Pagamento por aproximação: saiba o que é e como funciona

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

pagamento por aproximação

Continua depois da publicidade

banner-zen

Quem não gosta de comodidade e facilidade? Pois o pagamento por aproximação é algo que veio realmente para agilizar nossa vida! Afinal, basta uma pessoa aproximar o cartão na máquina que o pagamento é concluído, assim, rápido e fácil!

Você sabe como funciona o pagamento por aproximação? Pois saiba que é preciso alguns cuidados para usá-lo. Acompanhe que a gente te conta tudo!

Leia também: Quais as vantagens de pagamentos online? Entenda aqui!

O que é o pagamento por aproximação?

Uma das modalidades de pagamento que está em constante crescimento no Brasil, o pagamento por aproximação ou contactless payment, é uma forma de pagamento onde não existe contato entre o meio de pagamento (cartão de crédito, por exemplo) e a maquininha.

Resumindo: você só chega com seu cartão próximo da maquininha e o pagamento é feito sem que você precise inserir o cartão na máquina, muitas vezes sem nem precisar digitar a senha. Ou seja, você não encosta em nada!

E esse crescimento tem tudo a ver com a pandemia, afinal, foi a partir desse momento que tivemos que começar a evitar contato e, na hora de pagar, não foi diferente!

Como funciona esse meio de pagamento?

Esse tipo de cartão tem uma tecnologia chamada NFC, que é a sigla para Near Field Communication, que em português é Comunicação por Campo de Proximidade.

Para que ela funcione ambos precisam ter essa funcionalidade, tanto o cartão quanto a máquina e ela também possibilita o pagamento com outros dispositivos como celular e smartwatches (aqueles relógios inteligentes). Para saber se o seu cartão tem basta conferir se ele possui o símbolo referente ao NFC que é igual ao do wi-fi só que de lado.

Assim, os dispositivos que têm essa tecnologia possuem uma pequena antena que se comunica com a máquina na hora do pagamento, enviando um código único com informações sobre a sua conta.

Quanto à senha, no final de 2020 a Abecs – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços aumentou para R$ 200 o limite para transações contactless sem senha, mas cada instituição financeira pode definir seus próprios limites. Cartões antigos podem exigir senha mesmo em valores menores.

Cuidados com o pagamento por aproximação

Veja abaixo alguns cuidados importantes na hora de realizar o pagamento por aproximação:

Sempre confira o valor do pagamento

Principalmente nos casos em que você não digita a senha, é super importante verificar o valor do pagamento. Afinal, mesmo que o local que você esteja comprando seja confiável, muitas vezes o atendente pode cometer algum erro e digitar o valor errado!

Ainda mais que o pagamento por aproximação costuma ser feito de forma rápida e, às vezes, com pouca atenção. Então ressaltamos que é importante fazer essa conferência antes de pagar! ?

Aliás, a distância mínima entre o cartão e a maquininha é de 4 centímetros. Por isso, o ideal é nem chegar perto da máquina até fazer a conferência.

Ative as notificações do app do banco

Não esqueça de deixar as notificações do seu banco ativadas em seu celular, afinal, além de conferir o seu extrato, você terá o aviso de toda compra que fizer.

Assim, você consegue perceber rapidamente se houve alguma compra que não foi você que fez. Caso haja algum problema, o ideal é sempre bloquear o seu cartão, nem que seja de forma temporária.

Se você tem um banco digital ou um app, pode fazer com seu próprio celular, desativando o item de compras por aproximação.

Se por um acaso você perder seu cartão ou ele for roubado, não espere! Avise seu banco imediatamente!

Além disso, pelo aplicativo do seu banco você consegue fazer o bloqueio do cartão, por mais que o ideal mesmo é sempre avisar ao banco para que as suas próximas faturas não tenham nenhuma surpresa.

Pagamento por aproximação usando o celular

Você é daquelas pessoas que costuma esquecer em casa até a carteira? Saiba que esse não é mais motivo para não pagar a conta! ? Afinal, agora basta ter um smartphone em mãos para fazer o pagamento por aproximação no celular.

Isso é possível porque existe a chamada carteira digital que é um aplicativo que armazena os dados do seu cartão. Dessa forma, você consegue fazer pagamentos em lojas físicas ou virtuais usando o seu celular.

É possível fazer pagamento usando o celular de duas formas: com a própria aproximação ou pelo QR Code se o estabelecimento tiver essa opção.

O pagamento por aproximação é confiável?

Além de ser mais seguro não ter que digitar a senha, a tecnologia de aproximação dificulta a clonagem do cartão já que possui uma criptografia, ou seja, uma proteção para os dados do cartão.

Se você ainda não usa um cartão que faz pagamento por aproximação, solicite ao seu banco. Use a tecnologia contactless a seu favor!

Leia também: Dívida de cartão de crédito: como sair dela? Saiba aqui

Está precisando de dinheiro para pagar suas contas? Aqui no Bom Pra Crédito você tem!

E fique por dentro de todos os assuntos relacionados à finanças pessoais aqui no blog!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *