E se você ganhar na loteria? Confira os 7 principais cuidados que precisa tomar para não perder todo o seu dinheiro

Lu do BPC

| 5 minutos para ler

mulher de camisa listrada comemorando em fundo azul

Continua depois da publicidade

banner-zen

Não contar para todo mundo, não largar o emprego, não gastar todo o dinheiro… confira nossas dicas!

Você já parou para pensar no que fazer se ganhar na loteria? As respostas mais comuns para essa pergunta incluem: largaria meu emprego, faria uma viagem pelo mundo, ajudaria toda a família, entre tantas outras. Sim, você pode fazer tudo isso.

No entanto, poucas pessoas estão preparadas para a responsabilidade de ter um saldo milionário na conta de um dia para o outro.

Pensando nisso, preparamos uma seleção com 7 dicas para você garantir sua segurança e aproveitar seu prêmio da melhor forma. Confira!

Mantenha o anonimato

Uma dica fundamental para ter paz e segurança para curtir seu prêmio é manter o anonimato.

Isso será importante para que você tenha tempo para programar sua vida, além de garantir sua proteção contra golpistas, curiosos e outras pessoas que podem atrapalhar seus planos.

Portanto, antes de mais nada, mantenha o anonimato.

Você pode pensar “ah, mas posso contar para minha família e meus melhores amigos, certo?”, mas a nossa recomendação é que você mantenha o maior sigilo possível até que você esteja preparado para todas as consequências e já tenha assessoria jurídica e financeira (falaremos sobre isso logo mais).

Mesmo que você seja uma pessoa ligada às redes sociais e adore compartilhar todas as conquistas da sua vida, contenha ao máximo a vontade de postar um novo status no Facebook contando ao mundo inteiro que você é o mais novo milionário do pedaço.

Isso não fará falta alguma — muito pelo contrário. É provável que você se arrependa amargamente dessa atitude.

empresário d eterno pensando dobre o que fazer com o dinheiro da loteria

Leia mais: 09 filmes sobre dinheiro para você aprender a controlar seus gastos

Não abandone seu emprego

Não cometa esse erro logo no começo. Por maior que seja sua vontade de se livrar de um emprego exaustivo e talvez até de um chefe arrogante, resista ao ímpeto de jogar tudo para o alto.

Mesmo que você não suporte seu trabalho, ele ajuda você a manter os pés no chão.

Nada mais ajudará você tão bem a entender o verdadeiro valor do dinheiro — e o esforço necessário para consegui-lo — do que ter uma rotina de produção. Pode parecer clichê, mas de fato o trabalho dignifica o ser humano.

Trabalhar também significa manter o dinheiro entrando. Nunca se esqueça que, mesmo que você tenha ganhado uma boa grana na loteria, esse dinheiro não é infinito.

Você precisará se dedicar para multiplicar seu patrimônio ou, no mínimo, torná-lo estável.

No entanto, se você realmente acha que é impossível continuar em seu emprego atual, isso não impede você de continuar na atividade. Você pode mudar de profissão ou até abrir seu próprio negócio.

Ou até fazer aquele curso na universidade dos seus sonhos. Todas essas opções são ótimas para manter uma rotina agradável e produtiva.

Assim, você não sofrerá de ansiedade e solidão pós-prêmio, como a jovem Jane Park, que ganhou um milhão de libras na loteria Inglesa aos 17 anos e comprou uma casa para morar sozinha.

Como era de se esperar, logo após a euforia, veio a saudade do dia a dia e das pessoas, então Jane voltou para a casa da mãe e passou a trabalhar em uma lojinha local para manter a interação social.

Não queime o dinheiro da loteria

Para seu próprio bem, mentalize: seu prêmio não é infinito.

Se você já assistiu ao filme “Até Que a Sorte Nos Separe”, do Leandro Hassum, vai se lembrar que a euforia de receber um prêmio da loteria e começar a gastá-lo como se não houvesse amanhã é algo muito perigoso.

Você certamente não quer perceber tarde demais que teve a chance de mudar a vida para sempre e perdeu o controle por causa de coisas que você talvez nem precisava comprar.

E não, essas coisas não acontecem só na ficção. Se você pesquisar, encontrará rapidamente histórias como a de Evelyn Adams, de Nova Jérsei, que ganhou duas vezes na loteria (sim!), mas gastou todo o dinheiro e, no final, teve que morar em um trailer.

A mídia adora essas histórias e está sempre de olho no futuro dos vencedores de loterias.

Se você seguir nossas dicas, mantendo o anonimato e gastando seu prêmio com sabedoria, seu rosto não estampará a próxima manchete sensacionalista de um milionário que perdeu tudo na gastança.

Crie uma lista de prioridades ao ganhar na loteria

Sabe quando você tem um milhão de coisas para fazer e não sabe nem por onde começar?

Bem, é possível que isso continue a acontecer depois que você ganhar seu prêmio, mas de uma forma até positiva.

Digamos que seus sonhos sejam comprar uma casa na praia, ajudar sua família, abrir um novo negócio e fazer um tour pela Europa.

As primeiras perguntas devem ser: qual o tamanho da casa? O que eu posso fazer para ajudar meus parentes?

Como será o plano estratégico da minha empresa? Que lugares vou visitar na viagem?

É aqui que entra a necessidade de uma lista de prioridades. Em primeiro lugar, lembre-se que você não precisa impressionar ninguém, então não faça escolhas que não deixarão você feliz.

Depois, siga com o que for mais importante e urgente. Dessa forma, você tomará ótimas decisões e se sentirá mais satisfeito com elas, a curto ou longo prazo.

Contrate um advogado

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Não pense que as coisas vão continuar iguais quando você tiver um saldo milionário em sua conta bancária…

Com o dinheiro, chegam as obrigações tributárias, as responsabilidades civis, os direitos imobiliários; coisas que vão fazer você querer ter um advogado de confiança.

E não é só porque você tem bastante dinheiro que você deve perder o hábito de fazer várias consultas em diferentes profissionais.

Procure segundas, terceiras e até quartas opiniões, até encontrar um profissional preparado para defender os seus interesses e prestar toda a consultoria que você precisa.

Organize sua vida financeira

Se existem duas certezas na vida, elas são a morte e os impostos — então prepare-se. Um bom contador é tão importante quanto um bom advogado.

Além disso, se você pretende aumentar sua fortuna, também é importante contar com o auxílio de um consultor financeiro — um profissional que vai ajudar você a montar sua cesta de investimentos e garantir que você possa curtir a vida enquanto o dinheiro trabalha para você.

O nome disso é independência financeira.

Não se esqueça, assim como em qualquer outro serviço que você contratar, pesquise bastante e busque referências dos profissionais e empresas com os quais você pretende se relacionar.

Você será um milionário, então precisa pensar como gente rica!

mulher de camisa azul comemorando em frente ao seu laptop

Leia mais: Controlar dinheiro: agora que começou a ganhar, cuidado para não perder tudo

Pratique o bem

Compartilhar faz bem para você. Se você achar que o dinheiro que você ganhou é mais do que suficiente para seu sustento e se sentir confortável, procure formas de ajudar causas relevantes.

Você pode doar para instituições de caridade, ajudar organizações de proteção aos animais, contribuir com pesquisas humanitárias, tirar amigos e família de situações críticas e até bancar bolsas de estudo para jovens humildes. Faça o que seu coração mandar.

No entanto, como em tudo a partir de agora, faça isso de forma planejada e inteligente.

Você pode pedir a ajuda de seus advogados e contadores. Além de tomarem todas as providências para que você contribua dentro das suas capacidades, esses profissionais ainda podem ajudar você a abater esses valores em impostos ou a organizar sua própria fundação social.

Conviver com outros milionários pode ser uma experiência e tanto. Eles já entendem como as coisas funcionam nessa realidade e podem ensinar a você o caminho das pedras.

Deixar a vida comum e ficar rico da noite para o dia pode causar algumas turbulências na sua rotina. Então tenha calma com seu processo de aprendizado e busque sempre ser o melhor que você conseguir.

Boa sorte!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *