada e explore as variedades disponíveis! Isso ajudará a ter mais visibilidade sobre os custos envolvidos em cada um dos lugares que o casal tiver interesse e, assim, tomar uma decisão consciente que não pese tanto no bolso.

Escolha da data e horário

A data também é um ponto importante a se considerar. Existem períodos do ano em que a realização de um casamento pode sair mais caro:

  • Durante o verão;
  • Em feriados prolongados;
  • Em meses de maior procura, como maio (mês das noivas), junho (mês dos namorados) e setembro;
  • Aos sábados.

Fazer um casamento simples e barato pode ser mais fácil durante o inverno, por exemplo.

Se seu objetivo é economizar, evite o sábado, que é sempre o dia mais caro e mais concorrido. Recepções entre domingo e quinta-feira costumam ser mais em conta. 

Além disso, um casamento diurno também costuma ser mais barato do que uma festa noturna.

Cerimônia religiosa

Se o casal faz questão de ritual religioso, que tal pedir a benção das alianças durante a missa ou culto? É uma maneira de economizar o custo de reserva da igreja para a realização da cerimônia.

Estilo: decoração e papelaria

Essa é a hora de soltar a criatividade! Busque a internet por referências que você gosta e por tutoriais DIY (faça você mesmo). Assim, você pode comprar a matéria-prima e fazer em casa. 

É a hora de convocar a família, os amigos, os padrinhos e as madrinhas para colocar a mão na massa!

Uma parte muito tradicional da decoração de um casamento são os arranjos florais. Abuse das flores da estação, que têm um preço mais baixo, e misture muita folhagem verde.

É uma maneira de deixar a decoração linda, mais autêntica e sem o alto custo das flores.

A papelaria também é uma forma de economizar no casamento. Procure modelos legais disponíveis na internet, personalize com as informações dos noivos e mande imprimir. Vai sair mais barato que contratar uma empresa para fazer a papelaria.

Buffet 

Dá para realizar um casamento gastando pouco e ainda comer bem! Lembre-se que, quanto menos formal, mais barato será.

Se for fazer um jantar, diminua a quantidade de entradas e petiscos. Outra opção interessante é um coquetel, com canapés e aperitivos – combina muito bem em uma recepção.

Até um churrasco pode ser uma alternativa divertida e econômica. Outra opção interessante e em conta é um menu de massas ou crepes com molhos e recheios variados.

Sobre o menu de bebidas, os destilados, como vodka e saquê, costumam encarecer o orçamento. Por isso, prefira cerveja, vinho ou drinks como a caipirinha, que utiliza uma quantidade menor de álcool em sua composição.

O brinde pode ser com a bebida que cada um estiver bebendo, eliminando a necessidade de servir champanhe ou espumante a todos os convidados. Separe uma garrafa para os noivos apenas para marcar o momento.

O bolo é uma parte muito tradicional e esperada.Para um casamento, ele pode ser muito caro, por isso considere a ideia de ter um bolo falso para a decoração e um bolo simples no sabor escolhido pelo casal para servir aos convidados.

Os docinhos também podem ser simplificados – tenha no máximo duas ou três opções. Evite frutas vermelhas ou frutas secas, como castanhas, que encarecem a produção.

mulher e homem lado a lado com terno e vestido de noiva

Vestido da noiva e terno do noivo

A maioria das  mulheres sonha com o vestido de casamento perfeito. Muitos vestidos são caros, mas é possível realizar este sonho sem pesar no bolso, recorrendo a alternativas criativas e diferentes. 

As alternativas são muito variadas. A noiva pode usar um vestido da família – que foi da mãe ou de alguma tia, por exemplo. Além de contar uma história, é uma maneira muito estilosa de não gastar muito dinheiro.

Quem disse que vestido de noiva precisa de assinatura de estilista famoso? Uma boa costureira de bairro, recomendada por familiares ou amigos, pode fazer um trabalho excepcional. 

Além disso, hoje em dia é possível encontrar modelos variados e por preços mais em conta em lojas online, de brechós a e-commerces internacionais. 

Os sites estrangeiros viraram queridinhos das noivas brasileiras pelos preços atrativos. Muitas vezes, é possível encontrar um vestido pela metade do preço de uma loja tradicional no Brasil. 

Mas é preciso tomar alguns cuidados básicos para o barato não sair caro. Contabilize todos os custos (fretes, impostos, ajustes).

Lembre-se de analisar se o vestido chegará a tempo para o dia do seu casamento – em algumas lojas, pode levar até seis meses para receber a peça. Procure sites de confiança para não correr o risco de não perder o produto.

Escolher um vestido único é uma oportunidade de fazer com que sua entrada na cerimônia seja ainda mais marcante e original!

É possível economizar ainda mais no traje do noivo. Se a cerimônia não exigir muita formalidade, dá até para pedir as peças de um terno emprestadas a algum amigo. Alugar a roupa ou procurar em um brechó também são opções mais econômicas.

Música

Contratar um DJ é sempre mais econômico do que contratar uma banda completa. Se o casal decidir fazer uma recepção mais informal, tocar uma playlist com as músicas favoritas pode ser uma opção ainda mais em conta.

Lembrancinhas

As lembrancinhas mais tradicionais são os bem-casados, mas é possível oferecer um pão de mel, um chaveiro, uma trufa ou até mesmo uma pequena plantinha, como uma suculenta. 

As lembrancinhas também podem sair muito em conta se o casal usar e abusar da criatividade. O que importa aqui é a gentileza e a lembrança afetiva do casal para com seus convidados.

Registro (fotografia e vídeo)

Um bom fotógrafo pode fazer toda a diferença na hora de registrar esse grande dia para a posteridade! Se a grana está curta para contratar foto e vídeo, opte por apenas um dos dois – fotografia costuma ser mais em conta que a equipe de vídeo.

Já pensou em fazer um mini wedding?

Se a sua lista de convidados não for muito extensa, uma opção muito econômica é um mini wedding. Essas pequenas cerimônias seguidas por uma recepção ou um almoço, normalmente para até 80 pessoas, pesam muito menos no bolso por terem menos convidados.

Um mini casamento tem muitas vantagens além do custo reduzido. Esse modelo de celebração foge completamente do tradicional, permitindo que os noivos soltem a criatividade e possam personalizar cada detalhe do dia mais especial de suas vidas.

Os mini weddings são caracterizados, principalmente, por serem mais enxutos e intimistas, com mais proximidade entre os noivos e os convidados. E, por se tratar de uma lista reduzida, o casal terá apenas as pessoas que realmente mais importam para eles.

Por ser muito mais compacto que um casamento tradicional, o mini wedding pode ser realizado em locais menores e cheios de personalidade, como a casa dos pais, uma casa de campo ou de praia e até no restaurante preferido dos noivos.

As opções são as mais variadas e, se você quer gastar menos no seu casamento, considerar um mini wedding deve estar na sua lista!

Noiva sentada à mesa decorada em um bosque.

Mais dicas de como realizar um casamento gastando pouco

Lembre-se: o mais importante é que o dia do casamento tenha a cara e o estilo dos noivos, esteja rodeado de pessoas queridas e que seja marcante para o casal. Fazer caber no orçamento é parte desta jornada!

Realizar um casamento simples e barato parece difícil, mas é só uma questão de planejamento e atenção. Além das dicas de cada um dos itens principais, não se esqueça dos pontos abaixo:

Faça contratos com todos os fornecedores

Não vale correr o risco de pagar multas altas ou perder alguma garantia por não ter feito um contrato ou lido as cláusulas direito. Por isso, leia, releia, esclareça as dúvidas e exija a assinatura de um contrato com todos os fornecedores contratados para seu casamento.

Não fuja do seu orçamento

Muitas coisas podem surgir no meio do caminho e comprometer a verba que o casal está destinando para o casamento. Mas tente ater-se aos valores combinados e evite surpresas desagradáveis no futuro.

Use uma planilha de apoio

Vocês vão conversar com muitos profissionais, fazer uma série de degustações e provas, visitar muitos espaços antes de bater o martelo dos fornecedores preferidos. 

Para não se confundirem, usem uma planilha que pode ajudar na organização e detalhamento dos custos.

Leia também: Organização financeira: vamos começar com esses passos

Confira nossa sugestão e adapte da maneira que preferir. Os valores e os nomes são fictícios apenas para referência.

ItemFornecedorPreço totalCondições de pagamentoObservações
LocalFornecedor 1R$ 20.000,0050% na reserva50% após eventoCombo local/decor/buffet tem desconto
LocalFornecedor 2R$ 12.000,00100% na reservaNão oferece buffet
LocalFornecedor 2R$ 15.000,0012x sem juros
FotógrafoFornecedor AR$ 3.000,0050% na reserva50% após eventoSem álbum
FotógrafoFornecedor BR$ 5.000,003x sem juros
LembrancinhasFeito pelo casalR$ 400,00Pagamento na horaCompra de suculentas no mercado municipal; valor já com tags de agradecimento

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *