Comparar preços online: dicas e ferramentas

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

Continua depois da publicidade

banner-zen

O comportamento de compra muda a cada dia e a busca por economia faz parte da vida de quem costuma fazer compras online. Por isso, comparar preços online é uma prática super adotada e eficiente!

Sabemos que além de conseguir fazer a comparação de preços, é possível encontrar cupons de desconto, clubes de fidelidade e diversas táticas para conseguir o melhor negócio.

Não importa o tipo de produto ou serviço, a internet oferece uma gama enorme de possibilidades para conseguir uma condição melhor de compra, seja em preço, forma de pagamento ou descontos.

Separamos algumas dicas e ferramentas que ajudarão a comparar preços online e ter mais economia!

Leia também: Como economizar ganhando pouco: dicas de como poupar muito!

Como encontrar os menores preços em lojas online?

Usar os comparadores de preço online é a melhor forma para encontrar os menores preços nas compras digitais. Basicamente, essas plataformas mapeiam e unificam as principais lojas para facilitar a compra do usuário.

Claro que nem sempre o produto com preço mais baixo pode valer a pena para usuários de regiões diferentes, por exemplo, já que o frete pode ser muito alto dependendo de onde a pessoa mora. Então ter a opção de comparar esse tipo de valor faz toda a diferença. ?

É uma praticidade muito grande conseguir ver todas as condições, como preço com desconto, possibilidade ou não de aplicação de cupom, além do valor do frete.

Quais os melhores sites para comparar preços online?

Não importa o nicho, é possível encontrar sites e aplicativos diferentes.

Google Shopping

O Google Shopping é uma plataforma de busca de produtos bastante eficiente e simples para quem não quer perder muito tempo. O usuário só precisa digitar o produto desejado no Google e clicar na aba “Shopping” para ter acesso as diversas ofertas e preços, de diferentes lojas.

Além disso, é possível aplicar uma série de filtros para otimizar e personalizar a busca, como faixa de preço, tipo do produto, marca, condições de uso, vendedores e lojas mais próximas (por Geolocalização) e avaliações dos usuários.

Comparar preços online de passagens aéreas: Voos Google, Skyscanner, 123 Milhas

Caso o usuário esteja buscando comparação de preço online para passagens aéreas, por exemplo, o Google oferece a ferramenta Voos Google. 

Além dele, os sites Skyscanner e 123 Milhas também fazem o mapeamento de preço de todas as companhias aéreas e apresenta as melhores opções. 

Além disso, todos contam com a opção de alerta para acompanhar qualquer alteração, mandando avisos por e-mail.

Buscapé

Uma das plataformas mais antigas de comparação de preço, o Buscapé engloba todas as categorias de produtos. No entanto, é muito comum os usuários utilizarem para comparar preços de eletrônicos, eletrodomésticos e móveis.

Além de fazer o comparativo, o Buscapé apresenta o histórico de preço do produto. Dessa forma, o usuário sabe quando realmente é uma condição vantajosa para a compra.

Zoom

O Zoom é um dos líderes em comparação de preços no mercado. A plataforma possui milhares de lojas com milhões de ofertas mapeadas e com atualização em tempo real.

Assim como o Buscapé, o site ou aplicativo também conta com histórico de preços para evitar que o usuário compre por impulso sem saber se aquilo que está adquirindo realmente está com desconto: função especialmente útil em datas de alto consumo como a Black Friday.

Cupons de desconto e promoções

Muitos sites contam com a opção de cadastro tendo como prêmio desconto na primeira compra. No entanto, nem sempre os usuários gostam da ideia de se cadastrar. Sabia que existe uma extensão que monitora sites com cupons de desconto disponíveis?

Esse é o Méliuz, uma extensão que pode ser instalada no Google Chrome e indica lojas com preços mais baixos e cupons válidos, além de oferecer cashback e outros benefícios.

Como não ser enganado em compras online?

Acompanhar preços virou mania entre os compradores online. No entanto, com a diversidade de sites e possibilidades que a internet traz, o risco de cair em golpes aumenta.

Sendo assim, se a ideia é não ser enganado em compras online, o usuário deve pesquisar preços em sites confiáveis, com indicação e classificação.

Compra consciente: a melhor forma de economia

Com tantas opções de produtos e serviços, as compras por impulso podem causar uma verdadeira bagunça na vida financeira. 

A utilização de cartão de crédito desenfreada “só porque” um produto está em promoção pode ser perigoso. Quem nunca passou por isso, não é mesmo? É mais comum ainda que isso aconteça com itens não essenciais. 

Uma tática interessante é encher o carrinho com os itens que você sabe que não precisa, e não fechar a compra. No dia seguinte você se dará conta de que não precisava de nada daquilo. 

Planejar os gastos mensais é uma tarefa importante para conseguir economizar e manter a saúde financeira em boas condições. O que não está no orçamento precisa sempre responder a pergunta: “Preciso mesmo disso?”.

Se a resposta for não, vale deixar para depois, quando couber no bolso.

Fazer compras de maneira consciente ajuda muito a equilibrar melhor os gastos!

Leia mais: O que é educação financeira e como aprender com ela?

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *