Para quem deseja melhorar o seu negócio e oferecer as melhores soluções de pagamentos para os clientes, as transações online são uma excelente opção
O pagamento digital tem ganhado cada vez mais espaço entre os brasileiros, que têm considerado a praticidade e confiado na segurança das transações. Uma prova disso é que 74% das operações feitas em abril de 2020 foram realizadas por meios digitais.
Com o contexto da pandemia, que interrompeu muitos dos procedimentos realizados de forma presencial, as pessoas buscaram outras alternativas. Para você que é empreendedor, entender como funciona e aderir a essa forma de pagamento pode trazer muitas vantagens.
O que é pagamento digital?
Qualquer forma de pagamento feito no ambiente digital (celulares, computadores, tablets, entre outros) pode se caracterizar como pagamento digital. Podemos dizer que é uma transação que não envolve papel ou moeda física.
Assim, tudo pode ser resolvido online, com a utilização de sites, plataformas ou aplicativos que fazem a intermediação dos pagamentos. A praticidade dessa modalidade tem conquistado mais espaço a cada dia.
Como o pagamento digital funciona?
Para realizar esse tipo de pagamento será necessário que a empresa forneça as informações para onde o cliente deve direcionar seu pagamento. Já o consumidor escolhe entre as opções qual a que mais o agrada na hora de finalizar seu carrinho de compras.
Quem fornece esse serviço deve escolher qual a forma mais adequada a sua empresa. Veja quais as opções abaixo são as que melhor atendem às necessidades do seu tipo de negócio e do que você pretende oferecer aos seus clientes.
Quais são os tipos de pagamento digital?
Boleto
Quem não possui conta corrente pode gerar o boleto para pagamento. Outra forma é copiar o código e realizar a transação através dos aplicativos bancários.
Cartão de crédito
É muito popular entre os brasileiros e uma boa alternativa para parcelar o valor total da compra, com ou sem juros, dependendo da instituição que oferece o serviço.
Cartão de débito
Nesta opção, o pagamento é descontado diretamente da conta corrente a que está vinculado. Assim, o cliente evita uma dívida prolongada.
Transferência bancária
Feito diretamente entre contas, o consumidor envia o valor para a pessoa ou empresa a quem deseja pagar, informando os dados bancários da conta de destino.
Carteiras digitais
São plataformas que mediam os pagamentos como o PagSeguro, o MercadoPago e o PicPay, onde os clientes podem ter uma conta ou vincular um cartão de crédito.
PIX
Essa nova modalidade de pagamentos instantâneos permite o envio mais rápido de valores e com poucas informações, facilitando o processo e preservando os dados.
Whatsapp Pay
Atualização do Whatsapp recentemente lançada no Brasil, através de um cartão de débito cadastrado no Facebook Pay, permite transferir valores para outros usuários. Ainda há algumas restrições nessa modalidade.
E quais são os benefícios?
Você já deve ter se perguntado quais são as vantagens oferecidas pelo pagamento digital. Além das diferentes formas de pagamento que você já viu que podem ser utilizadas, deixando o empreendedor e o cliente com mais opções, você ainda dispõe de:
Segurança: essas transações são protegidas por dados criptografados, para preservar as informações dos usuários. Também evita que as pessoas andem com muito dinheiro para fazer pagamentos e corram riscos desnecessários.
Agilidade: com essas formas de pagamento, os valores caem rapidamente na conta de destino, com prazos variados dependendo da opção escolhida, podendo até ser recebidos em alguns segundos.
Praticidade: pode ser feito a qualquer dia e horário e em qualquer lugar, evitando a espera pelos chamados dias úteis e horários de expediente bancário, assim como o deslocamento para uma agência bancária.
Como vender pelo pagamento digital
Para você que quer oferecer o pagamento digital para os seus clientes, precisa avaliar qual é a forma mais adequada ao tipo de produto que sua empresa vende ou serviço que você presta. Dessa forma você pode escolher as que são mais vantajosas para você.
Cada uma das formas de pagamento online que mencionamos pode variar em taxas, facilidade de acesso e rapidez para que você receba o dinheiro. Algumas podem ser gratuitas ou com baixos custos para utilização.
Também vai ser preciso avaliar outros gastos, como se é preciso adquirir uma maquininha leitora de cartão de crédito e débito ou se demanda uma plataforma para seu cliente efetuar pagamentos. Fazendo essas escolhas, você vai estar pronto para receber seu dinheiro.
Para você que quer sempre receber as melhores dicas de como fazer o seu negócio crescer, acompanhe o blog do Bom Pra Crédito, que além das melhores soluções em empréstimos, traz para você todas as novidades do mercado!
Seja o primeiro a comentar