Empréstimo para servidor público: conheça as melhores opções

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

empréstimo para servidor publico

Continua depois da publicidade

banner-zen

Você sempre achou que só existia empréstimo consignado para quem é servidor público? Pois saiba que não! Por mais que o consignado seja uma ótima escolha para quem trabalha no serviço público, ele não é a única opção na hora de conseguir um crédito.

Mas então quais são as outras opções? Como fazer para solicitar um empréstimo e quais os cuidados que eu preciso? Todas essas dúvidas a gente tira agora! =)

Leia também: Taxas dos consignados público e INSS do Itaú

Como funciona o empréstimo para servidor público

É fato de que, quanto mais garantias de que é um bom pagador você tem, maiores são as chances de se conseguir um empréstimo. Sendo assim, existe alguém com um emprego mais garantido do que um servidor público?

Por conta da estabilidade, o servidor público é considerado um pagador garantido, o que acaba transmitindo segurança para os bancos. Dessa forma, acaba sendo bem mais fácil solicitar um empréstimo se você trabalha no serviço público.

Além disso, esses trabalhadores acabam também conseguindo taxas de juros e condições de pagamento mais acessíveis que os assalariados de empresas privadas, por exemplo. Até o número de parcelas pode ser maior, bem como a burocracia menor e a liberação do dinheiro mais rápido. Legal, né?

Ou seja, o funcionário público tem tudo para conseguir ótimos empréstimos!

Assim, para solicitar um empréstimo, é necessário que você tenha em mãos documentos tais como: RG ou outro documento com foto, comprovante de renda e de residência.

Principais tipos de empréstimo para servidor público

Conforme mencionamos, não existe apenas o empréstimo consignado para quem é servidor público, sendo assim, vamos te apresentar, além deste, outros dois tipos de empréstimo que estão disponíveis para esse profissional:

Consignado

Vamos começar falando do tão conhecido empréstimo consignado para servidor público. No mercado há quase 20 anos, ele é um tipo de empréstimo onde as parcelas da dívida são descontadas diretamente do salário do servidor. Costuma ter taxas menores e prazos mais longos.

No empréstimo consignado, as parcelas não podem passar de 30% da renda do servidor público. Por conta disso, para se programar na hora de fazer um empréstimo consignado, você precisa aprender a calcular a margem consignável.

O cálculo é feito da seguinte maneira: você pega o valor líquido do seu salário, ou seja, o valor já sem os descontos normais mensais, divide por 100 e multiplica por 30. Assim, você vai saber exatamente o valor mensal que você pode ter de parcela do empréstimo.

Dessa forma, mesmo que você tenha mais de um empréstimo consignado, ainda assim, a soma da parcela deles não poderá ultrapassar essa regra dos 30% do salário.

Garantia de imóvel

Esse tipo de empréstimo precisa, como o próprio nome já diz, de um imóvel como garantia de pagamento. Ele também é conhecido como Home Equity e costuma ter taxas menores que outras modalidades.

É um empréstimo também com baixa inadimplência, já que se não houver pagamento das parcelas, o banco pode tomar o bem como forma de quitação.

Pode ser feito por qualquer pessoa que possua um imóvel próprio, não sendo necessariamente servidor público.

Existem outros empréstimos com garantia que o servidor pode solicitar como o de automóveis, por exemplo.

Pessoal

O empréstimo pessoal é o tipo mais comum de empréstimo. Assim como o de garantia de imóvel, não é exclusivo para funcionários públicos, mas algumas instituições financeiras oferecem produtos pensados nessa categoria.

Ele é um tipo de empréstimo onde a única garantia que existe é a promessa de pagamento das parcelas. O empréstimo pessoal não tem limite pré-estabelecido de comprometimento da renda do tomador e cada instituição financeira pode decidir quanto quer emprestar para cada cliente.

Normalmente são empréstimos onde se faz uma grande análise financeira de quem está solicitando e é com base nessas informações que são calculadas as taxas de juros e demais condições.

No Bom Pra Crédito você encontra esses 3 tipos de empréstimo, tanto para funcionários públicos quanto para o público em geral. Conheça todas as nossas opções e surpreenda-se com as oportunidades!

Cuidados antes de pedir empréstimo

Assim como qualquer outra pessoa, o servidor público precisa tomar alguns cuidados na hora de pedir um empréstimo, tais como:

  • Faça uma análise da sua situação financeira. Veja se você realmente precisa de um empréstimo;
  • Não feche contrato se você ficou com alguma dúvida sobre taxas, encargos e demais informações;
  • Pesquise diversas instituições financeiras para ter certeza que está contratando o produto mais adequado para sua situação;
  • Simule empréstimos! Aqui no Bom Pra Crédito você pode simular e descobrir qual o empréstimo que cabe no seu bolso;
  • Tenha certeza de que consegue arcar com as parcelas do empréstimo. Planeje-se bem!

Sou servidor público mas estou negativado, posso pedir empréstimo?

Por mais que, conforme falamos, o servidor público seja um modelo de estabilidade e, portanto, um ótimo candidato para pegar um empréstimo, a situação pode mudar um pouco de figura quando o servidor está negativado.

No entanto, se você é servidor público e recebeu uma notificação de que consta no cadastro dos negativados, não se desespere! Ainda existem soluções!

O empréstimo consignado, por exemplo, pode ser contratado em caso de nome sujo na praça. Para isso, você precisa ter uma margem consignável livre, que é aquele valor que falamos anteriormente e não ter contrato de trabalho temporário.

Leia também: Simulação de empréstimo: saiba o que é e como fazer

Agora que você já conhece todas as opções de empréstimo, venha conhecer as opções do Bom Pra Crédito!

E não perca outras postagem do nosso blog para conhecer produtos financeiros e ainda ficar em dia com informações sobre educação financeira!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *