Empresa de recuperação de dívida, vale a pena contratar?

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

Mãos apertadas, símbolo de acordo.

Continua depois da publicidade

banner-zen

As recuperadoras diminuem o desgaste na cobrança de dívidas, mas você precisa ficar de olho na negociação 

Uma dívida que começou pequena, como uma fatura de cartão de crédito, acaba afetando o orçamento doméstico e vai gerando cada vez mais dívidas acumuladas, como em uma bola de neve. Quando vemos, as contas estão atrasadas e estamos com o nome sujo na praça. 

Nesse cenário, uma empresa de recuperação de dívida pode ser uma saída. Porém, ao aceitar o serviço por impulso e medo, podemos acabar na mão de empresas não confiáveis e adquirir uma dívida ainda maior do que a inicial. 

Veja como regularizar a situação e quitar as dívidas atrasadas e entenda se vale a pena contratar esse tipo de serviço. 

Pessoa usando uma calculadora sobre a mesa.

O que é a recuperação de crédito?

A recuperação de crédito é um processo intermediado por empresas especializadas em receber dívidas. Essas empresas são contratadas por outras instituições, como bancos, por exemplo, e compram as dívidas, se tornando responsáveis pelas contas em aberto. 

Essas instituições geralmente passam para as recuperadoras dívidas mais antigas, que estão muito próximas de caducar, para evitar todo o trabalho de cobrança que será feito pela recuperadora em questão. 

Um ponto importante a ser notado é que o valor da dívida permanece o mesmo. Logo, o único diferencial oferecido pela empresa de recuperação de crédito aos devedores são melhores chances de negociação

As empresas de negociação de dívida basicamente lucram com a inadimplência. Ou seja, para que ela possua mercado é preciso existir um alto número de pessoas com nome sujo, assim ela terá clientes que estejam interessados em terceirizar as dívidas. 

Leia também: O que é inadimplência e por que você deve correr dessa situação

Vale dizer que elas cobram uma taxa para comprar a dívida. Por isso, é importante colocar no papel se o negócio será realmente vantajoso. 

Qual a diferença entre cobrança e recuperação de crédito?

A cobrança e a recuperação de crédito têm o mesmo objetivo: o pagamento da dívida. As diferenças entre elas são as seguintes:

Empresa de cobrança

Está apenas interessada em receber. Além disso, a cobrança é feita tanto em pendências negativadas quanto as não negativadas, ou seja, você tendo uma dívida em aberto, mesmo que ainda esteja dentro do prazo para o pagamento, pode estar sujeito à cobrança. 

Empresa de recuperação de dívida

Está aberta à negociação e lida apenas com dívidas negativadas. Portanto, você só será contatado por recuperadoras caso esteja com o nome sujo. Como ela apela para a promessa de limpar o nome do devedor, as negociações tendem a ser mais amplas. 

Lembre-se que essa vantagem aparente de negociação existe somente pelo fato de que as empresas querem comprovar a taxa de sucesso para a empresa contratante.

Leve em consideração que a empresa que vendeu a dívida queria se livrar do desgaste do processo de cobrança e está aberta a não receber o valor completo da dívida. Por isso, procure negociar ao máximo para tornar o negócio vantajoso para você. 

Quais são as vantagens de contratar uma empresa de recuperação de dívida? 

O principal motivo que leva a contratação de recuperação de dívida é terceirizar o desgaste que a cobrança de dívidas pode gerar com o cliente. Ao optar por uma recuperadora, as negociações são extrajudiciais.

Leia também: Carta de cobrança extrajudicial, o que é e o que fazer se você receber uma

Isso quer dizer que o cliente não é exposto a um processo judicial e o relacionamento entre as partes é mantido. 

Ao evitar esse desgaste, reduz-se o risco de perder o cliente. Além disso, como o processo de negociação não depende de trâmites jurídicos, tende a ser mais rápido, garantindo um retorno financeiro para o contratante, que evita um desequilíbrio nas contas da empresa. 

Carteira ao lado de um computador sobre uma mesa.

O que fazer caso uma empresa de recuperação de dívida entre em contato?

Agora que você já entendeu como as empresas de recuperação de dívida funcionam, confira, abaixo, algumas dicas de como agir caso seja contatado por uma:

Evite falar quando estiver ocupado ou em um local com muitas distrações: a negociação de dívida demanda atenção plena. Se estiver fazendo outras coisas ou em um ambiente que tire seu foco, peça para a recuperadora entrar em contato em outro momento. 

Não aceite a primeira oferta: preste atenção e anote todos os detalhes da oferta, depois peça por um prazo para poder retornar, como no dia seguinte. Avalie a proposta, consulte seu orçamento e veja se a oferta é realmente vantajosa. 

Negocie o máximo que puder: mesmo que a oferta inicial seja interessante, busque negociar o máximo que puder. Lembre-se que o foco dessa empresa é a negociação; não tenha receio de pedir descontos, parcelamentos e prazos mais flexíveis. 

Feche um acordo factível: o acordo deve se encaixar na sua realidade. Se sentir que corre o risco de descumprir o acordo, sua negociação não chegará ao fim. 

Mantenha contato com a recuperadora: mantenha um contato constante com a recuperadora e avise se tiver algum imprevisto que impacte no cumprimento do acordo. Agora que você já sabe como a empresa recuperadora de dívida funciona e  conhece as dicas de como agir, está pronto para tomar uma decisão consciente e responsável. Acompanhe nosso blog para mais dicas sobre como lidar com suas dívidas.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *