Empréstimo para quitar dívidas: compensa ou não?

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

homem de assinando contrato em primeiro plano e aofundo um homem de camisa azul segurando um maço de notas

Continua depois da publicidade

banner-zen

Entenda quando essa é a melhor opção para você

Você já pensou em contratar um empréstimo para quitar dívidas? Se sim, saiba que não é o único: de acordo com uma pesquisa do Google Survey, 51,6% dos entrevistados afirmaram que fizeram um empréstimo nos últimos 12 meses para ter “fôlego financeiro”.

Isso significa que a ideia é uma constante na mente de quem se vê endividado e quer quitar suas pendências.

Porém, nem todos sabem o que fazer para entender se a alternativa vale a pena ou não, o que impede algumas pessoas de tomarem a decisão.

Caso você se sinta assim, saiba que veio ao lugar certo! Continue conosco para saber se a opção é realmente vantajosa, bem como qual é o melhor momento para tomar tal iniciativa.

Vale a pena contratar um empréstimo para quitar dívidas?

Depende de cada caso. Geralmente sim, mas há algumas questões que você deve responder para saber o que fazer:

Valores maiores que a sua condição financeira

Erros de planejamento financeiro existem e podem ser resultado de diferentes motivos, como deixar de calcular o orçamento mensal ou ter se equivocado em relação a determinado valor, por exemplo.

Se você tem dívidas que excedem sua remuneração, será mais difícil de colocá-las em dia, o que pode demorar um bom tempo e, com isso, resultar em multas, taxas e até juros abusivos, ou seja, situações bastante desagradáveis.

Neste caso, optar por um empréstimo para quitar dívidas se mostra como uma solução equilibrada e bastante positiva.

Assim, as pendências serão pagas e você terá que se preocupar apenas com as parcelas do empréstimo que for contratado – além de se atentar para não cair na mesma situação, é claro.

Porém, não se esqueça que aquela parcela passará a ser uma despesa fixa a partir do mês seguinte, o que pode modificar seu orçamento.

Veja exatamente quanto pode pagar para não ter problemas posteriores.

home  de camisa azul contando notas de cem reais

Leia mais: Como sair das dívidas: 9 dicas para começar a ficar com saldo positivo e nome limpo

Diferentes dívidas com juros incidentes sobre cada uma delas

Pode ser que a fatura do cartão de crédito esteja atrasada, junto com a do financiamento do carro, da casa e daquele empréstimo que você pegou e já está quase acabando de pagar, mas que ainda não quitou.

Não é tão raro se ver em uma situação em que as dívidas vêm de várias fontes, situação bastante complicada, tanto por dificultar o controle financeiro quanto, principalmente, por haver vários juros rolando ao mesmo tempo, o que aumenta consideravelmente o valor da dívida.

Nós já comentamos por aqui sobre os juros compostos, que podem fazer um valor inicialmente pequeno crescer muito, às vezes a ponto de fugir da sua capacidade financeira e, assim, resultar em problemas ainda maiores.

Quando as dívidas estão distribuídas, especialmente quando já há juros incorrendo sobre elas, a melhor alternativa é adquirir um empréstimo para quitar dívidas, o que será de grande valia para a sua organização financeira.

O ponto mais evidente é que você substitui diferentes pagamentos por um só, o que facilita a situação, evita esquecimentos e te permite escolher a data de vencimento de acordo com o que for melhor para você, como alguns dias depois de ter caído o seu pagamento.

Além disso (e ainda mais importante, diga-se de passagem), você elimina vários juros e substitui-os por um só, além de o valor devido geralmente cair um pouco pela quitação antecipada, o que pode representar descontos significativos.

Em um bom planejamento financeiro, as despesas devem estar devidamente controladas de modo que você não se enrole com elas depois, e o empréstimo para quitar dívidas é um grande aliado neste sentido.

Tirar as pendências do seu nome

Quem sabe o que significa estar com o nome sujo entende o quão preocupante é a situação. Você deixa de ter acesso a várias ofertas de crédito que poderiam ajudá-lo, o que, consequentemente, pode trazer dificuldades mais sérias no dia a dia.

Para se livrar dessa aflição, certamente o empréstimo para quitar dívidas é uma opção a se considerar, já que te permite regularizar sua situação cadastral e, a partir de então, voltar a ter acesso ao crédito – o que não significa que você tenha que usá-lo de imediato.

É importante ressaltar que as quitações também podem ser feitas com desconto, como no caso de acordos, especialmente quando são dívidas mais antigas.

Porém, independentemente de qual seja seu prazo, entre em contato com os credores para saber o que pode ser feito para ajudá-lo.

Além do desafogo financeiro, esta é uma alternativa que pode te deixar mais tranquilo em vários sentidos, ou seja, transcende o dinheiro.

Manter o funcionamento do seu empreendimento

Às vezes, as dívidas não foram contraídas em seu nome, mas sim no de sua empresa, e quem é empreendedor ou empresário sabe das complicações que a restrição cadastral pode trazer.

Esta é outra situação em que o empréstimo para quitar dívidas é uma boa opção, já que te aliviará de uma série de taxas e encargos, além de regularizar a situação cadastral da empresa no mercado.

Também aqui, cabe ressaltar que o valor das parcelas do empréstimo deve ser considerado na gestão financeira, de modo que a situação não venha a se repetir em um futuro próximo ou distante.

homem de preto fazendo anotações em um bloco de notas com notas de cem e cinquenta reais a sua frente em uma mesa

Leia mais: Xô dívidas: como um cartão pré-pago pode ajudar a reorganizar suas finanças

Empréstimo para quitar dívidas: seu desafogo em momentos complicados

Todos estão sujeitos a ter dívidas. Porém, quanto antes elas puderem ser eliminadas, melhor, já que te trará de volta a tranquilidade, algo que não tem preço.

Quando se contrata um empréstimo com boas taxas e que esteja dentro de suas condições financeiras, as consequências são amplamente positivas, o que pode, realmente, revolucionar de uma vez por todas sua gestão financeira.

Se você tem dívidas a quitar e não sabe como proceder, conte com os empréstimos para voltar a ter o controle da situação e, assim, superar este problema complicado, mas que pode acontecer.

O Bom Pra Crédito é o lugar ideal para pegar o seu empréstimo para quitar dívidas, onde você pode receber propostas personalizadas para seu perfil de mais de 30 financeiras parceiras, tudo com apenas um cadastro.

Felizmente, o tão desejado alívio nas finanças está bem próximo!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *