4 dicas para terminar o ano no azul

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

dicas para terminar o ano no azul

Continua depois da publicidade

banner-zen

Final do ano chegando, natal, férias, praia e você… cheio de dívidas! ? Mas calma! Não se desespere. Ainda dá tempo de apertar os cintos, afinal, temos dicas para terminar o ano no azul! ?

A gente sabe que fim de ano é praticamente um sinônimo de gastos extras, não é? Presentes para a família, gastos com festas, roupa nova, aquele chopinho no fim do dia… Por conta disso, chegar até o réveillon com a conta bancária positiva acaba sendo um desafio.

Então, anote as nossas dicas super importantes que vão te ajudar a começar 2022 com uma graninha no bolso. Acompanhe!

Leia também: Como controlar gastos no fim do ano

4 dicas para terminar o ano no azul

Segundo dados do índice da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo, a CNC, de agosto de 2021, 72% dos brasileiros estão endividados. Afinal, a pandemia não mudou apenas nossos hábitos, mas também deixou muita gente sem emprego.

Não é à toa que aqui no Bom Pra Crédito, 57% dos nossos clientes alegaram que pegaram empréstimos apenas para pagar outras dívidas, como cartão de crédito e cheque especial.

Mas então, levando em conta esse cenário e o fato de que a economia do nosso país ainda não está recuperada, o que é possível fazer? Separamos então 4 dicas que podem te ajudar:

1. Organize-se

A gente já falou diversas vezes aqui no blog: planejamento financeiro é tudo na vida!

Já explicamos o que é saúde financeira, o que é orçamento familiar e como organizá-lo e até como montar a sua planilha de gastos! Tudo isso para que você possa se programar e organizar as contas do dia a dia.

No final do ano, essa atitude se torna ainda mais importante porque precisamos nos antecipar para não haver nenhuma surpresa!

Avalie tudo o que você ganha e gasta, para onde vai o seu dinheiro, seus gastos fixos e variáveis para que você possa visualizar e saber como organizar o orçamento pessoal.

Uma dica legal de planejamento, é aproveitar a Black Friday para adiantar alguns presentes de natal. Mas não esqueça de pesquisar muito e observar bem se a loja está dando um desconto real ou só aproveitando a data!

Inclusive, algumas plataformas contam com o crediário digital que facilita sua compra sem cartão de crédito com parcelas que cabem no seu bolso. Confira!

2. Não gaste mais do que você ganha

Parece bobagem mas muita gente tem esse hábito de gastar demais, principalmente por não colocar em prática a nossa dica número 1. Afinal, quem não tem as finanças organizadas, dificilmente tem noção de quanto ganha e muito menos para onde vai todo o dinheiro.

Sendo assim, o ideal é cortar alguns gastos. Avalie serviços que você não utiliza como streamings de música ou filmes, aquele pacote completo da TV a cabo ou uma assinatura de revista. Pode parecer pouco, mas quando somamos pode resultar em uma boa economia.

Uma etapa muito importante da organização é estabelecer metas. Então, defina uma meta de quanto você precisa de dinheiro até o fim do ano. Com um valor específico em vista fica bem mais fácil ver o quanto você economizou para atingir essa meta!

Uma outra dica legal é ser mais criativo na hora de dar presentes. Por que comprar aquele brinquedo caro para o seu filho, se você pode comprar algo mais simples e complementar com um passeio no parque ou uma tarde só com ele? Tenha certeza que ele vai valorizar a lembrança ainda mais! ❣

3. Cuidado com os gastos do 13º salário

Uma das dicas importantes para terminar o ano no azul é ter muito cuidado com onde você vai gastar seu 13º.

Se você tem dívidas, pague-as primeiro. Sim, é uma tristeza ver seu suado dinheirinho ir para o ralo, mas pode ter certeza que valerá muito mais a pena do que deixar a dívida crescer em 2022.

Para as compras de fim de ano, se não sobrou nada do 13º aproveite o crediário digital e parcele em até 24 vezes. Com as parcelas bem diluídas você tem condições de comprar aquele presente que tanto esperou.

Ou ainda, se conseguir fazer sobrar um pouquinho, guarde! É sempre bom ter uma reserva de emergência (nunca sabemos quando vamos precisar). Então crie o hábito de investir, mesmo que seja uma quantia pequena!

4. Pesquise, pesquise, pesquise!

Essa dica vale por duas! Pesquise sempre! Na internet você encontra sites que fazem comparação de preços e também avaliam se aquele valor está abaixo ou acima do que costuma estar.

Assim, você garante que vai fazer um bom negócio, tanto na Black Friday quanto nas compras de natal.

E não vale só para preço! Pesquise também as condições de pagamento, as lojas que oferecem um crédito parcelado, o frete, as marcas dos produtos, tudo o que for necessário.

Ahhh e o mais importante: pesquise se você realmente precisa deste item! Lembre-se da dica número 2! ?

Leia também: Primeira parcela do décimo terceiro, como organizar suas contas para um fim de ano mais calmo

Gostou das dicas?

Pois temos uma dica extra: se você não conseguir resolver suas contas, conte com o Bom Pra Crédito! Aqui temos diversas modalidades de empréstimo para ajudar você a sair do vermelho.

Faça agora uma simulação e resolva suas dívidas! ?

E fique por dentro de mais dicas para terminar o ano no azul aqui no blog!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *