Como retificar erro no imposto de renda?

Larissa Carvalho

| 3 minutos para ler

Continua depois da publicidade

É muito comum cometer algum deslize na hora de enviar a declaração à Receita Federal e só perceber depois. No entanto, é possível retificar erro no imposto de renda por meio da declaração retificadora.

Os erros mais comuns englobam falta de preenchimento de dados, envio de dados inconsistentes, valores ou códigos incorretos. 

Sendo assim, a correção pode ser feita pelo mesmo programa em que a declaração foi preenchida, pelo notebook ou celular. Dessa forma, é possível retificar erro no imposto de renda tanto do ano vigente como de anos anteriores.

Vale lembrar que existem casos em que não é possível fazer o procedimento online. Por isso, vamos detalhar tudo para esclarecer como fazer a correção da declaração nesse post, ok? 😉

Leia também: Como consultar a restituição do imposto de renda?

O que é retificação?

A retificação do imposto de renda nada mais é do que uma chance do cidadão corrigir informações enviadas incorretamente à Receita Federal. Ou seja, a retificação é uma correção, um ajuste que precisa ser feito para manter-se em dia com o Leão.

Depois de corrigir os dados necessários, o cidadão envia uma declaração corrigida à Receita, chamada de Declaração Retificadora. Como resultado, regulariza a situação junto ao Leão do IR.

Qual o prazo para retificar o IR?

Depois de receber a notificação da Receita Federal de que caiu na malha fina, o cidadão tem 5 anos para providenciar a retificação da declaração do imposto de renda. Ufa, é bastante né? 😅

A malha fina nada mais é do que a filtragem de declarações que apresentaram algum tipo de erro, inconsistência de dados ou rendimentos e até suspeita de fraude.

Uma informação valiosa é sobre a troca do formato de tributação, ou seja, sobre o tipo de declaração escolhida. 

Em resumo, durante o preenchimento do imposto de renda é possível escolher a declaração simplificada ou a declaração completa. Sendo assim, para retificar e trocar esse formato, o cidadão tem apenas até o prazo final de envio do imposto de renda do ano vigente.

Quem não precisa alterar o tipo de tributação, tem o prazo de 5 anos como citado anteriormente. Ou seja, é possível retificar imposto de renda dos anos anteriores.

Neste caso, posso retificar após o envio da declaração?

Caso o contribuinte tenha percebido algum erro no preenchimento da declaração apenas depois de enviá-la, sem problemas. Neste caso, é possível providenciar a correção sem precisar aguardar o aviso da Receita Federal. Basta entrar novamente no programa do IRPF.

Como faço para retificar o erro no imposto de renda?

O procedimento de correção é bem simples. 😊

Ao abrir o programa do IRPF, basta encontrar a aba Declaração e clicar na opção Retificar.

Em seguida, com o número do recibo em mãos poderá encontrar as declarações enviadas anteriormente. Caso seja a primeira retificação, poderá ver na tela a opção “Original”.

Durante o preenchimento, é possível clicar em “Verificar pendências”. Dessa forma, minimiza a chance de cometer novos erros antes de enviar novamente.

Quando não posso retificar o imposto de renda online?

Existem impeditivos para a correção do imposto de renda online. 😓 Ou seja, algumas fichas não podem ser retificadas pelo programa da Receita. São elas:

  • Atividade Rural
  • Ganhos de Capital
  • Moeda Estrangeira
  • Renda Variável
  • No caso das fichas de “Bens e Direitos”, o cidadão só consegue corrigir caso tenha certificado digital para acesso ao sistema.

Retificação do Imposto de Renda gera multa?

Não existe multa a ser paga para quem precisa corrigir o imposto de renda. Porém, é preciso ficar atento ao prazo de retificação. Além disso, é importante verificar se existe diferença no valor do imposto pago.

Caso o cidadão já tenha pagado o imposto e notou que o existe uma diferença a ser paga, tudo bem. Neste caso, deverá emitir um Documento de Arrecadação de Receitas Federais complementar pelo Portal e-CAC, conhecido como DARF complementar atualizado, com valores atualizados.

Precisei retificar o imposto de renda, como fica a restituição?

Para o cidadão que precisou corrigir a declaração, a situação da restituição pode mudar de valor e de prazo para recebimento.

Como resultado, depois de enviar a declaração, pode ter um valor menor ou maior a receber, além de ir para o final da fila na ordem de recebimento. 

Leia mais: Imposto de Renda 2022: tire as principais dúvidas na hora da declaração

Gostou de saber como retificar erro no imposto de renda? Continue acompanhando o nosso blog para se manter bem informado.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *