Saúde financeira: saiba o que é e quais são seus benefícios

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

saude financeira

Continua depois da publicidade

banner-zen

Muito se fala sobre saúde. Saúde do corpo, saúde mental ou emocional. Mas você já ouviu falar em saúde financeira?

Pois saiba que ela tem tudo a ver com as outras “saúdes” que a gente citou. Ter saúde financeira pode ser um grande incentivo para estar bem em outros aspectos da sua vida.

Mas o que é saúde financeira? É ser rico? Milionário? ? Ou é possível ganhar pouco e ainda assim ter saúde financeira?

Se você quer saber, a gente te conta!

Leia também: Aprenda como manter a saúde financeira do seu negócio

O que é saúde financeira?

Primeiramente precisamos responder a pergunta ali de cima: não, saúde financeira não quer dizer ser rico. Afinal, existem muitas pessoas que ganham muito dinheiro e ainda assim possuem muitas dívidas. Assim como existem pessoas que ganham pouco mas estão com sua saúde financeira em dia.

Mas o que é saúde financeira afinal? ?

Saúde financeira é, principalmente, ter as contas pagas, dinheiro para emergências e uma sobra para projetos futuros. Ou seja, ela é, acima de tudo, organização e planejamento. Tudo dentro das suas possibilidades, é claro!

E, como dissemos ali em cima, não tem a ver com ganhar muito dinheiro. Mas sim, em saber gastá-lo de maneira ordenada e correta. Para isso, é necessária a educação financeira, acima de tudo.

Assim, ficaremos “saudáveis” em relação ao nosso dinheiro. Sem dever na praça e ainda com uma sobrinha pra investir nos nossos sonhos. E isso gera, acima de tudo, qualidade de vida para quem tem!

Ela tem tudo a ver com hábitos de uso do dinheiro e comportamento de consumo e, para existir, precisa de equilíbrio.

É claro que, para isso, é preciso existir um ganho mínimo. Queremos deixar claro que a saúde financeira também está atrelada a condições mínimas que possam, além de suprir suas necessidades, ter renda sobrando para guardar.

Como fazer para manter uma boa saúde financeira?

Existem alguma atitudes que você pode tomar para manter sua saúde financeira, tais como:

Organize suas finanças

A gente já falou aqui no blog várias vezes sobre planejamento financeiro. Afinal, é ele o primeiro passo para garantir a tão sonhada saúde financeira.

Saiba exatamente quanto você ganha e quanto você gasta, assim, poderá ter controle sobre para onde está indo seu dinheiro.

E para isso, é claro que você precisa aprender a gastar apenas o que tem! Evite comprar por impulso, avalie sempre quais são as suas necessidades, pesquise e faça compras conscientes.

Adequar seu padrão de vida é uma tarefa importante que ajuda e muito a manter sua saúde financeira. Não queira dar um passo maior que a perna na questão do uso do seu dinheiro.

Guarde dinheiro para emergências

Existe uma máxima que os poupadores sempre falam que é: pague-se primeiro! E o que isso significa? Separe um valor para investir e faça isso antes de pagar suas contas.

Claro que isso não quer dizer deixar de pagar os boletos do mês para poder guardar o dinheiro. Afinal, para investir, é claro que você precisa ter em dia todas as suas contas.

Mas se você sabe que vai sobrar um dinheirinho pra investir, faça isso já no início do mês. Isso porque, pode ser que você chegue no final do mês e esse valor já tenha ido para alguma “emergência”.

Afinal, as emergências precisam ser pagas com uma reserva feita exclusivamente para elas. Acidentes, desemprego, um gasto que não estava planejado, tudo isso pode comprometer seu orçamento e precisa ter um valor resesrvado.

Garanta sua aposentadoria

Além de guardar para as emergências, você precisa garantir sua aposentadoria. Isso porque não sabemos qual será o futuro da Previdência Social e não podemos depender de parentes para o sustento futuro.

Afinal, a velhice normalmente está ligada ao aumento de gastos, principalmente, com saúde, fazendo com que você precise ter um valor mensal disponível que seja razoável para essas despesas.

Para isso, você pode pensar em ter uma previdência privada ou um fundo de pensão. Ou ainda, ter outras formas de investimento a longo prazo para garantir seu dinheiro no futuro.

Tenha metas

Junto com a organização e o planejamento também precisam estar suas metas. Afinal, o dinheiro que você guarda não pode ser somente para emergências.

Então, se você tem vontade de viajar, comprar um carro ou uma casa, planeje. Veja quanto precisa guardar por mês e por quanto tempo para alcançar cada uma de suas metas.

Além disso, metas são sempre motivadoras quando se trata de economizar dinheiro. E alcançá-las também são ótimas para sua saúde mental!

Qual o principal objetivo da saúde financeira?

Como dissemos no início, a saúde financeira é fundamental para que você tenha as outras saúdes necessárias para viver. Afinal, você precisa ter dinheiro para pagar suas contas, mas também precisa ter condições de ter lazer, descanso, bens móveis e imóveis e tudo o que mais você quiser.

Ter saúde financeira é não se preocupar com o dia de amanhã. É não precisar se estressar se vai ter condições de pagar as contas. Ou de não se deprimir ou ter ansiedade porque vai ter que deixar de pagar um boleto.

Afinal, não ter dívidas tira um peso das suas costas, fazendo até com que você fique mais produtivo no trabalho e mais leve nas relações pessoais.

Isso quer dizer que dinheiro traz felicidade? Na verdade, o dinheiro pode trazer condições dignas de vida, o que para muita gente é considerado felicidade. Mesmo porque, o conceito de felicidade é diferente para cada um de nós.

E por último, a saúde financeira também influencia seu score e seu nome fica limpo na praça. Tudo isso facilita para quando você precisar ter crédito para um financiamento, por exemplo.

Leia também: Erros financeiros: 11 que você deve evitar

Se você precisa de uma ajuda no seu orçamento, saiba que pode sempre contar com o Bom Pra Crédito. Aqui você vai achar diversas opções de empréstimo que vão deixar suas contas em dia e prontas para você chegar na tão sonhada saúde financeira.

Faça uma simulação e confira!

E continue aqui no blog para mais dicas como essa! ?

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *