Como o empréstimo para construção pode te ajudar a deixar a casa do seu jeitinho

Lu do BPC

| 15 minutos para ler

Empréstimo para Construção: Como Funciona e Melhores Opções

Continua depois da publicidade

banner-zen

Chegou o momento de finalizar a reforma da sua casa e deixar cada cantinho com a sua cara

Seja para começar uma construção do zero, aumentar a casa ou reformar aquele ambiente para deixar mais aconchegante, o empréstimo para construção é uma ótima alternativa.

No entanto, para que tudo dê certo, você precisa de planejamento.

Descubra agora como conseguir dinheiro para terminar sua casa sem precisar se enfiar em dívidas. Leia esse artigo até o final para aprender como conseguir crédito para construção que cabe no seu bolso.

Você tem um terreno parado e quer construir uma casa lá? Juntar todo o valor que precisa para tirar a casa própria do papel não é fácil. Mas, o financiamento para construção te ajuda com isso!

Afinal, o gasto com material de construção e mão de obra são grandes e você precisará de uma boa quantia. Para evitar que isso prejudique o seu sonho de ter uma casa própria, a dica é optar por um empréstimo para construção. Você conhece?

Construir ou reformar um imóvel requer planejamento, organização e, claro, dinheiro! Quando a gente começa a colocar tudo na ponta do lápis, o susto é grande.

Mas, com um passo de cada vez, você consegue fazer tudo o que quiser sem precisar se enfiar em dívidas. Descubra agora como o financiamento para construção pode te ajudar realizar seu sonho de ter sua casa do jeito que você sempre quis.

Um empréstimo para construção vai ajudar você a ter o material que precisa para construir um imóvel do zero ou até dar andamento na obra que já está em andamento. 

São várias as opções disponíveis desta modalidade de empréstimo. Por isso, é importante fazer um comparativo de todas elas para ver quais mais se ajustam às suas necessidades e oferecem as melhores taxas de juros

Ficou interessado? Então, tire todas as suas dúvidas sobre empréstimo para construção neste artigo e prepare-se para realizar o seu sonho!

O que é um Financiamento para Construção?

O financiamento para construção é destinado para quem quer começar uma casa do zero no terreno, terminar uma obra que já está em andamento ou até ampliar a própria casa. 

Você pega o dinheiro que precisa e vai pagando para o banco em parcelas. Ele pode ser usado para começar uma obra do zero, dar andamento em uma construção já iniciada ou reformar a casa.

Você pode usar o dinheiro para aumentar a casa, trocar os pisos, reformar o telhado, entre outras finalidades. Dependendo do tipo de financiamento, valor pode ser usado para a compra de materiais ou pagamento de pedreiro.

Sabe aquele quarto a mais que você precisa construir? Com o empréstimo para construção você pode!

Como Funciona um Financiamento para Construção?

O empréstimo para construção funciona semelhante a um empréstimo pessoal ou parecido com um cartão de crédito. Isso vai depender do tipo de crédito que você solicitar e da financeira que escolher.

Nos financiamentos para construção semelhantes a um cartão de crédito, você pode usar o valor proposto apenas para comprar material para a obra. Para isso, você recebe um cartão e pode gastar até o limite do valor disponibilizado.

Você pega o dinheiro que precisa e vai pagando para o banco em parcelas. Ele pode ser usado para começar uma obra do zero, dar andamento em uma construção já iniciada ou reformar a casa.

Já no empréstimo para construção que cobre até a mão de obra, você recebe o valor em sua conta e gasta para pagar o pedreiro, a construtora, entre outros. Neste caso, funcionará como um empréstimo pessoal comum.

Para conseguir um empréstimo para construção será necessário passar por diversas etapas como:

  • Análise de crédito: Para saber se você tem o “nome limpo”, quanto recebe por mês e se terá condições de pagar o valor devido;
  • Proposta da financeira: Informando as taxas de juros e o valor máximo que você poderá ter como crédito;
  • Assinatura do contrato: Após escolher o melhor empréstimo para construção, é preciso assinar um contrato para ter acesso ao valor disponível.

Qual a melhor Opção de financiamento para Construção?

Qual a melhor Opção de Empréstimo para Construção?

O melhor empréstimo para construção é aquele que oferece o valor que você precisa para realizar a sua construção com os juros mais baixos

Por isso, para decidir qual a melhor oferta para o seu caso, é preciso comparar propostas de diversas financeiras.

Claro que se você for sair para fazer isso, gastará alguns dias, indo de banco em banco. 

Se o seu objetivo é comprar o material necessário e pagar mão de obra, a melhor alternativa é o empréstimo pessoal. Nesse caso, é necessário comparar quais são os bancos que oferecem as menores taxas de juros e as melhores condições de pagamento.

A boa notícia é que com a facilidade oferecida pelo Bom Pra Crédito, você consegue fazer todas as transações online, sem sair de casa e em poucos minutos.

Basta preencher seus dados para pedir um empréstimo pessoal online. Depois disso, a sua solicitação será analisada por mais de 30 instituições financeiras. Tudo isso, com apenas um pedido online feito por você.

Após a avaliação, você saberá em quais financeiras foi aprovado. Então, é só selecionar o valor que mais cabe no seu bolso e aguardar ele cair em até 48 horas.

Então eu preciso ir de banco em banco? A resposta é não! Imagina quanto tempo você gastaria e quantos dias de trabalho perderia só para descobrir onde pedir empréstimo? É bem mais fácil usar os serviços oferecidos pelo Bom Pra Crédito.

O Empréstimo pessoal do Bom Pra Crédito Pode Ser Usado Para Reforma?

Claro que pode! Com o empréstimo pessoal Bom Pra Crédito você pode aumentar a sua casa, construir o seu imóvel ou reformar o que já é seu. 

Basta solicitar um empréstimo em um formulário simples e optar pela oferta que te permita todas essas ações.

Dependendo do seu perfil financeiro, você pode receber diversas opções de empréstimo online, graças à parceria do Bom Pra Crédito com mais de 30 instituições financeiras. O melhor de tudo é esse processo é 100% online.

Dessa forma, você pode fazer o pedido na hora em que quiser. Basta ter um celular ou computador com acesso à internet. Para ter acesso às facilidades do Bom Pra Crédito, basta preste atenção nas instruções a seguir:

1. Acesse o site do Bom Pra Crédito e preencha informe os seguintes dados: quantidade de dinheiro que você precisa, em quantas vezes você quer pagar, nome completo e e-mail;

2. Termine de preencher o cadastro, fornecendo todas as informações solicitadas. É importante que você não deixe nada em branco. Quanto mais completo for seu cadastro, mais rápido seu dinheiro será liberado. 

3. O Bom Pra Crédito vai enviar sua proposta para os bancos parceiros para que eles analisem seus dados e perfil financeiro;

4. Você receberá a avaliação do seu pedido de empréstimo e descobrirá quais são os bancos que aprovaram sua proposta.

5. Selecione o valor das parcelas que mais cabe no seu bolso e siga as instruções disponibilizadas pelo Bom Pra Crédito;

6. Agora é só esperar o dinheiro entrar na sua conta para você gastar com a construção ou reforma do seu imóvel. 

O que é empréstimo para construção?

O empréstimo para construção é um tipo de serviço financeiro que foi criado para quem deseja construir em um terreno, reformar, ampliar ou terminar a própria casa. O banco disponibiliza determinado valor e você vai pagando em parcelas.

Vantagens do Empréstimo pessoal para Construção

Vantagens do Empréstimo pessoal para Construção

Você ainda está em dúvida se realmente compensa empréstimo pessoal para construção? Claro, que antes de sair pegando dinheiro emprestado, é preciso pensar bem nas vantagens e desvantagens para poder se programar.

Uma das vantagens de optar por um empréstimo pessoal comum e empregar o valor para a construção, é poder decidir o que fará com o dinheiro, ou seja, você poderá gastar com o material de construção, com a mão de obra ou, até mesmo, acabar de pagar um terreno.

Além disso, ao contratar um empréstimo pessoal para construção você:

  • Realizará o sonho da casa própria;
  • Poderá fazer a reforma almejada;
  • Terá a sua casa em pouco tempo e com a planta que escolher;
  • Sairá do aluguel;
  • Poderá escolher do piso ao teto, ou seja, terá a casa como sempre sonhou;
  • Poderá usar o dinheiro para aumentar a sua moradia atual.

Quais São as Etapas para Contratar os Empréstimos Para Construção nos Bancos e Financeiras?

A primeira coisa a ser feita por quem quer contratar um empréstimo para construção é entrar em contato com todas as financeiras. 

É necessário falar o que quer, qual a finalidade do crédito e fornecer os seus dados pessoais: nome, local onde mora e trabalha, quanto recebe, entre outras informações. 

Depois disso, seguirá a seguinte sequência:

1 – Análise de crédito

Nesta etapa, as financeiras irão avaliar o seu perfil para ver se você está apto a realizar um empréstimo para construção, qual o valor que elas podem oferecer e a taxa de juros que se encaixa em seu perfil. Para isso, será preciso disponibilizar uma série de documentos como:

O comprovante de residência que pode ser usado varia de acordo com a instituição. No geral, são aceitos:

  • Contas de água;
  • Contas de luz;
  • Contas de telefone celular;
  • Contas de telefone fixo;
  • Contrato de aluguel, desde que tenha sido reconhecido firma em cartório;
  • Declaração do Imposto de Renda recente;
  • Carnê de cobrança de IPTU;
  • Conta de TV por assinatura;
  • Conta de internet;
  • Contas de gás canalizado;
  • Fatura de cartão de crédito;
  • Escritura de imóvel;
  • Carnê de cobrança do IPVA;
  • Contracheque, desde que tenha sido emitido por órgão público;
  • Demonstrativos que tenham sido enviados pelo INSS ou SRF;
  • Extrato do Fundo de Garantia enviado pela Caixa Econômica Federal;
  • Registro de Licenciamento de veículos;
  • Documento que comprove o financiamento imobiliário;

2 – Propostas

Depois da análise de crédito, as financeiras dirão se você tem o perfil necessário para poder adquirir um empréstimo para construção com elas. Caso tenha, elas darão as opções de parcelamentos e prazos aceitos. 

3 – Análise da proposta

Com todas as propostas em mãos, você deverá analisar uma a uma, e ver qual tem a menor taxa de juros e qual oferece todo o valor que você precisa. 

Após encontrar o banco, avalie qual o parcelamento que se encaixa à sua situação financeira. É importante ter a certeza de que o valor da parcela mensal cabe em seu orçamento doméstico. Só assine o contrato se tiver a certeza de que poderá pagar o empréstimo posteriormente.

4 – Assinatura do contrato

assinatura do contrato

Depois de decidir qual o melhor empréstimo para construção para você, é hora de entrar em contato com a financeira e fazer a adesão. Para isso, deverá assinar o contrato.

5 – Liberação de crédito

Com o contrato assinado no prazo informado, a financeira irá disponibilizar o crédito do empréstimo para construção solicitado por você. Depois, é só começar a investir na sua obra.

O melhor de tudo é que no Bom Pra Crédito você pode fazer tudo isso online e em poucos minutos

Com apenas uma solicitação, você recebe o retorno de mais de 30 financeiras. Assim, poderá avaliar tudo, na comodidade do seu lar, sem perder tempo em fila de banco! 

Isso sem contar que terá um grande leque de opções e, certamente, encontrará uma que atenda ao que você precisa.

 O que é preciso para pedir um financiamento para construção?

Para pedir um financiamento para construção, o ideal é ter o nome limpo. Alguns bancos até aceitam emprestar dinheiro para quem tem nome sujo, mas as taxas de juros costumam ser maiores. 

Além disso, você precisa comprovar sua renda. Isso significa que você deve informar quanto de dinheiro você tem, incluindo salário e renda extra.

Empréstimo para construção é a mesma coisa que financiamento?

É muito comum que surjam dúvidas a respeito das características do financiamento e empréstimo para construção.

O financiamento, sem sombra de dúvidas, tem muito mais burocracia.

Nesse caso, o dinheiro que você recebe deve ser gasto apenas com aquilo que está previsto no contrato.

Isso significa, por exemplo, que você poderá gastar apenas com compra de materiais. O pagamento de mão de obra deve ser feito com outros recursos.

Exemplo bem conhecido de financiamento para construção é o Construcard, que é oferecido pela Caixa Econômica Federal.

Essa linha de crédito é destinada apenas para a compra de material de construção em lojas credenciadas pelo banco.

Quem contrata esse serviço, recebe um cartão com limite determinado e tem até seis meses para comprar tudo o que precisa. 

Depois desse prazo, você começa a pagar as parcelas do financiamento, que podem durar até 240 meses. 

Para pedir o Construcard, você precisa ser maior de 18 anos, ter uma conta na Caixa, ter o cadastro aprovado e entregar a documentação solicitada. Os documentos exigidos são CPF; RG; comprovante de renda e comprovante de residência.

Você também precisa comprovar que o imóvel está em seu nome. Os documentos, nesse caso, podem ser o carnê de IPTU/ITR com vencimento no ano corrente, certidão da matrícula do imóvel, cessão de direitos do imóvel ou comprovante de financiamento. 

No caso do empréstimo para construção, você não precisa se preocupar com a forma pela qual usará o dinheiro.

Nessa modalidade, você recebe o valor em sua conta e gasta como quiser.

Nesse caso, ele funciona como um empréstimo pessoal comum. Para contratar esse serviço, você não precisa passar por tanta burocracia.

Outra vantagem é que você pode gastar o dinheiro quando desejar, sem precisar se preocupar com os 6 meses. 

Além disso, quem tem nome sujo também tem chances de pedir empréstimo para construção. Tudo vai depender do perfil financeiro, da renda e do seu score.

Qual é a melhor maneira de pedir empréstimo para construção?

Se o seu objetivo é pedir empréstimo para construção com melhor custo-benefício, o ideal é contratar esse serviço pela internet. O Bom Pra Crédito tem parceria com mais de 30 bancos.

Em poucos minutos, você preenche um cadastro e pode receber diferentes propostas, dependendo do seu perfil financeiro.

Não se preocupe! A gente trabalha com um sistema de segurança e proteção de dados para garantir que nada dê errado.

Financiamento de Construção Bradesco

Financiamento de Construção Bradesco

No Bradesco é possível financiar até 70% do custo total da obra e no valor não poderá ser incluído a mão de obra. 

O empréstimo para construção Bradesco oferece até dois meses para você começar a pagar e o valor poderá ser dividido em até 25 anos.

Você poderá usar o FGTS quando:

  • Depois da averbação da obra, desde que enquadrado nas regras do FGTS e do SFH;
  • Para pagar todo o financiamento ou reduzir o número ou valor das parcelas.

Depois de financiar a casa, você terá até dois anos para terminar a construção. O empréstimo para construção oferece financiamento mínimo de R$ 350.000, e atualmente tem taxa de juros de 10,70% ao ano.

De acordo com o banco, há as seguintes tarifas para a contratação:

  • Taxa de registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis;
  • Primeira parcela do seguro habitacional, que varia de acordo com a faixa etária do contratante e com o valor do imóvel;
  • Taxa do estudo de viabilidade da obra debitada em conta-corrente.

Pré-requisitos para o financiamento

  • É preciso ter pelo menos 30% da obra concluída;
  • É necessário apresentar os documentos necessários;
  • Ter mais de 18 anos ou ser emancipado.

Financiamento de Construção Santander

O Banco Santander não disponibiliza esse tipo de crédito no Brasil. Se esse for o seu banco preferido, será necessário optar por um empréstimo pessoal, que oferece facilidades como:

  • Você pode escolher a melhor data de vencimento;
  • O valor do crédito é liberado na hora direto na sua conta corrente;
  • Você tem até 59 dias para pagar a primeira parcela;
  • Pode parcelar tudo em até 60 meses.

Assim como os outros bancos, no Santander você também estará sujeito à análise e aprovação de crédito e demais condições vigentes no momento da contratação.

Empréstimo Para Construção Itaú

Empréstimo Para Construção Itaú

Assim como acontece com o Santander, o Banco Itaú também não possui um programa de empréstimo para construção

Se esse for o seu banco preferido, você terá que optar pelo crédito com garantia de investimento ou um empréstimo pessoal. Ao optar pelo empréstimo pessoal do Itaú você conta com facilidades como:

  • Até 90 dias para pagar a primeira parcela e até 60 meses para parcelar;
  • Você escolhe a data do vencimento e o valor da parcela;
  • O dinheiro cai na hora, inclusive nos finais de semana;
  • Você pode quitar ou antecipar as parcelas a qualquer momento;
  • Transfira seus limites do cheque especial e cartão de crédito;
  • Não é preciso justificar o uso do empréstimo, ou seja, você poderá usar para comprar material, pagar o pedreiro, construir uma casa do zero ou reformar a sua casa.

Empréstimo para Construção Sicoob

O Financiamento Sicoob Material de Construção permite que você construa a sua casa do zero, amplie a sua residência ou faça uma reforma completa em seu imóvel. 

O valor do financiamento é depositado na sua conta corrente ou direto para o fornecedor, dependendo do acordo feito na hora da contratação.

Como vantagens, o banco oferece taxas e condições competitivas. Assim como em qualquer instituição financeira, a operação sujeita à análise e aprovação de crédito.

Empréstimo para Construção Caixa

Nesse sistema de empréstimo para construção, é permitido que você compre um terreno e construa a casa dos sonhos. 

Com o financiamento escolhido, a Caixa poderá oferecer até 35 anos para pagar. Tudo isso, porque o banco usa recursos próprios para facilitar aos clientes a realização do sonho, investindo através do crédito SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo).

O interessante desse empréstimo para construção é que pode ser feito mesmo por quem já tem outros imóveis em seu nome. 

A facilidade também é notada na hora de pagar o financiamento, já que as prestações podem ser debitadas em conta corrente Caixa ou em folha de pagamento.

Outra linha de empréstimo para construção interessante, que também é oferecido pela Caixa Federal, é a Construcard. 

Essa linha de crédito é apenas para quem quer comprar material de construção em lojas credenciadas pela Caixa.

Quem contrata o financiamento, recebe um cartão, com limite determinado, e tem até seis meses para comprar tudo o que precisa. 

Com ele, é possível comprar tijolos, esquadrias, pisos, telhas, tintas, elevadores, caixas-d’água, aquecedores solares, aerogeradores, armários não removíveis, piscinas, entre outros.

Enquanto você está comprando o material, paga somente os juros dos valores utilizados. Depois disso, pode ter até 240 meses para pagar o restante. 

Além da facilidade do débito em sua conta corrente, você pode contar com a segurança e a agilidade da Caixa e com uma rede de milhares de lojas conveniadas.

Para ter acesso ao Construcard é preciso:

  • Ter mais de 18 anos ou ser emancipado;
  • Ter uma conta corrente na Caixa;
  • Passar pela aprovação de cadastro e de risco de crédito.

A documentação solicitada é:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante de propriedade do imóvel (carnê de IPTU/ITR com vencimento no ano corrente, certidão da matrícula do imóvel, cessão de direitos do imóvel ou, no caso do imóvel financiado pela Caixa, comprovante impresso);
  • Comprovante de Renda Atualizado;
  • Documentos da garantia, se for o caso;
  • No caso de imóvel de terceiros, basta uma declaração de ciência, assinada e com firma reconhecida, do proprietário do imóvel a ser reformado, além do comprovante da propriedade.

BB Crediário Construção

O Banco do Brasil possui uma linha de crédito para compra de material de construção e móveis planejados. Apresenta como vantagens:

  • Pague em até 54 vezes;
  • Compras de até R$ 50 mil;
  • Primeira parcela em até 180 dias.

Para ter acesso, o correntista pode utilizar o seu cartão Ourocard Visa ou Elo e escolher a função crediário. Depois disso, é só informar o valor do financiamento, quantidade de parcelas e o dia de vencimento.

Como pedir empréstimo para construção no site do Bom Pra Crédito?

Para aproveitar todos os benefícios que o Bom Pra Crédito oferece e conseguir um empréstimo para construção com agilidade, segurança e com as melhores taxas e condições de pagamento, confira o passo a passo.

1. Acesse nosso site e preencha os espaços em branco com quantidade de dinheiro que você precisa. Informe em quantas vezes você quer pagar, nome completo e e-mail;

2. Você será direcionado para uma página de finalização de cadastro. É importante que você forneça todos os dados solicitados. Quanto mais completo for seu cadastro, mais rápido seu dinheiro será liberado. 

3. Aguarde nossa análise e o envio da sua proposta para os bancos parceiros do Bom Pra Crédito. As instituições financeiras avaliarão seu perfil financeiro;

4. Confira a avaliação do seu pedido de empréstimo e analise as propostas dos bancos que aceitaram emprestar dinheiro para você. 

5. Selecione o valor das parcelas que mais cabe no seu bolso e siga as instruções disponibilizadas pelo Bom Pra Crédito;

6. Pronto! Agora é só esperar o dinheiro entrar na sua conta para você gastar com a construção ou reforma do seu imóvel. 

Perguntas Frequentes Sobre Empréstimo para Construção

Veja algumas dúvidas mais comuns sobre empréstimos para construção e descubra se essa é a melhor solução para você.

É Possível Usar FGTS para Construção?

É Possível Usar FGTS para Construção

Para algumas modalidades de empréstimo, é possível usar o FGTS para amortizar a dívida ou até quitá-la. Porém, vai ser preciso verificar isso durante a contratação.

O que é o Construcard e o que Fazer Para Conseguir um?

É uma linha de crédito da Caixa, na qual você recebe um cartão para fazer a compra do material de construção. Para ter acesso ao Construcard é preciso:

  • Ter mais de 18 anos ou ser emancipado;
  • Ter uma conta corrente na Caixa;
  • Passar pela aprovação de cadastro e de risco de crédito.

A documentação solicitada é:

  • Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante de propriedade do imóvel (carnê de IPTU/ITR com vencimento no ano corrente, certidão da matrícula do imóvel, cessão de direitos do imóvel ou, no caso do imóvel financiado pela Caixa, comprovante impresso);
  • Comprovante de Renda Atualizado;
  • Documentos da garantia, se for o caso;
  • No caso de imóvel de terceiros, basta uma declaração de ciência, assinada e com firma reconhecida do proprietário do imóvel a ser reformado, além do comprovante da propriedade.

Qual o Melhor Banco para Fazer um Empréstimo Para Construção?

Para escolher o melhor banco, é preciso avaliar o que você precisa e o que cada financeira poderá oferecer. 

Por isso, é importante receber a proposta de vários bancos e financeiras, para que você compare as condições de pagamento e as taxas de juros. 

O Bom Pra Crédito fará isso para você com um só cadastro online. É só solicitar o crédito online e esperar para receber as propostas.

Aproveite seu dinheiro do empréstimo para construção da melhor forma

Como você viu, é possível pedir empréstimo para construção sem burocracia e com as melhores taxas.

Não se esqueça de usar o dinheiro com foco e planejamento para não ser preciso pedir outro crédito.

Antes de iniciar a obra ou reforma, pesquise os melhores preços de materiais para construção e faça cotação de mão de obra com diversos profissionais.

Não tome decisões no calor do momento.

Vale a pena pesquisar e seguir dicas de construção sustentável. Dessa forma, além de economizar, você não vai prejudicar o meio ambiente.

Aproveite para seguir as dicas de organização e planejamento financeiro compartilhadas pelos influenciadores digitais.

Quando você terminar sua obra, aproveite tudo o que aprendeu sobre economia, empréstimo, sustentabilidade e educação financeira para usar em seu dia a dia. 

Conclusão

Conclusão

Há várias opções de empréstimo para construção, desde as que permitem que você pague tudo, incluindo a mão de obra, até os indicados apenas para quem quer comprar o material.

A melhor escolha deve ser feita através da análise de juros e das condições de pagamento. Se ainda está em dúvida, saiba que com o empréstimo pessoal Bom Pra Crédito você pode aumentar a sua casa, construir o seu imóvel ou reformar o que já é seu. 

banner-zen