Mães solo: como superar os problemas financeiros

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

mulher adulta deitada na cama vendo filha brincar

Continua depois da publicidade

banner-zen

Dê adeus às dificuldades financeiras que enfrenta para cuidar sozinha do seu filho com o Guia Bom Pra Crédito de finanças para mães solo, confira!

Não é segredo todas as dificuldades financeiras e emocionais que mulheres que cuidam sozinhas dos filhos enfrentam, sabemos disso. Fazer parte das mães solo pode significar sobrecarga e, às vezes, é comum que as coisas saiam um pouco do controle, mas “tá tudo bem”.

Você não precisa mesmo saber e dar conta de tudo sozinha. Por esse motivo, o Guia Bom Pra Crédito foi feito pensando em todas as mães solo do Brasil. Chega de quebrar a cabeça no final do mês para saber como fechar o orçamento, sua ajuda chegou!

Confira agora as 9 melhores dicas de finanças para mães solo e já comece o próximo mês mudando hábitos que vão te ajudar a enfrentar mais essa batalha.

mulher adulta sentada à mesa em frente a um laptop mexendo em mesa digitalizadora  enquanto uma criança abraça ela por trás

01 Solicite a pensão

Não se faz filho sozinha, certo? A pensão é um direito seu e principalmente da criança e, por isso, você não pode deixar de lutar por ela. Procure um advogado ou a defensoria pública e se informe sobre o que precisa fazer para solicitar o benefício.

02 Tenha controle das suas finanças

É importante que você saiba quanto de dinheiro entra todo mês, quanto sai e principalmente: para onde vai cada centavo. Tanto para saber onde pode reduzir gastos, como para ter tudo anotado no momento de solicitar a pensão na justiça.

03 Rede de apoio

Essa é uma das dicas que mais ajudam nos aspectos financeiro e emocional da vida de mães solo. Se o dinheiro tá curto e você não tem como pagar uma creche ou se você precisa de tempo para dedicar a você, peça ajuda a pessoas de confiança para cuidar do seu filho.

Amigas mães ou não mães, familiares ou grupos de apoio podem te ajudar. É verdade que pode não ser fácil, mas seria interessante ter pessoas de confiança para ficar um tempinho com o seu filho para que você consiga trabalhar, estudar ou cuidar de você.

04 Reserva de emergência

É importante ter uma reserva de emergência, principalmente para você que tem uma criança sob sua responsabilidade. Então, separe uma quantia por mês do que você ganha e guarde em uma poupança. Pode ser até 5%, não importa.

O que faz diferença, na verdade, é sempre separar um valor para necessidades especiais e gastos imprevisíveis.

05 Renda extra

Buscar uma renda extra pode ser uma grande ajuda na hora de complementar as finanças. Você sabe costurar, fazer bordados, pães ou tem algum talento especial? Pense em uma forma de usar ele a seu favor. Você pode contar com a ajuda de familiares e amigos.

Eles podem ser seus primeiros clientes e ajudar a divulgar seu novo empreendimento.

06 Quite suas dívidas 

Está dando tudo certo com a renda extra? A primeira coisa a fazer é quitar suas dívidas. Evite que elas virem uma bola de neve de onde você não consegue mais sair. Existem formas de pagar dívidas com desconto e isso pode te ajudar a diminuir o prejuízo no orçamento.

Se for preciso e possível, cancele cartões de crédito ou deixe um apenas para momentos de urgência. Eles podem ser bem perigosos para suas finanças e fazer isso já é um bom começo!

07 Defina metas reais

Quando falamos em definir metas financeiras reais é ter consciência do quanto você pode avançar por mês para conseguir o que quer. Se colocar objetivos inalcançáveis e fora da sua realidade, pode acabar se frustrando se não estiver conseguindo alcançar o que planejou.

08 Não se cobre

É bem real que maternidade e culpa andam lado a lado, mas lembre se que é bem mais saudável aceitar que você é a mãe possível. Então procure não se cobrar por não conseguir comprar e dar ao seu filho tudo que você e ele gostariam. O feito é melhor que o perfeito!

09 Peça ajuda

As contas apertaram e você não vai dar conta? Não se intimide, peça ajuda. Converse com família, amigos e pessoas íntimas e de confiança e saiba quem pode te ajudar. Lembra da rede de apoio? Ela também serve aqui. Se precisar, pegue dinheiro emprestado.

Nenhuma situação é permanente e quando estiver mais folgada, você devolve.

Como conciliar maternidade, trabalho e estudo

São muitos os desafios quando se tem uma ou mais crianças para cuidar sozinha. Principalmente se você escolhe não abrir mão da sua vida pessoal e profissional e decide continuar com trabalho e estudo. Mas para tudo é possível dar um jeito.

Estudo

É ótimo que você esteja pensando em continuar com os estudos. Se tiver em dúvida por onde começar, experimente os cursos à distância. Assim você poderá estudar da sua casa mesmo. Será mais cômodo e econômico e será ótimo se você já tiver uma rede de apoio.

Assim, poderia confiar em alguém para ficar com seu filho por um turno por dia ou alguns dias da semana e usar esse tempo para dedicar aos estudos.

Trabalho

Se além dos estudos, você estiver trabalhando, ter uma rotina com seus filhos vai ser bem importante. Tanto para você não se cansar muito, quanto para aproveitar ao máximo o crescimento deles. Começar definindo horário para comer, dormir e brincar é uma boa dica.

mão de mulher com unhas pretas segurando pés de bebê

Gastos com o bebê no primeiro ano de vida

Sabemos que ter um bebê em casa pode exigir muito da sua vida financeira e comprometer grande parte da renda das mães solo. A dica é economizar o máximo. Algumas mulheres escolhem fazer chá de fralda e garantem alguns meses sem precisar se preocupar com isso.

Se dedicar à amamentação também reduz os gastos com suplementação de alimentação para a criança. Além disso, uma ótima dica é procurar mulheres que foram mães pouco antes de você para comprar equipamentos mais baratos de segunda mão.

Fora isso, toda doação de roupinhas, acessórios e afins são bem vindos!

Se sente preparada?

Esperamos que sim! Saiba que seus filhos veem o seu esforço. Não se cobre tanto, você está fazendo um ótimo trabalho e eles terão do que se orgulhar. E lembre-se: o Bom Pra Crédito é parceiro das mães solo e está sempre compartilhando dicas para facilitar a sua vida.

Acesse nosso blog e fique por dentro de tudo sobre orçamento, educação financeira e formas de evitar e solucionar dívidas.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *