Score PJ existe? Saiba aqui como funciona e quem pode usar

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

score pj

Continua depois da publicidade

banner-zen

Você já ouviu falar e provavelmente já procurou saber sobre o seu score. Afinal, ninguém quer ter o nome sujo na praça e quanto maior essa pontuação, maiores são as chances de você conseguir um empréstimo ou até um cartão de crédito. Mas e as empresas? Será que quem é PJ também tem score?

Quem é PJ, ou seja, pessoa jurídica, também tem os mesmos tipos de preocupação que nós, pessoas físicas. Afinal, as empresas também precisam de empréstimos, cartões e outros produtos financeiros que quem está devendo por aí não consegue adquirir.

Então sim, PJ também tem score! Mas como ele funciona? É o que vamos te contar agora!

Leia também: Pontuação do Score: como isso pode te ajudar a conseguir crédito?

O que é score?

Primeiramente vamos te explicar o que é o score. Score, que também é conhecido pelo nome de score de crédito, é um índice financeiro, que varia de 0 a 1000.

Ele foi criado lá na década de 40 nos Estados Unidos e é utilizado para avaliar o risco em operações de crédito. Quanto maior o score, maior a confiabilidade que pessoa ou empresa tem, tendo maior facilidade na hora de pegar um empréstimo, por exemplo.

Isso porque as empresas que oferecem crédito e outros estabelecimentos têm por direito avaliar o perfil de crédito tanto de pessoas físicas quanto de empresas, devido à Lei do Cadastro Positivo.

Como funciona o score PJ?

Como já dissemos, pessoas jurídicas também têm score. Isso acontece porque, assim como as pessoas físicas, as empresas também fazem muitas movimentações financeiras e precisam manter as contas em dia para ficarem “de bem” com o mercado.

Então, na hora de solicitar um crédito emprestado, também será avaliado o seu histórico de pagamentos para saber se existe ou não um risco de inadimplência.

Como funciona a pontuação do score PJ?

A pontuação varia de acordo com os hábitos financeiros da empresa. Ou seja, se ela tem contas atrasadas, dívidas com mais de 30 dias, entre outros, pode ter certeza que o score deve estar bem baixo! ?

Agora, se a sua empresa está sempre com as contas em dia, não possui muitos empréstimos ou financiamentos, o score deve estar nas alturas! ?

Sendo assim, saiba o que significa cada margem de pontuação:

  • 0 a 100: poucas chances de conseguir crédito, provavelmente por ter um alto risco de inadimplência;
  • 101 a 250: tem chances de conseguir crédito mas a juros maiores, devido ao risco médio de inadimplência;
  • 251 a 600: pode conseguir as melhores propostas no mercado pois tem um baixo risco de inadimplência;
  • 601 a 1000: empresas que possuem um risco praticamente nulo de inadimplência, podendo negociar crédito com ótimas taxas e condições especiais.

Como saber score da minha empresa?

É possível fazer uma consulta score PJ grátis através de uma ferramenta chamada Serasa Score. Ela foi criada pela empresa Serasa Experian que gerencia a maior base de dados da América Latina.

Para saber o score PJ Serasa, você precisa seguir os passos:

  1. Acesse o site do Serasa Score;
  2. No quadro rosa, digite seu CNPJ sem números ou traços;
  3. Clique no botão verde “Consultar agora”;
  4. Finalize o cadastro preenchendo seu CPF, nome completo, email, data de nascimento e celular;
  5. Escolha receber o código de validação por email ou SMS clicando na opção desejada;
  6. Clique no botão azul “Cadastre-se agora”;
  7. Digite o código recebido;
  8. Clique no botão azul “Próximo passo”;
  9. Defina sua senha e declare que leu e aceita os Termos Uso e Política de Privacidade;
  10. Clique no botão azul “Concluir cadastro”;
  11. Visualize o score da sua empresa.

Quem pode usar o Serasa Score PJ?

Qualquer pessoa que tenha acesso aos dados da empresa pode fazer o cadastro e saber o score PJ. Sendo assim, qualquer empresa pode acessar essas informações e descobrir como está seu relacionamento com o mercado, se está negativada e muito mais.

Por que saber o score PJ?

Sabendo o score PJ você pode utilizar essa informação na hora de solicitar um empréstimo, por exemplo. Afinal, se o seu score é bom, é a prova de que você tem um baixo risco de inadimplência e pode conseguir melhores condições de taxas e pagamento.

E se o seu score não estiver dos melhores, tendo essa informação, você pode buscar maneiras de aumentá-lo. Afinal, pode ser que você tenha esquecido de pagar uma conta e nem sabia! Agora ela tá lá em aberto prejudicando seu score! ?

Por isso a gente tá sempre repetindo a necessidade de organização e planejamento sempre! Seja nas suas contas pessoais quanto nas da empresa.

Leia também: Score 2.0: guia completo do novo cálculo do Serasa

Se você está precisando de crédito para sanar dívidas e aumentar seu score, conte com o Bom Pra Crédito!

Aqui temos mais de 30 instituições financeiras parceiras e que vão te oferecer os melhores produtos com as melhores taxas! Faça uma simulação e aumente já o seu score!!

Fique por dentro de mais novidades e dicas financeiras aqui no nosso blog!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *