Como usar bem o 13º salário: tudo o que você precisa saber!

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

como usar bem o 13º salario

Continua depois da publicidade

banner-zen

Enquanto as crianças esperam ansiosamente o Papai Noel ?, os adultos pensam em como vão pagar por todos os presentes pedidos ao bom velhinho ?. Ainda bem que existe um recurso para quem é assalariado que pode salvar o fim de ano: o 13º! Mas você sabe como fazer para usar bem o 13º salário?

Afinal, nem só de presentes de natal vive o 13º. Ainda tem todas as contas do começo do ano, IPVA, IPTU, material escolar e por aí vai… será que seu dinheiro será suficiente? Não existe alguma maneira de usá-lo com mais planejamento e cuidado?

Se você quer saber maneiras de como usar bem o seu 13º salário, está no lugar certo! Acompanhe!

Leia também: 13º salário

5 dicas de como usar bem o 13º salário

Quer aproveitar bem esse dinheirinho extra? Pega as dicas!

1. Livre-se das dívidas

Chato ter que falar nesse assunto, não é? Mas é a mais pura verdade, a melhor coisa que você pode fazer com o seu 13º é pagar suas dívidas primeiro.

Lembre-se que muitos empréstimos, financiamentos e outras contas podem conter taxas de juros muito altas e que, com o passar do tempo, vão se tornando uma bola de neve. Sendo assim, se livrar dessas contas o quanto antes pode até fazer você economizar no final.

Você pode adiantar parcelas de um financiamento, se for possível. Essa é uma boa pedida se o valor para pagar as últimas parcelas adiantadas tiverem um bom desconto.

Se não quiser usar todo o dinheiro, utilize pelo menos uma parte para essas dívidas e priorize as que têm taxas maiores de juros.

2. Planeje as contas do início do ano

Se você não se planejou ainda para a enxurrada de despesas que o início do ano nos traz, pode ser uma boa ideia usar parte do 13º para isso.

Separe os valores que você já sabe que vai ter que gastar, assim, pode conseguir descontos à vista, principalmente em tributos como o IPTU, por exemplo.

Guardar um pouco para criar uma reserva de emergência também pode valer a pena. Nunca sabemos quando vamos precisar, por isso, vamos sempre insistir em ter esse dinheiro guardado para eventuais necessidades.

Se você já tem uma reserva de emergência ?, coloque pelo menos um pouquinho do 13º lá. O ideal dessa reserva é possuir o valor de 6 meses dos seus gastos fixos, assim, você estará seguro para situações mais graves como a perda do emprego, por exemplo.

3. Gaste, mas com prudência

Tá, também não vamos dizer que você não vai poder comprar nenhum presentinho com o seu 13º, ok? Você pode sim!?

Mas é muito importante saber que contas atrasadas que estão crescendo por conta dos juros, e o planejamento de contas futuras que podem te deixar na pior, devem ser sempre sua prioridade.

Dessa forma, você pode gastar com as festas de fim de ano sim, desde que sobre um pouco de dinheiro para isso. Ou então, reserve uma pequena parte e aproveite para pagar à vista, se houver desconto.

Se o dinheiro está realmente sobrando, aproveite para fazer aquela compra que você está esperando há meses. Mas não esqueça de negociar bem com o vendedor!

Evite comprar por impulso e tente não passar de 20% do valor que você recebeu nesses gastos. Tente ajustar os presentes e compras à sua realidade e não o contrário.

4. Programe uma viagem ou compra específica

Se já faz muito tempo que você quer fazer uma viagem ou comprar aquela televisão estilo cinema para sua casa, agora pode ser uma boa hora de programar esse gasto.

Não quer dizer que você vá comprar agora ou que sua viagem será já na virada do ano. Estamos sugerindo que você comece a planejar, programar esses gastos.

Pode ser através de um investimento em renda fixa, com data para retirar quando for fazer o gasto, ou, se você já é um expert, pode investir em algo mais rentável.

O importante é começar a juntar o valor aos poucos. Assim, durante o tempo que você guarda o dinheiro, pode pesquisar os melhores preços de passagens, por exemplo. Daí quando achar aquela promoção, vai ter o valor separadinho para comprar! ?

5. Comece um investimento para o longo prazo

Você já tem uma reserva de emergência? Ótimo! Então agora está na hora de pensar na aposentadoria!

Aproveite para diversificar seus investimentos, colocar um pouquinho em cada tipo, e assim aprender a cuidar bem do seu dinheiro.

Aliás, se puder, separe um pouquinho do seu dinheiro pra investir, sempre! Pague-se primeiro, todos dizem! Guarde um pouco para ter no futuro. Essa é uma dica de ouro que pode valer em qualquer época do ano!

Leia também: Vale a pena antecipar o 13º salário para pagar dívidas?

Agora, se o 13º salário não foi suficiente, saiba que pode contar sempre com o Bom Pra Crédito! Aqui temos diversas opções de empréstimos que certamente vão te ajudar a sair do sufoco deste fim de ano!

Faça uma simulação e confira o que os nossos mais de 30 parceiros podem te oferecer, além das melhores taxas de juros!

E continue aqui no blog para saber mais dicas como essas!

banner-zen

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Roberto Dias Santos

    Maravilha, Muito bom seu artigo, apenas para complementar, tem um programa chamado: PCG Programa Classificados Grátis, esse Software é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse Software você pode anunciar de forma automática nesses sites, vale muito a pena usar ele agiliza muito o trabalho além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites novos, com esse programa você consegue gerar trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer divulgação e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Abraços aos amigos do grupo

    Responder

    • Bianca Lima

      ?

      Responder