O que é cashback, dá para ganhar dinheiro mesmo?

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

homem de camiseta branca sorri enquanto segura um celular e um cartão de crédito

Continua depois da publicidade

banner-zen

Já pensou em comprar algo e ter parte do dinheiro de volta? Veja como é possível 

De acordo com a 6ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, o comércio virtual obteve um ritmo de crescimento de 40,7% em 2020. Nesse período, algumas empresas começaram a oferecer atrativos, como o cashback.

O retorno de parte do dinheiro gasto é uma vantagem imensa para os clientes. Como esse tema pode vir acompanhado de várias dúvidas, iremos falar sobre o que é cashback, como funciona e como ganhar esse benefício. Confira!

O que é Cashback?

Cashback é um termo em inglês que significa dinheiro de volta. Quando o consumidor faz uma compra, parte do que foi gasto retorna para ele. O valor devolvido pode variar e, normalmente, é calculado sobre uma porcentagem.

A porcentagem do dinheiro que será retornado pode ser de 0,5%, 5%, 10%, 25%, 50% ou até 100%. O último caso ocorre, geralmente, quando a empresa está buscando novos clientes, mas isso se trata de uma exceção, é claro.

mulher sentada a uma mesa branca segurando um celular e um cartão de crédito

Para aprender mais: Cupons de desconto e cashback, como economizar ainda mais em suas compras na internet

Como funciona o cashback?

Agora você já sabe o que é cashback, mas quer entender como ele funciona, certo? É muito simples! Basta se cadastrar em um aplicativo que oferece esse serviço e que, normalmente, possui parcerias com outras empresas. 

Depois, é só procurar uma empresa filiada ao aplicativo em que você se cadastrou e fazer a sua compra. O valor pode ser resgatado diretamente da conta corrente do seu banco, porém é possível ter uma quantia  mínima para saque. 

É possível combinar cashback com algum outro benefício de desconto?

Sim! Há diversas oportunidades que, se aproveitadas corretamente, podem te ajudar a valorizar o seu dinheiro. Em alguns casos, é possível aliar os cupons de desconto e cashback e, assim, ter mais vantagem.

Utilizar esses dois benefícios juntos é um dos principais benefícios de comprar online. Se você deseja economizar bastante, deve recorrer a essa alternativa. Assim, é possível ter um melhor controle financeiro.

Como ganhar cashback

O dinheiro de volta é uma técnica que pode ser estendida para alguns modelos de negociação. Entenda como ganhar cashback dentro do ambiente virtual e fora dele, contando com diversas ferramentas:

Online

Na internet, o cashback funciona de modo automatizado. Depois da compra ser realizada, o dinheiro retorna ou é debitado junto ao saldo. Existem algumas extensões para navegadores que alertam o consumidor da possibilidade de ativação desse serviço.

Lojas físicas

Para utilizar esse serviço em lojas físicas, basta pagar na máquina própria do programa de cashback ou informar o seu número de telefone no pagamento. Esse procedimento varia conforme o estabelecimento, por isso fique atento.

Instituições financeiras

Alguns bancos e fintechs, como Banco Original e Mercado Pago, oferecem o cashback automático nas compras realizadas nas lojas parceiras. Nesse caso, não é necessário ativar o recurso, já que o saldo será agregado à conta de modo automático.

Em todas as compras

Atualmente, existem programas de fidelização, como o Livelo, que permitem o uso do serviço em qualquer compra. Com isso, o usuário recebe um cartão de crédito cadastrado e paga algumas taxas para usufruir desse benefício.

Aplicativos mais usados para receber dinheiro de volta

Existem aplicativos de cashback podem ser usados para participar desse serviço. Entenda quais são os que podem te beneficiar com a vantagem do dinheiro de volta e como eles funcionam:

Méliuz

A Méliuz é uma das maiores empresas de cashback do Brasil. Para realizar a ativação do serviço pelo aplicativo, pesquise a loja desejada. Nas lojas físicas, é necessário fornecer o telefone e fazer o pagamento por uma máquina da Cielo.

Beblue

O cadastro na Beblue é feito por meio do CPF, de maneira rápida e segura. Esse app funciona apenas para lojas físicas. Para solicitar o cashback, é necessário que o estabelecimento tenha uma máquina Beblue. 

PicPay

O cashback PicPay apresenta um modelo diferente de dinheiro de volta. Esse app permite o retorno de valores até mesmo entre pessoas físicas. Além disso, ele possibilita diversas ações, como pagamentos e parcelamento de boletos

Em lojas físicas, é preciso ser aplicado em maquininhas da Cielo. A tarefa de ativar o serviço aqui é mais simples, já que basta escanear o QR Code na hora do pagamento.

Ame Digital

O programa cashback Ame Digital funciona com o sistema QR Code. Nesse modelo, não há a possibilidade de transferir o saldo diretamente para a sua conta corrente. Porém, ele pode ser utilizado em qualquer uma das lojas parceiras

imagem aproximada de pessoa entregando cartão roxo para ser usado em maquininha

Leia mais: Trigg – Cartão de Crédito com Cashback e Empréstimo Pessoal

Cashback World

O Cashback World é um app menos conhecido, mas que apresenta benefícios exclusivos. Nesse modelo, o usuário recebe um Cashback Card para utilizar nas lojas parceiras e receber o dinheiro de volta na conta bancária.

Um diferencial do cashback word são os shopping points, créditos extras que são utilizados em algumas ofertas específicas. O app investe em responsabilidade social e parte dos ganhos é direcionado para ONGs.

Mooba

O Mooba é o sistema de cashback desenvolvido junto ao Reclame Aqui. Trata-se de uma extensão para os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox que alerta o usuário quando identifica o retorno de dinheiro.

Ele é aceito em lojas virtuais, como o Carrefour e a Fast, e em sites de hospedagem, como o Hotéis.com. O usuário também recebe um cartão Mooba, que permite o saque em dinheiro.

Agora que você já sabe o que é cashback, como funciona e como ganhar esse benefício, basta começar a aproveitar. Baixe um dos aplicativos e tenha parte do valor gasto retornado para a sua conta. Economize cada vez mais

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *