Como ganhar dinheiro com uma rede social: 09 dicas infalíveis

Lu do BPC

| 6 minutos para ler

imagem frontal de um celular com o instagram aberto e muitos seguidores

Continua depois da publicidade

banner-zen

As redes sociais são boas opções para ganhar renda extra ou alavancar as vendas do seu negócio

Na era digital, nós podemos fazer muitas coisas pelas redes sociais: se comunicar com as pessoas, estudar, fazer compras, conhecer vários lugares sem sair de casa… as possibilidades são enormes. Mas você sabe como ganhar dinheiro com uma rede social?

Ter contas em redes sociais pode trazer para você mais do que entretenimento, pode ser muito lucrativo. Preparamos um guia com 9 dicas que vão te ajudar a descobrir como lucrar e quais as redes sociais que mais geram dinheiro.

imagem em destaque de todas as redes sociais na tela de um celular

Estão surgindo novos modelos de trabalho que, até alguns anos atrás, podiam ser impossíveis de imaginar. Graças à internet, uma série de coisas pode ser feita à distância e em muitos casos você pode ganhar dinheiro trabalhando em casa.

Você ainda pode estar se perguntando o que essas mudanças trazem de tão útil e  como ganhar dinheiro pela internet, certo? Então continue a leitura para descobrir as respostas.

1. Interaja com o seu público alvo

A interação com seu público é muito importante. Não use as redes sociais apenas para mostrar o que você quer comercializar, mas faça disso uma forma de estar frequentemente em contato com as pessoas que podem se interessar pelo perfil. Use uma linguagem clara, enquetes para conhecer as preferências e conteúdos relacionados.

2. Venda produtos

Você tem algo que possa ser comercializado pelas redes sociais? Esse é o melhor canal, pois o número de pessoas que vão conhecer seu produto será muito maior do que se você vender em uma loja física. 

3. Ofereça cursos

Talvez você não tenha um produto mas possa oferecer um curso. Você pode usar alguma habilidade como um idioma, por exemplo, e criar salas virtuais para oferecer a alunos de vários lugares ao mesmo tempo. Use as redes sociais para captar interessados ou para oferecer o curso através dela.

4. Ofereça serviços

Se você oferece algum tipo de serviço que pode ser feito online, essa é uma grande oportunidade. E mesmo que seja algo que você precisa se deslocar até a casa ou empresa do consumidor, fazer a divulgação nas redes sociais pode te dar um excelente retorno.

5. Ofereça benefícios

Para atrair mais pessoas interessadas nos produtos ou serviços considere oferecer algo gratuito. Pode ser um e-book (livro digital) ou até dicas que vão trazer mais visualizações e seguidores para sua rede social. Isso vai fazer o seu perfil crescer.

6. Redes sociais que pagam aos usuários

Existem redes sociais que pagam dinheiro como forma de recompensas para os usuários que cumprem com alguns requisitos, que pode ser desde convidar amigos para participar, assistir vídeos ou outras coisas. Quanto mais você fizer para interagir, mais pode ganhar.

imagem de uma influenciadora digital trabalhando em suas redes sociais

7. Seja um influenciador digital

Um trabalho que tem se tornado bastante popular, o influenciador digital usa suas redes sociais para fazer propagandas de produtos e serviços que ele mesmo consome. Por experimentar primeiro, ele passa confiança para as pessoas que visualizam suas publicações.

8. Contrate um influenciador digital

Influenciadores digitais tem um grande número de seguidores e atingem milhares de pessoas diariamente, fazendo com que sua marca seja mais conhecida. Em alguns casos você pode fazer uma troca, uma permuta, onde você oferece seus produtos ou serviços em troca do trabalho de divulgação nas redes sociais da pessoa. 

9. Faça o gerenciamento de mídias

Se você prefere ficar nos bastidores, uma opção é gerenciar as redes sociais de pessoas ou empresas. Nesse caso você mantém o perfil ativo, cuidando das postagens e criando estratégias para aumentar o engajamento.

Como ganhar dinheiro com uma rede social, quais as melhores

Já vimos que o mercado digital pode trazer muitas vantagens e existem várias opções para quem deseja entrar nesse ramo. Então quais são as redes sociais que mais dão dinheiro?

YouTube

É uma das maiores redes sociais e você pode aproveitar para ganhar de várias formas: seja divulgando serviços, seja pelo número de visualizações ou pelos anúncios que podem ser inseridos nos vídeos. 

Instagram

Também pode oferecer várias vantagens na hora de lucrar, principalmente através da divulgação nos perfis. A visualização em si não gera dinheiro, mas quanto mais visto for o perfil, maiores as chances de parcerias pagas.

Facebook

É a rede social com mais contas ativas no mundo. Funciona de forma parecida com o Instagram mas além de fotos e vídeos, conta com mais espaço para informações e anúncios. 

Twitter

De forma rápida e em poucas palavras, você pode comunicar ideias e conseguir cliques para sua página através dos compartilhamentos, os chamados retweets.

Tik Tok

A mais jovem das redes mencionadas, mas que tem um grande potencial devido aos vídeos curtos e dinâmicos que você pode produzir facilmente. Você pode ganhar através da divulgação deles e do crescimento do perfil por visualizações.

O que começou como uma rede social para compartilhamento de fotos, ganhou grandes proporções nos últimos anos. O Instagram ficou tão popular que foi comprado pelo Facebook e hoje várias opções de compartilhamento são integradas entre as duas contas.

Para saber como ganhar dinheiro no Instagram, preste atenção a algumas informações que vão fazer da sua conta uma fonte de renda para você. O conteúdo é muito importante, mas a forma como ele é gerenciado pode fazer toda diferença.

imagem frontal de um celular com o instagram aberto e muitos seguidores

Preocupações com a conta 

Para que seu perfil seja rentável, você precisa entender como funciona a rede social em questão, quais ferramentas ela oferece e como você pode fazer uso delas em seu benefício. 

  • – Tenha uma conta pública. Dessa forma, as pessoas podem compartilhar seu conteúdo com mais facilidade e atrair mais visualizações. Há também a opção de conta comercial, onde você tem mais recursos, mostrando inclusive o alcance das publicações.
  • – Cuide da privacidade da conta. Crie e-mail próprio e forneça um número de telefone para ter mais formas de proteção e evitar invasões. Como esse é seu canal de comunicação, prevenir ataques pode evitar dores de cabeça futuras.
  • – Use informações claras na sua bio para que gere interesse para o seu conteúdo. Deixe explícito qual é o seu nicho (saúde, beleza, entretenimento, etc) e informações como contato por email para possíveis parcerias.
  • – Informe links para sites, blogs ou outro canal de comunicação. As informações no Instagram precisam ser mais curtas e objetivas para atrair as pessoas, então você direciona para outro canal com conteúdo extra. Também pode inserir um link para uma conta de Whatsapp própria para tratar de assuntos do perfil. Deixe esses links na bio.
  • – Aumente seu número de seguidores: Quanto mais pessoas acompanharem seu perfil e interagirem com ele (engajamento), mais interessante você vai ser considerado para marcas ou perfis que procuram parcerias.
  • – Considere contratar um pacote de mídia. Essa pode ser uma ótima forma de alcançar mais pessoas. As próprias plataformas de redes sociais oferecem pacotes de impulsionamento pagos para que seu perfil apareça mais e atraia mais visualizações.

Preocupações com o conteúdo

  • – Faça fotos e vídeos de qualidade usando os recursos do próprio Instagram ou de outros aplicativos. Afinal essa é a forma de chamar atenção do seu público.
  • – Não exagere nas informações. Isso pode poluir visualmente e causar desinteresse.
  • – Faça bom uso de legendas e hashtags. Além de explicar o que você está comunicando podem atrair mais pessoas que buscam por esse conteúdo.
  • – Seja constante: Quando você posta com regularidade e em horários estratégicos, a plataforma vai considerar seu conteúdo mais relevante e vai entregar para mais pessoas.

A forma mais comum de conseguir lucrar com o Instagram é através de parcerias com marcas ou empresas que prestam serviços.

Essas publicações patrocinadas são formas de você ceder o espaço do seu perfil e da sua própria maneira, falar de um produto ou serviço.

Assim as marcas pagam para você um valor e você faz essa divulgação. Não é preciso ter muitos milhares de seguidores para começar a ganhar dinheiro.

Se o seu perfil tiver um público engajado e dentro do nicho da marca você pode começar aos poucos.

Você viu como ganhar dinheiro com uma rede social? E agora, se sente preparado para entrar nesse meio e começar a lucrar? Ah, e se você quiser dar para fazer um empréstimo pessoal para investir nas suas redes e deixá-las ainda mais profissionais.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *