Pagamento via WhatsApp, o que o empreendedor ganha com isso

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

mesa com caderno, caneta e celular com o símbolo do whatsapp na tela

Continua depois da publicidade

banner-zen

Atualização do WhatsApp traz benefícios tanto para quem paga quanto quem recebe, entenda como funciona

O Whatsapp lançou uma atualização no Brasil, com o intuito de facilitar o dia a dia de milhares de pessoas. A nova função tem como objetivo a realização de transferência e pagamento via WhatsApp entre os usuários.

Você sabe como usar esse novo recurso? A gente preparou um guia completo com as principais informações para te ajudar em cada etapa do processo. Confira a seguir.

O que é o WhatsApp Pay?

O WhatsApp é uma das redes mais utilizadas e presente no dia a dia de milhões de brasileiros.  Agora, ele também  pode ser usado para fins comerciais, o que faz com que seu engajamento seja maior do que muitas redes sociais.

O aplicativo decidiu inovar e atender a necessidade dos usuários que buscam facilitar suas formas de pagamento e transferência, criou o WhatsApp Pay. 

A nova atualização foi lançada no dia 4 de maio de 2021. Ela tem como objetivo facilitar a movimentação financeira para mais de 120 milhões de usuários que estão ativos no Brasil, segundo dados do Sebrae.

Atualmente contamos com variadas formas de pagamentos online, o que se torna cada vez mais prático, confortável e seguro.

O meio de pagamento online tomou conta da vida dos brasileiros, isso porque além de ser funcional se torna mais seguro, já que não será necessário o usuário andar com dinheiro no bolso.

imagem ampliada de mulher sentada à uma mesa segurando o celular com uma xícara de café do lado

Como funciona

Mas como pagar pelo WhatsApp Pay? Na atualização, o aplicativo adicionou um ícone em que você pode solicitar o valor que deseja enviar.

Mas, antes, é preciso  cadastrar um cartão de débito no Facebook Pay. Ah! A rede social, por enquanto, só aceita cartões de bancos parceiros. Então vale a pena conferir a lista para saber se o seu está na lista.

Além disso, para poder receber o valor, o destinatário deve ter o mesmo banco cadastrado de quem o enviou. Caso contrário, a transação não irá funcionar.

O comprovante de pagamento via WhatsApp virá através do extrato bancário, com o nome/empresa do usuário que for o destinatário do valor. Também dá para ver o histórico de transferências e pagamentos pendentes pelo aplicativo.

A função de pagamento via WhatsApp será liberada a usuários de conta pessoal com o limite de R$1 mil  por dia e R$5 mil ao mês. É possível fazer 20 transações diariamente.

A vantagem é que não é cobrada nenhuma taxa ou custo na movimentação

Quem pode fazer e receber pagamentos pelo WhatsApp

O WhatsApp Pay está sendo liberado aos poucos. Quando esse recurso estiver disponível para você, o app enviará uma notificação. Os bancos também estão liberados a enviarem os convites para seus clientes.

Para poder fazer a transferência, será necessário possuir conta em um dos bancos cadastrados na plataforma. Atualmente, as instituições financeiras são Nubank, Bradesco, Banco do Brasil, Banco Inter, Itaú, Mercado Pago, Next e Sicredi.

Os bancos que ainda não fazem parte podem se cadastrar e levar essa modalidade também a seus clientes.

De acordo com o Whatsapp, as transações estão limitadas somente a pessoas físicas. Mas, se tudo der certo, tudo indica que as transações entre empresas também irão ocorrer.

Por enquanto, a atualização é permitida somente entre os usuários do sistema Android e IOS através dos aparelhos celulares, a função WhatsApp web ainda não está permitida de realizar essa movimentação.

É seguro usar essa ferramenta?

Para proteger os usuários e evitar fraudes e futuros golpes, a nova atualização conta com o Facebook Pay, empresa que foi autorizada pelo Banco Central a executar este tipo de serviço no Brasil.

Foi criado algumas barreiras para garantir a segurança, uma delas é a utilização de PIN para poder efetuar a transação, para quem possui um dispositivo com leitor biométrico, também poderá liberar a transação com a digital.

Caso ocorra de enviar um valor errado ou para outra pessoa por engano, o valor não será ressarcido, e fica a disposição do destinatário devolver o valor.

Se acontecer alguma situação suspeita, o Facebook Pay conta com um suporte de 24 horas que atende os usuários através do email. 

pessoa segurando um celular com o ícone de whatsapp na tela

Facilidade no pagamento online, um benefício para quem paga e quem recebe

Com essa atualização, o aplicativo deixa de ser somente uma ferramenta de conversa e passa a ser uma junção entre rede social e plataforma de pagamentos e transferências de dinheiro.

Já há alguns anos o WhatsApp se tornou a ferramenta mais utilizada entre os pequenos empreendedores, e substituiu até as ligações, seja para fazer um pedido de pizza ou agendar um serviço externo.

Com as novas funções, além da comunicação entre empresa e consumidor, o pagamento pode ser feito diretamente pelo chat da conversa, de maneira super rápida e eficiente. 

Além de trazer conforto aos usuários, ele contribui no controle das finanças pessoais, pois registra todas as compras realizadas com valor, local e horário da transação, o que facilita o controle de gastos.

No Bom Pra Crédito, além de você ficar por dentro de todas as novidades que envolvem o mundo financeiro, também encontra ótimas dicas de finanças pessoais que te ajudarão a organizar sua vida. 

Fique ligado no nosso blog e tenha as melhores e mais atualizadas informações sobre finanças!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *