Desafios do empreendedor no Brasil e como se livrar deles

Lu do BPC

| 5 minutos para ler

homem de suéter e camisa sentado em frente ao seu laptop e falando ao telefone

Continua depois da publicidade

banner-zen

Vencer os desafios faz parte da trajetória de quem deseja ser o dono do seu próprio negócio

Ter uma empresa para chamar de sua é um grande desejo. De acordo com a pesquisa GEM Brasil 2018, é o quarto maior sonho dos brasileiros, atrás de comprar a casa própria, viajar pelo país e comprar um automóvel. Porém, saber quais são os desafios do empreendedor no Brasil é importante para poder se preparar.

É fato que eles não devem ser vistos como um impeditivo para o empreendedorismo, já que praticamente toda atividade tem as suas dificuldades.

Mais importante do que isso é saber o que fazer para não ser refém de tais desafios.

Como disse Sun Tzu no clássico livro “A Arte da Guerra”, escrito no século IV a.C., “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.”

Depois de mais de 2.300 anos, a citação continua sendo totalmente válida em nosso dia a dia.

Se você quer conhecer os desafios para poder superá-los e ser um empreendedor de sucesso, saiba que veio ao lugar certo!

Vamos conversar sobre eles e as possíveis soluções para que, assim, consiga realizar este tão grande sonho.

Quais são os maiores desafios do empreendedor no Brasil?

Para lidar com o assunto, nada melhor que lidar com opiniões que tenham vindo de quem vive esta realidade.

Portanto, vamos nos basear nas respostas da Pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros 2016, feita pela Endeavor Brasil com quase 1.000 pessoas.

Os entrevistados foram divididos em quatro grupos: empreendedores gerais (1), empreendedores de alta performance (2), empreendedores de alto impacto (3) e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) (4).

Como as respostas também foram separadas em grupos, vale ressaltar que não estão na ordem, mas os desafios abordados pelo estudo são os que aparecem a seguir, tudo bem?

mulher de avental e camiseta listrada com os braços cruzados e sorrindo em frente a uma parede com adereços

Leia mais: 5 histórias de empreendedorismo feminino para você se inspirar

Gestão de pessoas

Lidar com pessoas é uma tarefa complicada, que demanda muito cuidado e dedicação para não ter problemas e conflitos, os quais podem minar o crescimento de qualquer negócio.

Mesmo com as respostas tendo sido divididas em grupos, todos eles elegeram a gestão de pessoas como o maior dos desafios do empreendedor no Brasil, ponto que merece destaque.

Para que isso não se transforme em um problema irreversível em sua empresa, vale investir em cursos sobre o tema, de modo a assimilar o máximo de informações possível sobre uma área tão crítica e necessária.

Gestão financeira

Nós sempre comentamos sobre planejamento financeiro por aqui, o que também não é simples, já que demanda bastante controle e também se beneficia de uma dose de experiência.

Se a gestão financeira pessoal já é complexa, quanto mais a das empresas.

Além da realização de cursos e da conversa com especialistas e pessoas experientes na área, uma dica importante é não misturar os recursos da empresa com os recursos pessoais, o que pode trazer sérios problemas no futuro.

Jurídico e regulação: contratos e processos e complexidade dos impostos

Esta é uma área ainda mais crítica no que tange à demanda de conhecimentos específicos sobre o tema.

Dadas todas as minúcias e pequenos detalhes que existem em termos jurídicos e regulatórios, pequenas brechas podem trazer consequências graves.

A melhor solução é ter um profissional ou equipe especializados na parte jurídica da empresa.

Se isso não for possível, pense em contratar uma terceirizada para tomar conta deste setor.

Inovação: criação e/ou melhoria dos produtos e processos

Inovar é uma necessidade atualmente. Ainda que possa não parecer um dos maiores desafios do empreendedor no Brasil, basta ficar sem apresentar inovações relevantes por algum tempo que as consequências negativas já surgirão.

Além de estar atento às novidades da área da empresa, é fundamental ter uma equipe que siga a mesma linha de raciocínio.

Além disso, se possível, tenha um time que cuide especialmente da inovação, o que tende a colocar sua marca sempre entre as principais em seu segmento.

Marketing e vendas: marca, ponto de venda, precificação, satisfação do cliente

Como diz aquele velho ditado, a propaganda é a alma do negócio. Se você não divulgar os produtos e serviços da sua empresa, quem é que irá comprá-los ou contratá-los, não é?

Além disso, é necessário pensar no marketing como algo mais abrangente e complexo, bem como integrá-lo com o setor de vendas e ter uma gestão eficiente neste último, já que é aí que efetivamente ocorrem as novas negociações.

Operações e processos: estoque, controle de qualidade e/ou custos operacionais

Sem um bom estoque, a empresa não terá o que vender. Sem um controle de qualidade eficaz, não há como se assegurar daquilo que é entregue aos clientes.

Sem um controle sobre os custos operacionais, são grandes as chances de lidar com um rombo no orçamento e, consequentemente, com grandes prejuízos.

Na verdade, essas áreas são correlatas e devem ser gerenciadas em conjunto. Com a devida integração, o desafio pode ser devidamente superado.

Estratégia: falta de visão, de foco e/ou de gestão de metas

Toda empresa deve ter um planejamento bem definido, de modo que saiba onde quer chegar.

Sem isso, ela fica como um barco à deriva no oceano, carregado pelo vento e que não tem direção.

A visão e o foco devem ser bem claros, ao passo que as metas precisam ser gerenciadas de forma plausível, mas sem abrir mão daquela ambição positiva, a qual também serve como um combustível para continuar a trajetória, mesmo com os desafios do empreendedor no Brasil.

Infraestrutura: tecnologia, engenharia e/ou segurança nas instalações

Grandes arranha-céus chamam a atenção na paisagem e inevitavelmente geram comparações com os outros prédios que estão em volta.

Porém, nem sempre se pensa em toda a infraestrutura que teve que ser planejada para que aquela torre esteja ali, firme e inabalável.

O paralelo é interessante para entender como tecnologia, engenharia e segurança são temas relevantes para todos os negócios.

Quem deseja que sua empresa seja um grande destaque no futuro precisa investir nessa base para que o crescimento torne-se possível e sustentável.

Acesso a crédito ou investimentos

Praticamente todos os itens da lista precisam de dinheiro para que sejam implementados.

Duas formas de tornar isso possível são através da obtenção de investimentos ou do acesso ao crédito, e ambas são complicadas de se obter especialmente para pequenas empresas.

Com o Bom Pra Crédito, basta fazer um cadastro para ter acesso a propostas personalizadas de mais de 30 financeiras parceiras.

Assim, você terá o melhor à sua disposição para superar um dos maiores desafios do empreendedor no Brasil!

Governança corporativa: problemas com sócios, conselheiros e/ou familiares na empresa

Embora possa ser analisada como uma variante da gestão de pessoas, a governança corporativa diz respeito à direção, aos sócios, administradores e outros, o que pode envolver conflitos de interesses e até mesmo criar problemas de convivência.

Para evitar este tipo de situação, é fundamental escolher com cautela os sócios e conselheiros, além de ter muito bem definido qual é o papel de cada familiar na empresa.

mulher de terno sentado em frente ao seu laptop com dedos apoiados em torre de moedas que está ao lado de um par de óculos e um globo transparente

Leia mais: Empreender no Brasil, porque é tão difícil

Desafios do empreendedor no Brasil: complicados, mas superáveis

A trajetória de quem deseja ter o seu próprio negócio traz suas dificuldades, de fato, mas elas felizmente podem ser superadas com o apoio de bons profissionais e com um planejamento bem definido na empresa.


Se você quer vencer os desafios do empreendedor no Brasil, não deixe de acompanhar o blog do Bom Pra Crédito, que sempre traz conteúdos novos e relevantes.

Estamos aqui para ajudá-lo a enfrentar e superar as dificuldades, então conte conosco!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *