Salário mínimo 2023: entenda a proposta

Larissa Carvalho

| 3 minutos para ler

salario-minimo-2023

Continua depois da publicidade

A definição do salário mínimo 2023 considera os gastos para a sobrevivência de um indivíduo. Sendo assim, o reajuste anual tem o objetivo de permitir a manutenção do poder aquisitivo dos cidadãos. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 1.212,00.

O conceito de piso salarial, em resumo, é o menor valor possível a ser pago pelos empregadores pelo tempo e esforços – intelectual ou físico – aos seus funcionários.

Sabemos que está cada dia mais difícil aumentar os ganhos tendo em vista o aumento da inflação, não é mesmo? 😔

Dessa forma, é importante entender os fatores que influenciam o aumento do salário mínimo. Acompanhe a leitura e entenda a proposta, o cálculo e como fica o poder de compra dos cidadãos!

Leia também: Profissões com maiores salários, veja quais são as tendências para o Brasil

Cálculo do salário mínimo: como funciona?

Para fazer o cálculo do aumento do salário mínimo, são considerados:

  • Os resultados dos dois últimos anos do Produto Interno Bruto;
  • O valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

Neste caso, soma-se o crescimento real do Produto Interno Bruto ao valor do índice vigente. E assim, tem-se a definição do reajuste.

Entenda o aumento do salário mínimo 2022

O aumento do salário mínimo em 2022 bateu 10,18%, passando a inflação acumulada de 10,16%. 

Como resultado, o cidadão continua com o mesmo poder de compra, mas sem ganhos reais que possibilitem aumento de poder aquisitivo.

Qual será o aumento do salário mínimo em 2023?

A previsão do Governo Federal é um aumento de 6,76% para o salário mínimo 2023, chegando a R$ 1.294,00 contra uma estimativa de alta nos preços de 7,1%, segundo o Banco Central. Ou seja, o valor previsto está abaixo da inflação.

O que significa um reajuste abaixo da inflação para o bolso do cidadão, afinal?

Em resumo, quando o reajuste não ultrapassa a alta da inflação, o cidadão não tem um ganho real. Como resultado, apesar de haver aumento do piso salarial, o cidadão não tem possibilidade de manobras financeiras e aumento no poder de compra. 

Mas calma, ainda existe esperança! Como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor e a inflação fazem parte do cálculo que determina esse reajuste, o valor previsto para 2023 ainda pode sofrer alterações.

O valor final deve ser definido até o último dia do ano de 2022. Sendo assim, deve ser enviada pelo presidente da República, por meio de uma medida provisória.

Aumento do piso salarial: e o poder de compra, como fica?

O salário mínimo não tem um histórico de ganho verdadeiro. Isso significa que desde 2019 os cidadãos recebem o reajuste para não ter impacto no poder de compra, porém, sem possibilidade de aumento no poder aquisitivo.

O Ministério da Economia justifica o gasto público como fator impeditivo para um aumento maior no piso salarial.

Histórico do salário mínimo

O histórico do salário mínimo dos últimos dez anos não demonstra nenhuma grande mudança no poder aquisitivo da população.

Em 2016, durante o governo Dilma, aconteceu o maior reajuste dos últimos 10 anos. Esse aumento bateu 11,6%, e superou a inflação. Ou seja, registrou um ganho real para os trabalhadores.

Já em 2020, o aumento do piso salarial foi o menor registrado nos últimos dez anos, chegando a 0,58%.

No ano de 2022, o aumento do piso salarial foi um dos maiores dos últimos anos, porém, não registrou ganho real para os cidadãos. Como resultado, existe a perda no poder de compra.

E a gente que continue na luta, não é? 😓

O salário mínimo será aumentado abaixo da inflação?

A definição do salário mínimo deve considerar a inflação e garantir que o cidadão tenha o seu poder de compra em dia. Ou seja, que minimize a desvalorização da moeda causada pela alta da inflação.

Sendo assim, é preciso ter calma e aguardar o cálculo do índice e do produto interno bruto. Só assim para que a definição seja feita: e isso ocorrerá até o final do ano de 2022.

Leia mais: O que é inflação e como ela pode afetar a saúde da sua vida financeira

Gostou de saber sobre o aumento do salário mínimo 2023? Continue acompanhando o nosso blog para se manter bem informado.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *