Brasileiros vão fazer empréstimo em 2020: você está entre eles?

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

mulher fazendo contas em calculadora em cima de mesa com celular e cartões

Continua depois da publicidade

banner-zen

Descubra dicas infalíveis para passar pela crise

A vida como conhecíamos antes de março de 2020 mudou dramaticamente. Quase todos os países do mundo enfrentam uma pandemia severa por conta do Coronavírus, doença causada pela exposição ao COVID-19, vírus que causa infecções respiratórias. Com um colapso iminente do sistema único de saúde, a nossa economia também corre perigo. Muitos pensam em contratar um empréstimo visando um maior fôlego nessa época atípica.

Confira:

Os pequenos e médios negócios podem ser gravemente afetados pelos períodos de quarentena forçada do comércio. 

Com um colapso iminente do sistema único de saúde, a nossa economia também corre perigo.

Os pequenos e médios negócios podem ser gravemente afetados pelos períodos de quarentena forçada do comércio. 

Em fevereiro de 2020, o Serasa Consumidor divulgou uma pesquisa inédita feita com quase 3 mil pessoas de todo o Brasil e atestou que quase um terço dos brasileiros têm interesse em fazer um financiamento nos próximos seis meses. 

Desse total, 59% disseram querer pagar dívidas; 31% pretendem realizar um sonho e 10% gostariam de quitar uma despesa extra.

Se em um cenário relativamente normal os números eram esses, com o contexto de uma pandemia a situação financeira do brasileiro pode se agravar ainda mais e a única saída pode ser contratar um empréstimo pessoal.

Será que você está entre os brasileiros que vão precisar dessa ajudinha?

Separamos algumas dicas, tanto para você manter o foco e não cair nas dívidas em tempos de crise, quanto para você contratar empréstimo como um investimento e sair melhor de toda essa situação. 

homem de mulher sentados a mesa fazendo cálculos para contratar empréstimos

Leia mais: Fintech de empréstimo facilita a vida financeira do brasileiro

Transforme a educação financeira em um hábito

Crescer sem saber o que é educação financeira não é desculpa para passar a vida inteira ignorando que muito do esforço que fazemos para ter regras e finanças saudáveis, parte do conhecimento que adquirimos.

Estude, entenda como incorporar hábitos melhores ao seu dia a dia e comece a colocar tudo no seu lugar.

Estabeleça pequenos objetivos e grandes metas

Você vai conseguir mudar melhor seus hábitos se tiver objetivos claros.

O cérebro funciona melhor nesses casos quando temos um lugar para chegar. Coloque objetivos para alcançar a curto, médio e longo prazo.

Evite o impulso na hora de comprar

Uma crise não é momento de gastar dinheiro à toa.

Considere bem tudo o que tiver vontade de comprar, veja se cabe no seu orçamento, se é necessário, se você vai poder pagar, se vai atrapalhar algum dos seus objetivos de pequeno, médio e longo prazo. 

Entenda seu orçamento

Para assumir o controle das suas finanças é preciso ter a real noção de quanto é a sua renda mensal.

Se você recebe, paga as contas e sai por aí gastando sem nem saber quanto ainda tem na conta, é preciso rever seus costumes. 

Não tenha medo de ter o entendimento do seu orçamento, só isso vai fazer você controlar sua renda e conseguir manter a linha em um momento de crise.

Mas, se mesmo com essas dicas você precisar de um empurrãozinho do crédito, confira dicas para não se afundar ao contratar empréstimo:

Pesquise as menores taxas de juros

Em geral, os empréstimos com as menores taxas de juros são aqueles em que o risco de inadimplência é pequeno, o que dá mais segurança para as instituições financeiras possam emprestar sem medo de calote.

Empréstimos consignados, para aposentados e servidores públicos, que são descontados direto na folha; empréstimo com garantia de imóvel, em que o dono de uma casa ou apartamento já quitado coloca o mesmo em garantia em troca do dinheiro; e o empréstimo com garantia de veículo, que funciona igual ao de imóvel, mas coloca um carro, moto ou caminhão como garantia, são os que apresentam as menores taxas.

Se você se encaixa em algum dos três perfis, faça a sua pesquisa e escolha a melhor opção para você.

No Bom Pra Crédito você consegue analisar todas essas modalidades e ainda comparar com mais de 30 instituições financeiras.

Troque uma dívida cara por uma mais barata

Se for pegar um empréstimo para pagar alguma pendência financeira, considere a possibilidade de conseguir trocar juros altos de alguma dívida por uma mais barata em um empréstimo que funcione melhor nas suas condições financeiras. 

Ao fazer isso você continua em dívida, afinal como o título dessa dica sugere, você está fazendo uma troca.

Mas é uma troca saudável que vai deixar seu débito mais barato e possível de ser pago.

O que pode ficar complicado quando os juros altos se somam por meses e anos sem pagamento.

Tome cuidado com golpes ao contratar empréstimo

Não caia em promessas milagrosas, o empréstimo online pode ser seguro, mas você precisa ficar atento em alguns detalhes.

Na plataforma do Bom Pra Crédito você confere os certificados de segurança  e pode encontrar facilmente a informação de que o site é autorizado a conceder empréstimos por meio de bancos e financeiras parceiras pelo Banco Central.

Faça uma busca mais detalhada sobre o site que está oferecendo o empréstimo. Procure também nas redes sociais, em notícias, blogs, e no Reclame Aqui (site de reclamações).

homem com semblante preocupado encarando o celular

Leia mais: Como conseguir um empréstimo sem juros?

Não esqueça de comparar o Custo Efetivo Total do empréstimo 

Não são só as taxas de juros que dizem se um empréstimo cabe no seu bolso ou não, essa é apenas UMA das taxas que você paga quando solicita dinheiro.

Você precisa verificar quanto fica o Custo Efetivo Total (CET) da operação. 

Isso porque o juros pode ser baixo, mas a junção de todos os outros encargos cobrados pelo banco ou financeira para emprestar o dinheiro, como impostos e seguros, podem deixar seu empréstimo mais caro do que você pode pagar. 

Gostou das dicas?

Visite agora a página do Bom Pra Crédito e confira todas as suas opções de empréstimo com taxas a partir de 1,59% ao mês. 

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *