Melhores investimentos para 2022: saiba quais são eles

Fabiana Veloso Vizoni

| 4 minutos para ler

investimentos para 2022

Continua depois da publicidade

Muito se fala na melhora da economia com a reta final da pandemia de Covid-19, ainda mais em época de final de ano. Por conta dessa perspectiva de crescimento, tem muita gente já pensando quais serão os melhores investimentos para 2022.

Afinal, mesmo com uma previsão de crescimento não muito alta para o ano que vem devido ao dólar e à inflação, o aumento da taxa Selic trouxe mais gás para os investimentos de renda fixa.

Se você não entende nada desse assunto, ou até entende um pouquinho mas quer saber mais, fica aí que vamos te contar tudo sobre os melhores investimentos para 2022!

Leia também: Tipos de investimentos: conheça as opções e descubra o ideal para você

Quais são os tipos de investimentos?

Primeiramente, é importante que você saiba que existem dois tipos de investimentos: os de renda fixa e os de renda variável. A principal diferença entre eles é que, enquanto um tem uma previsibilidade sobre o rendimento, o outro, como o nome já diz, pode variar para mais ou para menos.

Vamos falar um pouco mais sobre cada um dos tipos de investimentos que existem:

Renda fixa

Quem investe em renda fixa tem todas as regras definidas antes da aplicação. Assim, é possível saber qual será o prazo e a taxa de retorno. Ou seja, você sabe quanto vai ganhar de juros no final do período do investimento. Existem 3 tipos de renda fixa:

  • Pré-fixada: nesse tipo de título é definido desde o início quanto será o rendimento, independente de como está a economia. Temos como exemplo o Tesouro Direto, as Letras de Câmbio (LC) e o Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • Pós-fixada: nesse caso, o rendimento está atrelado a um indexador, ou seja, uma taxa que, ao variar, influencia o valor final do título. Como exemplo, temos o Tesouro Direto Selic, Letras de Câmbio Imobiliário (LCI) e Letras de Câmbio do Agronegócio (LCA);
  • Híbrida: como o próprio nome já diz, esse título tem uma parte fixa e uma variável. É um investimento que costuma ter um ganho acima da inflação. Desse tipo temos como exemplo, o Tesouro Direto IPCA+, CDB, LCI, LCA, LC e Certificado de Recebíveis do Agronegócio.

Renda variável

Quem investe em renda variável não tem uma previsão da rentabilidade do dinheiro investido. Ou seja, no final do período pode ganhar ou perder. Os investimentos mais conhecidos de renda variável são:

  • Ações: é a venda de uma pequena porcentagem de uma empresa;
  • FIAs – Fundos de Investimentos em Ações: nesse caso, investe-se em cotas definidas por gestores, que são negociadas na bolsa de valores;
  • FIIs – Fundos Imobiliários: assim como as ações, são pequenas porcentagens de empresas, mas no caso, de empreendimentos imobiliários como shoppings, galpões, entre outros;
  • Fundos Multimercados: também administrados por gestores, esses fundos investem em diversos locais como renda fixa, ações e câmbios, por exemplo.

Agora que você conhece um pouco os tipos de investimentos que existem, vamos te contar quais os melhores para 2022!

Melhores investimentos para 2022

Como mencionamos no início, a previsão de crescimento para o próximo ano não é das melhores. Quem afirma isso é o Boletim Focus, do Banco Central. Isso acontece por conta do aumento da inflação e dos juros, atrelado ao cenário externo e o fato de que no ano que vem teremos eleições para presidente.

Sendo assim, os investimentos de renda variável, como as ações ou fundos da bolsa de valores, acabaram perdendo um pouco seu espaço, já que se tornaram ainda mais arriscados. Além disso, as próprias empresas que têm capital aberto e oferecem ações no mercado, reduziram seus lucros por conta da diminuição das vendas. Isso faz com que suas ações valham menos e sejam uma opção menos atrativa.

Já o aumento da taxa Selic desde o começo de 2021, aumentou o foco nos investimentos em renda fixa. Hoje ela está em 7,75% ao ano, mas tem previsão de subir até 8,5% até o próximo mês.

Tipos de investimentos para 2022

Isso tudo faz com que o melhor investimento para 2022 seja a renda fixa pós-fixada, ou seja, aquela que é atrelada a uma taxa, como a Selic, por exemplo. No entanto, esse tipo de investimento é mais seguro quando aplicado no curto prazo, já que essas taxas podem, daqui há um tempo, variar para menos.

Sendo assim, títulos como o Tesouro IPCA, que é atrelado à inflação, ou Tesouro Selic, como o nome já diz, atrelado à taxa Selic, são ótimas opções para 2022. Além desses, os CDBs, que são títulos emitidos que costumam ter um rendimento maior que os anteriores, que são emitidos pelo governo.

Claro que os investimentos em renda variável ainda são atrativos, principalmente para aqueles que gostam de ter uma diversificação da sua carteira.

Sendo assim, boas opções de investimentos para 2022 são as aplicações híbridas. Assim, você pode se arriscar um pouco mais e ganhar um bom dinheiro com a alta dos juros, já que elas se baseiam no IPCA, que é o Índice de preços no consumidor, ou seja, a inflação.

O que investir em 2022?

Na verdade, a resposta para essa pergunta vem com uma outra pergunta: o que você pretende fazer com o dinheiro investido?

Afinal, para saber quais os melhores investimentos para 2022, precisamos saber se você precisa de retorno imediato, ou se pode tirar em alguns anos. Se tem pouco ou muito dinheiro para investir.

Saber qual o seu objetivo é sempre o primeiro passo para decidir como aplicar seu dinheiro.

Leia também: Carteira de investimento: Veja como montar uma de acordo com seus objetivos

Continue aqui no blog para mais dicas financeiras!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *