Vale a pena ter cartão de crédito pré-pago?

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

Vale a pena ter cartão de crédito pré pago?

Continua depois da publicidade

banner-zen

Está pensando em adquirir um cartão de crédito pré-pago, mas ainda não sabe se vale a pena? O Bom Pra Crédito esclarece o que você precisa saber antes de contratar esse tipo de cartão. Para quem busca o controle de gastos e pagamentos à vista (no crédito), o cartão de crédito pré-pago pode ser um grande aliado. Também é uma boa opção para uma viagem. A seguir, leia as principais dúvidas sobre o cartão de crédito pré-pago.

Cartão de crédito pré-pago: o que é e como funciona?

O cartão de crédito pré-pago é um cartão de crédito recarregável. O cliente recarrega o cartão com o valor que deseja (geralmente, pagando um boleto) e, após a liberação do saldo, pode utilizar ele para compras à vista, desde que não ultrapassem o valor recarregado.

O cartão de crédito pré-pago tem a mesma função que um cartão de crédito comum. Além das compras, você também pode sacar dinheiro do cartão e até mesmo pagar contas. Consulte os serviços antes da contratação.

As compras no cartão pré-pago são liberadas somente se houver saldo suficiente no cartão, ou seja, é preciso que o cartão tenha sido recarregado previamente.

Em relação ao limite no cartão de crédito pré-pago, é estipulado um valor máximo de carga total. Para ter um cartão pré-pago, basta ter CPF ativo e não é necessário ter conta bancária, apesar de ser uma vantagem ter conta em banco, para pagamento de recarga no débito. Assim como qualquer cartão, o pré-pago tem validade.

É prático e fácil ter um cartão de crédito pré-pago: você pode solicitar o seu cartão pela internet e em alguns pontos de venda, como em lojas de departamento e varejistas.

Quais as vantagens do cartão de crédito pré-pago?

Existem diversas vantagens do cartão de crédito pré-pago, principalmente, para quem não abre mão da economia. Por permitir apenas a utilização do saldo (recarga), o cartão pré-pago é uma boa opção para controlar os gastos.

Outra vantagem é que para ter um cartão de crédito pré-pago você não precisa comprovar renda. Você também tem chances de ter vários cartões pré-pagos e pode utilizá-los do jeito que quiser, além de se programar para uma compra ou viagem.

Quem tem restrição de crédito (nome sujo) pode pedir cartão de crédito pré-pago. Mas nesse caso, é melhor organizar a sua vida financeira primeiro.

O saque nesse cartão é muito mais barato que no cartão de crédito comum. Mas, o empréstimo pessoal pode ser uma melhor opção, já que sua taxa de juros pode ser 50% menor do que os juros do cartão de crédito e do cheque especial.

Cartão de crédito pré-pago tem anuidade?

O cartão de crédito pré-pago não tem anuidade. No entanto, podem ser cobradas outras tarifas, como a de adesão ao cartão, mensalidade, saques, a cada recarga, reemissão ou renovação de cartão (para cartões que estão vencidos), segunda via de cartão por perda ou roubo e tarifas de serviços internacionais, para compras em sites do exterior, por exemplo.

Ainda assim, um cartão de crédito pré-pago pode sair mais barato que um cartão de crédito comum (pós-pago), pois as algumas tarifas são menores.

Cartão de crédito pré-pago: onde posso carregar?

A maioria dos cartões de crédito pré-pagos permitem o pagamento da recarga através de boleto, débito em conta corrente e por meio de transferência de saldos entre cartões, no site ou aplicativo. Fácil, né?

No caso do boleto, a recarga não cai na hora e pode demorar. Confirme o prazo de compensação. É importante ficar atento aos limites diários e mensais de recargas, valor mínimo de recarga e saldo máximo do cartão. Essas informações podem ser obtidas previamente. Leia os termos e condições de contratação do cartão de crédito.

Cartão de crédito pré-pago é seguro?

O cartão de crédito pré-pago tem a mesma segurança que um cartão de crédito comum: chip e senha para utilização. Além disso, ao receber o cartão pré-pago, ele precisa ser desbloqueado para utilização.

Não divulgue os dados do seu cartão de crédito pré-pago. Nas compras pela internet, certifique-se de que o site é seguro.

Os gastos com cartão de crédito pré-pago podem ser acompanhados no site ou no aplicativo da administradora do cartão.

Cartão de crédito pré-pago internacional: como funciona?

O cartão de crédito pré-pago internacional ou cartão travel money é ideal para quem deseja viajar para fora do Brasil.

Uma das principais vantagens do cartão de crédito pré-pago é poder se programar com gastos da sua viagem. Há possibilidade de adquirir cartões de crédito pré-pago internacionais para uso virtual. Nesse caso, o cartão é recomendado apenas para quem deseja realizar compras em sites do exterior, ou seja, não para viagens.

O cartão de crédito pré-pago internacional também permite saques fora do país. Você também pode acompanhar saldo e gastos em tempo real. Antes de contratar um cartão pré-pago internacional, consulte as moedas disponíveis e tarifas adicionais.

Cartão de crédito pré-pago: posso presentear?

Você pode presentear alguém com um cartão de crédito pré-pago e com recarga, mas não são todas as operadoras que oferecem essa opção.

Algumas lojas têm os cartões de crédito pré-pago que permite recarga diretamente no caixa. Há possibilidade de adquirir um cartão de crédito pré-pago para mesadas.

Nessa modalidade, os pais conseguem programar as recargas e acompanhar os gastos dos filhos. Uma ótima opção também para incentivar a educação financeira entre os adolescentes.

Como conseguir crédito?

No Bom Pra Crédito, você pode solicitar crédito de maneira rápida e segura. Com simples passos, você tem chances de avaliar mais de uma proposta ao mesmo tempo, em um único lugar e escolher o crédito que mais combina com você. Ah, e você não paga por esse serviço!

Solicite seu empréstimo pessoal

E lembre-se: nunca faça pagamentos antecipados para liberação de qualquer crédito.

banner-zen