É bem comum que os trabalhadores se interessem em usar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para habitação, ou seja, para adquirir um imóvel. A grande vantagem neste momento é que o Projeto de Lei 462/20 foi aprovado, e dá possibilidade de utilizar o FGTS para comprar o segundo imóvel.
Ou seja, já que o trabalhador não conta com a opção de corrigir o dinheiro parado considerando a inflação ?, pelo menos poderá utilizar o saldo sem rendimentos para a compra de um novo imóvel.
Se você tem dúvidas de como funciona o FGTS e quais as possibilidades de utilização da poupança, sem problemas! Separamos informações valiosas que servirão de guia para tomar qualquer decisão.
Leia também: Lucro FGTS: entenda quem tem direito e como funciona a distribuição
Posso usar o fgts para comprar outra casa?
Isso mesmo, finalmente um projeto de lei que beneficia o trabalhador, né? ?
Já que o cenário de rendimento corrido considerando a inflação não acontece, por enquanto será possível fazer a utilização do saldo parado para investir em outro imóvel.
Condições e taxas
Para entender como usar o FGTS para comprar um imóvel, separamos algumas informações interessantes.
Novas possibilidades
O trabalhador que decidir fazer uso do saldo terá maior autonomia para tal, como tempo de aprovação, além de não precisar limitar-se em comprar um imóvel com finalidade de moradia própria.
Isso porque o projeto de lei aprovado inclui a compra de terrenos, imóveis na planta, além de casas e apartamentos prontos para morar.
Essa modalidade de financiamento permite ao trabalhador utilizar o saldo do FGTS na compra do segundo imóvel e ganhar uma grande oportunidade de investir em uma modalidade com juros mais baixos.
Juros fixados
O sistema é obrigatório para a utilização do saldo, e a incidência de juros é fixada em 12% ao ano, além de possuir um valor máximo de, que é de R$ 1,5 milhão.
Carteira assinada
Neste caso, uma condição obrigatória é que o trabalhador tenha 3 anos de carteira assinada e financie o bem no Sistema Financeiro de Habitação.
Porcentagem financiada
O financiamento do imóvel com o FGTS não pode ultrapassar 80% do valor total da compra.
Imóvel em cidade diferente
Uma outra condição importante de ressaltar é que caso decida usar o saldo do FGTS na segunda casa, a mesma seja em uma cidade diferente do primeiro bem. No entanto, caso o trabalhador seja dono de menos de 40% de um imóvel, poderá comprar na mesma cidade. No entanto, a informação deverá constar na matrícula da propriedade.
Quitação do primeiro financiamento com FGTS
Além disso, para ter acesso a compra do segundo imóvel, precisa ter quitado 100% do primeiro financiamento.
Atente-se ao tempo de aprovação
A média de tempo para liberação do dinheiro do FGTS para processos relacionados à compra de um imóvel, como a aprovação do financiamento, por exemplo, pode levar de 60 a 90 dias para serem concluídos.
Devo sacar o FGTS para comprar um imóvel?
Uma informação importante é que na utilização do FGTS para financiamento, o banco é responsável pelo repasse do valor da venda do imóvel ao vendedor da propriedade. Sendo assim, o trabalhador deve apenas informar ao banco que fez a solicitação de financiamento para então incluir o uso do saldo do FGTS na operação.
Além disso, o trabalhador não precisa usar o valor total do saldo para o financiamento. Sendo assim, deverá informar ao banco qual o valor que deseja utilizar.
Leia também: Afinal, vale a pena financiar imóvel? Entenda.
Optei pelo saque-aniversário: posso usar o FGTS para comprar imóvel?
O saque-aniversário possibilita o saque de uma parte do valor disponível no fundo. Isso garante que a outra parte do saldo fique disponível para casos de aposentadorias, doenças graves ou até a compra de um imóvel.
Sendo assim, é possível que o restante do dinheiro seja utilizado para a compra de um imóvel.
Essas informações podem ajudar quem precisa entender como utilizar o FGTS para comprar um segundo imóvel. Continue acompanhando nosso blog para mais informações e dicas de finanças!
Seja o primeiro a comentar